Dia: 21 de julho de 2023

Grande Vitória enfrenta aumento de roubo de bicicletas

Dados registrados pelo Painel de Crimes Contra o Patrimônio, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), mostram um aumento no roubo de bicicletas, na Grande Vitória, em comparação ao ano anterior. De 2022 a 2023 houve um aumento de 93 bicicletas roubadas, sendo respectivamente, 1.218 ocorrências para 1.311. 

Continue Reading

Reviravolta: SBT é obrigada a renovar contrato com a TV Tribuna no ES

Após a justiça de Pernambuco acatar o pedido do SBT de não renovar o contrato com a TV Tribuna nas últimas semanas, nesta sexta-feira (21), a disputa voltou à tona. O mesmo desembargador que bateu o martelo sobre a decisão voltou atrás e determinou que as empresas renovem o contrato por mais cinco anos. 

Continue Reading

Frente fria ainda persiste no ES neste fim de semana

Nesta sexta-feira (21), o tempo continua instável no ES e de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o sol pode voltar acompanhado de nuvens e chuvas no estado. Na Grande Vitória a temperatura fica em 19°C, com máxima de 26°C. No sul, mínima de 11°C a 27°C. Na região serrana, com mínima de 9°C e máxima de 27°C. No norte, de 19°C a 29°C e no noroeste indo de 16°C, chegando a 30°C. 

Continue Reading

Governo decreta estado de emergência por causa da gripe aviária

O governo do estado decretou, com a recomendação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a observação zoossanitária para combater a influenza aviária. A doença é contraída pelo contato com aves que estão contaminadas com o vírus, que é de alta patogenicidade com risco do microorganismo iniciar a doença. 

Continue Reading

ES é o 2° estado do país em quantidade de armas de fogo

Nesta quinta-feira (20), foi publicado pelo 17° Anuário de Segurança Pública que, entre os anos de 2017 e 2022, o número de registro de armas de fogo no Sistema Nacional da Polícia Federal cresceu 381,7%, no Espírito Santo. O estado é o segundo maior no crescimento de posse de armas comparado a outros estados do país. Atrás apenas do Distrito Federal, que possui aumento de 577,7% de 2017 a 2022.

Continue Reading

Sedu anuncia novidades para volta às aulas no segundo semestre de 2023

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), anunciou, nesta sexta-feira (21), as novidades para o segundo semestre de 2023 na Rede Pública Estadual de Ensino, em relação à volta às aulas. O início das aulas está marcado para a próxima segunda-feira (24) e o semestre seguirá até o dia 14 de dezembro, de acordo com o Calendário Escolar. Essa medida vai beneficiar 212,6 mil alunos matriculados nas 402 escolas da Rede Estadual.

Uma das principais mudanças desta etapa é a implementação da Chamada Pública Escolar para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no segundo semestre letivo de 2023. A chamada é destinada à EJA no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Médio integrado à Educação Profissional.

Para a oferta da EJA Profissional, os estudantes terão a oportunidade de se qualificar em um dos sete cursos técnicos disponíveis, que são ofertados por meio de 3.608 vagas em 67 escolas diferentes, distribuídas em 25 municípios do Estado. Os cursos ofertados são: Assistente de Logística, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores, Cuidador de Idosos, Auxiliar de Agroecologia e Agente de Desenvolvimento Cooperativista.

Confira as outras ações para o segundo semestre:

– Aulões Pré-Enem: os aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerão de forma presencial entre os meses de agosto e outubro em todas as escolas-polo;

– Projeto Geração Protagonista: 312 estudantes das 156 escolas de Tempo Integral de reunirão no dia 30 de novembro para discutir protagonismo, acolhimento, empatia e cultura de paz;

– Intercâmbio Sedu: Os 150 estudantes aprovados para participar do Programa Intercâmbio Sedu devem embarcar para o Canadá, Chile e Estados Unidos da América em dezembro deste ano e ficarão 3 meses aperfeiçoamento suas competências comunicativas em inglês ou espanhol.

– Jogos na Rede: Entre os dias 08 e 14 de dezembro, 800 alunos participarão da Etapa Final do Jogos na Rede, que acontecerá no Sesc Guarapari;

– Música na Rede: O 1º Encontro Estadual de Bandas Escolares reunirá, no dia 03 de setembro, cerca de 800 alunos de 26 escolas do Estado, no Parque Casa do Governador, Vila Velha, para uma grande celebração.

Serra adota telemetria para aprimorar gestão da frota

 

A Prefeitura da Serra deu um importante passo rumo à modernização da gestão de sua frota de veículos. Agora, os veículos municipais contarão com sistemas de telemetria, iniciativa que permitirá um gerenciamento mais eficiente e transparente da frota.

Inicialmente, cerca de 200 veículos  serão equipados com a tecnologia, incluindo os de uso administrativo, do secretariado, do prefeito e as viaturas da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito. A previsão é que esse número possa ser ampliado para até 268 veículos.

Além de permitir uma gestão mais eficiente e segura, a telemetria vai ajudar a prevenir roubos, furtos e outros sinistros que possam afetar a frota municipal.

Por coletar e transmitir diversos dados em tempo real, o sistema permite o monitoramento de parâmetros como aceleração, frenagem, paradas com o carro ainda ligado, excesso de velocidade, quilometragem rodada e consumo de combustível. Desta forma, será possível efetuar o controle do perfil de condução dos veículos, contribuindo, assim, para o aumento da produtividade e da eficiência no uso dos recursos públicos.

Os dados coletados pela telemetria serão monitorados em dois pontos estratégicos: no Departamento de Transporte Oficial (DTO) e na Secretaria de Defesa Social (Sedes).

“A adoção da telemetria demonstra o compromisso da Prefeitura da Serra em investir em tecnologia para aprimorar a gestão pública, garantindo um uso mais responsável e inteligente dos recursos públicos”, destaca o secretário municipal de Gestão e Planejamento, Ricardo Pandolfi.

Prefeitura de Cariacica já instalou mais de 37 mil lâmpadas de LED

 

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Serviços, vem trabalhando incansavelmente na substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de Led. Com isso, já substituiu mais 37 mil lâmpadas nos bairros, avenidas, praças e logradouros públicos.

Ainda assim, as maiores reclamações sobre iluminação registradas pela prefeitura se referem a ruas apagadas. Porém, quando as equipes vão atender aos chamados fica constatado que 93% dos problemas são referentes ao BT-zero, sistema exclusivo da concessionária de energia elétrica, que é acionado automaticamente a partir da realização de qualquer ligação clandestina, além de deixar a rua totalmente apagada.

“Lamentavelmente recebemos muitas reclamações de ruas apagadas, problemas que, na maior parte das vezes, são provocados por ligações de energia clandestinas”, salientou Marcos Aranda.

Furtos de energia elétrica e ligações irregulares, conhecidos popularmente como gato, além de serem tipificados como crime previsto em lei, com penas de um a oito anos de prisão, conforme artigo 155 do código penal, também podem provocar acidentes como curto-circuito, incêndios e choques elétricos, além de provocar interrupções no fornecimento de energia e sobrecarga na rede.

Agentes da Vigilância Sanitária conscientizam turistas em Vitória

Praia, sol, areia, montanhas, clima frio e tudo que você encontra em toda a extensão do Brasil, é possível encontrar no Espírito Santo. De norte a sul o ES é repleto de belezas. Segundo sites de pesquisa em turismo, Vitória é uma das principais cidades procuradas para viagens nas férias de julho de 2023, uma vez que a capital oferece diversos atrativos para pessoas de todas as idades, desde praias, como a Curva da Jurema, e as trilhas no Parque da Fonte Grande.

Continue Reading

Defesa Civil de Vila Velha vai usar drones para monitorar áreas de risco

 

Na tarde desta quinta-feira (20), os Agentes de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha receberam instrução sobre legislação de utilização de drone no nosso espaço aéreo. A aula foi ministrada pelo piloto/operador de drone da Secretaria de Comunicação, Everton Thiago, que possui mais de 250h de voo e mais 2.500 voos registrados.

“Essa instrução é fundamental, pois pilotar drone requer noções de legislação e segurança, tanto para a população, quanto para a aeronave. Não podemos subir o drone em qualquer lugar, precisamos ter cautela e, em determinadas regiões, é preciso ter autorização do Departamento de Controle de Espaço Aéreo”, explica Everton Thiago.

Durante a instrução, os agentes aprenderam a ter acesso ao site do Departamento de Controle de Espaço Aéreo – DECEA, realizar o cadastro na ANAC, solicitar voos em determinadas áreas e realizar o registro de piloto/operador e também noções básicas sobre a aeronave.

São oito Agentes de Proteção e Defesa Civil que participaram da instrução. “Hoje tivemos aula sobre a parte de legislação e como podemos fazer para nos habilitar para pilotar o drone. Nas próximas semanas teremos aulas para manusear o equipamento”, expressa o diretor técnico operacional da Defesa Civil Municipal, sgt. Afonso Belenda Netto.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Marcelo D´Isep, a instrução foi muito importante: “O drone é fundamental para o serviço da Defesa Civil, pois podemos usar, por exemplo, o equipamento para mapear/monitorar as áreas de riscos. Com a aquisição do drone, precisamos capacitar nossos agentes para operar esse importante recurso”, disse.

Scroll to top