Dia: 11 de março de 2024

Futevôlei: dupla capixaba vence primeira Etapa do Brasileiro, em Mato Grosso

As capixabas Rayana Servare e Lane Matos foram campeãs neste domingo (10) na final da Etapa do Team Águia Futevoley Cup (TAFC), em Sorriso, Mato Grosso. Atualmente a dupla está em primeiro no ranking nacional. As capixabas venceram Lana (Brasília) e Josy (Rio de Janeiro), por 2 sets a zero. 

Foi a primeira etapa do Brasileiro 2024, e o circuito vale vaga para as duplas conseguirem vaga para o se classificarem para o Mundial, que ainda não tem local definido. A próxima etapa ainda não tem data confirmada, mas de acordo com a jogadora Lane, a previsão é de que ocorra no mês de maio, nos dias 11 e 12, em Goiânia (GO).

Aeroporto de Vitória é o melhor do País na categoria até 5 milhões de passageiros por ano

Na última divulgação do ranking dos melhores aeroportos do Brasil, referente ao 4º trimestre de 2023, a capital capixaba conquistou o primeiro lugar entre os terminais de médio porte. O Aeroporto Internacional de Vitória assumiu a liderança na categoria dos aeroportos que recebem até cinco milhões de passageiros anualmente, com uma nota de 4,72. Esse destaque reforça a satisfação dos passageiros e a excelência operacional do terminal.

Para o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, essa notícia enche o Espírito Santo de orgulho. “Estamos muito felizes com a conquista do Aeroporto Internacional de Vitória como o melhor na categoria de terminais aéreos que recebem até cinco milhões de passageiros por ano. Essa distinção reflete nosso compromisso em oferecer uma experiência positiva aos visitantes e impulsionar o turismo em nosso Estado. Continuaremos trabalhando para melhorar ainda mais nossa infraestrutura e promover o desenvolvimento do setor turístico”, pontuou.

A pesquisa, conduzida pelo Ministério de Portos e Aeroportos, analisou os 20 principais aeroportos do País, levando em consideração a opinião dos passageiros no último trimestre de 2023. Entre os aeroportos com maior fluxo de passageiros, o Aeroporto JK, em Brasília, manteve posição privilegiada, sendo eleito pela 14ª vez, enquanto Confins, em Belo Horizonte, destacou-se entre os aeroportos que recebem de cinco a dez milhões de passageiros.

Desde 2013, a pesquisa tem sido uma referência na avaliação da experiência do passageiro durante a jornada aérea, considerando desde o processo de check-in até a segurança e o conforto oferecidos nos terminais. Aspectos como controle migratório e aduaneiro, além da disponibilidade de serviços como tomadas e estacionamento, são levados em consideração para a formação do índice de satisfação.

Apesar da satisfação geral dos passageiros brasileiros com os aeroportos, a pesquisa também apontou áreas de melhoria, como a disponibilidade de tomadas e questões relacionadas ao estacionamento, que ainda não alcançaram a média esperada pelos usuários, demonstrando a necessidade contínua de aprimoramento por parte dos gestores aeroportuários.

Evento discute a importância do controle interno para investimentos em Vila Velha

O controle municipal preventivo ganha destaque durante a 49ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), orgão que congrega 68 controladorias brasileiras, incluindo Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de discutir as melhores práticas e estratégias para promover uma gestão pública eficiente e transparente.  A Reunião Técnica será realizada nesta quinta-feira (14), no Hotel Quality, na Praia da Costa, em Vila Velha.

Com o tema “Controle Preventivo e sua Aplicação nos Municípios ”, a palestra voltada aos controladores brasileiros, especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil, vai abordar como um controle praticado de forma preventiva pode gerar ganhos em pastas como saúde, educação e enfrentamento da corrupção no país.

O evento, no próximo dia 14 de março, proporcionará uma plataforma para a troca de conhecimentos e insights sobre como fortalecer os mecanismos de controle interno nos municípios. O responsável pelo tema será o auditor Federal  de Finanças e Controle da CGU e doutor em Economia e Governo, Rodrigo de Bona.

De acordo com o secretário de Controle e Transparência de Vila Velha, Otávio Postay, “questões como auditoria, fiscalização, transparência, ética e compliance serão abordadas, visando promover uma cultura de prevenção e mitigação de riscos na administração pública municipal”.

“O controle municipal preventivo desempenha um papel fundamental na promoção da eficiência, integridade e accountability na gestão pública. Este painel é uma oportunidade única para mostrar e discutir estratégias para fortalecer os sistemas de controle em nossas comunidades”, afirma, Edmar Camata, presidente do Conaci e secretário de controle do Espírito Santo.

ESG, Integridade e Licitações

Além da pauta, a programação da reunião vai abordar diversos temas importantes para a administração pública brasileira. A primeira palestra do dia vai falar sobre “ESG e seus Desafios no Mundo Digital”, com a jornalista Giuliana Morrone.

Logo em seguida, a pauta vai ser “Auditoria Interna e Integridade: conexões e aspectos práticos”, com a líder empresarial Olga Pontes, com o auditor Igor Estrada e a controladora-adjunta de Belo Horizonte, Cláudia Fusco. Na parte da tarde, a assessora especializada da presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tatiana Camarão, vai falar sobre “Licitações Públicas: inovações nas contratações”.

O evento contará com palestras, painéis de discussão e casos de sucesso, proporcionando insights práticos e inspiração para os participantes. Além disso, será uma oportunidade para estabelecer redes de colaboração e parcerias entre os participantes, promovendo o intercâmbio de boas práticas e soluções inovadoras. As inscrições presenciais estão encerradas, mas a programação será 100% transmitida no Conaci TV.

Inscreva-se para o evento online Clicando Aqui.

Conselho Nacional de Controle Interno

Há mais de uma década, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) exerce um papel mobilizador fundamental ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas. Eventos, parcerias, entrevistas e notícias das controladorias do Brasil fazem parte do nosso objetivo de contribuir com o Controle Interno em nosso país. Além disso, nossa atuação visa o intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações entre os 68 órgãos membros do Conselho.

Confira a programação:

Quinta-feira (14):

09h – Abertura Oficial

10h – ESG e seus Desafios no Mundo Digital
Giuliana Morrone – Jornalista

11h – Auditoria Interna e Integridade: conexões e aspectos práticos
Claúdia Fusco – Controladora-Geral Adjunta do Município de Belo Horizonte

Igor Estrada – Diretor de Auditoria, Riscos e Compliance da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional
Olga Pontes – Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE)

12h – Almoço

14h – Controle Preventivo e sua aplicação nos municípios
Rodrigo de Bona – Controlador-Geral do Município de Florianópolis

15h – Apresentação CGU
Ronald da Silva Balbe – Secretário Federal de Controle Interno da CGU

15h20 – Apresentação Agência Reguladora
Marcelo Campos – Diretor Presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos do ES

15h30 – Diálogos com café

16h – Licitações Públicas: inovações nas contratações
Tatiana Camarão – Assessora Técnica especializada da presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

17h30 – Encerramento

Ales comemora 190 anos e autoridades públicas serão homenageadas

Em entrevista ao jornal “Na Cidade” desta segunda-feira (11), o presidente Marcelo Santos (Podemos) falou sobre as comemorações dos 190 anos da Assembleia Legislativa (Ales), previstas para este ano. Ele destacou a  importância de aproveitar a data para explicar o impacto desse Poder na vida dos capixabas.

Segundo Marcelo, as celebrações para marcar o aniversário da Ales vão incluir sessões solenes e homenagens a deputados que já presidiram a Casa, além do reconhecimento a autoridades políticas que já passaram pelo Legislativo, como os ex-governadores Max Mauro e Paulo Hartung e o atual chefe do Executivo, Renato Casagrande (PSB).

O presidente enalteceu a parceria firmada com o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) com o objetivo de levantar a massa documental do Arquivo Geral da Assembleia. Na opinião dele, essa pesquisa vai ajudar a difundir ainda mais a contribuição da Casa para a democracia e o desenvolvimento do Espírito Santo.

“Não tem um prego colocado em qualquer lugar desse estado com dinheiro público que não passou pela autorização da Assembleia Legislativa. Todos os investimentos, seja na área de segurança, saúde, educação, em qualquer área, a Assembleia é protagonista, porque cabe a ela autorizar ou não, por exemplo, a peça orçamentária”, ressaltou.

Transparência e Ales Digital

O deputado também falou de iniciativas de destaque do Legislativo capixaba, como as ações de transparência e o projeto de virtualização dos processos. Marcelo frisou que a Ales é o poder constituído mais transparente do Espírito Santo, e a segunda entre as casas legislativas estaduais no Brasil. “Não vou descansar enquanto nós não alcançarmos o primeiro lugar no Brasil”, pontuou.

Sobre o processo de digitalização dos processos legislativos e administrativos, o presidente apresentou vantagens da medida como a economia de “milhões de reais” no uso de papel, no gasto com pessoal, combustível, carro. “Isso torna a Assembleia mais veloz, mais eficaz e mais proativa”, afirmou.

Segurança pública

Ao frisar o desafio que existe de mostrar o trabalho realizado pelo Legislativo para a população em geral, Marcelo Santos reiterou atenção que os deputados dispensam sobre o Orçamento do Estado, que contempla diversos setores, como a segurança pública, “um grave problema que o país e o mundo atravessam”, uma vez que “o crime está bem armado (…) e tem equipamentos tecnológicos que monitoram inclusive as nossas forças de segurança”.

Apesar da queda na arrecadação do orçamento, o presidente pontuou a autorização que o Legislativo vem concedendo para que a área da segurança receba mais investimentos em armamento e novas tecnologias contra o crime. Conforme disse, as medidas têm reflexos positivos nos índices, como queda de homicídios e feminicídios.

Supervisor das Varas Criminais e secretários da Saúde e da Justiça tratam da Política Antimanicomial

O Juiz de Direito Daniel Peçanha Moreira, proferiu decisão para interdição parcial da Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico – UCTP, que oferece tratamento a portadores de transtornos mentais que cumprem medidas de segurança. A decisão está de acordo com a Política Antimanicomial do Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ n. 487/2023, que prevê o fechamento total de estabelecimentos, alas ou instituições congêneres de custódia e tratamento psiquiátrico no Brasil até o dia 28 de agosto de 2024.

Diante desse cenário, o Desembargador Eder Pontes, Supervisor das Varas Criminais e de Execuções Penais, convidou o Secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, e o Secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, para uma reunião em seu gabinete, a fim de refletirem sobre as providências que deverão ser adotadas, alinhadas às diretrizes do CNJ.

Também estiveram presentes: José Augusto Farias, Coordenador das Varas Criminais e de Execuções Penais; Raquel Valinho, Coordenadora da Audiência de Custódia em Viana; Rodrigo Miranda, Juiz Auxiliar da Presidência do TJES;Thamiris Dezan, Assessora Judiciária da Coordenação das Varas Criminais e de Execuções Penais, Miguel Duarte, Subsecretário da Saúde; Daysi Koehler Behning, Gerente de Políticas e Organização das Redes de Atenção à Saúde, e Bruna Caroline, Assessora Jurídica da Secretaria da Saúde.

Em comum acordo, ficou estabelecido um fluxo de trabalho para garantir o atendimento humanizado às pessoas que serão desinternadas do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. O planejamento será apresentado formalmente pela Secretaria de Saúde ao TJES, nos próximos dias.

Implementação da Política Antimanicomial

A Política Antimanicomial regulamentada pelo CNJ prevê a revisão individualizada dos processos judiciais e o desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular (PTS) para as pessoas com transtorno mental em conflito com a lei, entre outras medidas.

A norma atende à Reforma Psiquiátrica, criada pela Lei n. 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, vedando a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares. Em consonância com normativos nacionais e internacionais sobre o tema, a Resolução CNJ n. 487/2023 estabelece o correto encaminhamento pela autoridade judicial dos casos de saúde mental às equipes de saúde para que indiquem e procedam ao tratamento adequado para cada paciente.

Governador inaugura 1ª etapa da pavimentação da Rota do Carmo, em Domingos Martins

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, neste sábado (09), a primeira etapa das obras de pavimentação da Rota do Carmo, em Pedra Azul, no município de Domingos Martins. Também foram entregues as obras de recapeamento asfáltico e drenagem do trecho Parque do China x Ribeirão dos Lagos (BR-262 x Estrada Rodolpho Nicolau Douro). Casagrande também autorizou o início da segunda etapa das obras na Rota do Carmo e realização de melhorias no Centro de Eventos do Distrito de Aracê, mais conhecido como “Morangão”.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 6 milhões nas intervenções realizadas na Rota do Carmo dentro do Programa Caminhos do Campo e no recapeamento da via entre o Parque do China e o Ribeirão dos Lagos, em uma importante região turística nas montanhas capixabas. São quase seis quilômetros de vias pavimentadas.

“A Rota do Carmo ficou linda até aqui. Dá gosto de ver! Tenho certeza que ficará ainda mais linda com a finalização da segunda etapa, valorizando toda essa bela região, desenvolvendo nosso turismo e dando melhores condições e qualidade de vida para os moradores. Um governante só é chamado para contribuir quando ele faz. Por isso, fico muito feliz em gerar essa expectativa positiva nas pessoas”, comentou o governador.

Para a segunda etapa da Rota do Carmo, o Governo do Estado vai investir R$ 17,6 milhões nas intervenções no trecho com sete quilômetros de extensão. Ao todo, somando as duas etapas, a obra contemplará nove quilômetros de extensão. As intervenções vão garantir uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, além de facilitar a mobilidade da comunidade e turistas que visitam a região.

A Rodovia BR-262 (km 90) é o local de acesso para a rota turística. A localidade de Pedra Azul é um dos cartões-postais mais famosos do Espírito Santo e a região é composta por propriedades rurais voltadas à produção agrícola e aos estabelecimentos agroturísticos, como pousadas, cafés e restaurantes.

Palco de festividades e atividades na região, o Morangão vai receber um auditório e cozinha, com investimento de R$ 1,5 milhão, também por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“São importantes obras de infraestrutura rural. A Rota do Carmo e toda a região recebe um grande fluxo de turistas que querem conhecer as montanhas capixabas. Com mais essa entrega e anúncios, o Governo do Estado vai estimular ainda mais as atividades do agroturismo e da produção agrícola, além de garantir mais infraestrutura, segurança e desenvolvimento local para os diversos empreendimentos que ficam localizados nas regiões contempladas”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca. O projeto tem como objetivo adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar.

Além de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis, o programa visa facilitar a mobilidade da comunidade, aumentando o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.

Governo do Estado forma mais de 100 profissionais nos Programas de Residências em Saúde

O Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (08), a formatura de 102 profissionais dos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais da Secretaria da Saúde (Sesa), desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). Os profissionais se especializaram em Acupuntura, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria, Cuidados Paliativos, Saúde Coletiva, Saúde da Família e Saúde Mental.

“É uma alegria participar da formatura mais uma turma de residentes pela Secretaria da Saúde, por meio do nosso ICEPi. É a terceira turma e ao todo são 129 profissionais formados em quatro residências médicas e multiprofissionais. Para que possamos fortalecer o Sistema Único de Saúde e ter uma saúde de qualidade com atendimento adequado. Verificamos quais são as necessidades de formação e investimos naquela área para atender a nossa demanda na área de saúde”, afirmou o governador Renato Casagrande, que cumprimentou e parabenizou os formandos.

Os programas de residência promovidos pelo Estado visam a qualificação e o fortalecimento da assistência em saúde do Sistema Único Capixaba (SUS) capixaba, ofertando serviços de forma descentralizada em todas as regiões do Espírito Santo. Os objetivos são promover a qualidade e alcançar a integralidade de ações em saúde ofertadas aos usuários por meio de uma formação especializada para os profissionais.

Durante a solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou que o investimento do Governo do Estado na formação dos residentes resulta em benefícios para a população, que é atendida por profissionais qualificados. “A ampliação na oferta de atendimentos é um dos ganhos que os capixabas têm com a presença dos residentes. Além disso, os profissionais promovem inovações nos processos de trabalho que ficam como legados para os campos de prática, fortalecendo o SUS de forma contínua”, disse.

Os profissionais atuaram em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros Regionais de Especialidades (CREs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), entre outros serviços de saúde. Nesse processo, puderam realizar atividades de vivência no SUS, como o atendimento individual, familiar e em domicílio aos usuários, além da promoção de atividades educacionais sobre prevenção de doenças e qualidade de vida.

Fortalecimento do SUS

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, pontuou que a presença desses profissionais em todas as regiões do Estado garante a descentralização da oferta dos serviços. “Para que as residências se desenvolvam, é fundamental essa parceria com os municípios e com os hospitais. É um ganho para os campos de prática contar com a atuação dos residentes e também para os profissionais, que vivenciam na prática o funcionamento do SUS e usufruem da capacidade de formação dos serviços”, completou.

Para a coordenadora dos Programas de Residências, Juliana Mariano, a formação proporcionada pela Residência é um diferencial para a carreira dos profissionais, pois a imersão nos cenários de prática permite que o profissional aperfeiçoe os conhecimentos e desenvolva habilidades essenciais para as áreas de atuação. “Muitos desses profissionais permanecem no SUS e retornam ao ICEPi, no componente de Provimento e Fixação de Profissionais, também do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Isso representa a presença de profissionais qualificados promovendo inovações nos serviços de saúde”, explicou.

A cirurgiã-dentista Priscilla Bandeira é uma das formandas da Residência em Saúde da Família e considera que a formação proporcionou o entendimento de como funciona a saúde pública. “Pude me conectar de maneira genuína com os usuários e suas realidades. Isso me fez desenvolver empatia, resiliência e um profundo compromisso com a promoção da saúde. É um diferencial para minha trajetória profissional, possibilitando que eu ofereça um cuidado mais humano, integral e eficaz”, detalhou.

Conheça as residências

Os Programas de Residência do ICEPi acontecem de forma descentralizada, em todas as regiões do Estado, e em diferentes campos de prática, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS), e com a oferta de residências para os programas de Residências Médicas, Multiprofissionais e Uniprofissionais.

As categorias profissionais dos residentes são Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Neste ano, o ICEPi deu início à quatro novas residências:

  • Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência
  • Multiprofissional em Atenção em Terapia Intensiva
  • Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
  • Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica

Serra registra redução de 50% de acidentes fatais entre janeiro e fevereiro de 2024

Mais um marco para a história do trânsito na Serra. De janeiro a fevereiro de 2024, a maior cidade da Grande Vitória registrou uma queda de 50% no número de vítimas fatais no trânsito. O dado é da Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp) e compara os meses com o mesmo período do ano passado.

Continue Reading

Mais de 100 mil pessoas serão beneficiadas com investimentos de R$ 77 milhões em obras em Cariacica

O prefeito Euclério Sampaio e o governador Renato Casagrande assinaram, na manhã deste sábado (9), ordem de serviço para execução de um pacote de obras no município. Mais de 100 mil pessoas serão beneficiadas com obras que preveem a pavimentação e drenagem de 20 ruas, estabilização de encostas, além da construção de três unidades de saúde e uma praça em Jardim América.

Serão investidos, ao todo, mais de R$ 77 milhões em obras para estabilização de encostas em trechos da Rua Gabino Rios, em Porto de Santana; na urbanização e paisagismo da Praça Hugo Viola, em Jardim América, que vai ganhar um complexo esportivo, além da pavimentação de ruas e construção de unidades de saúde nos bairros de Porto de Santana, Retiro Saudoso e São Geraldo.

Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço, o prefeito Euclério Sampaio falou sobre os investimentos na cidade. “Cariacica está dando um salto de desenvolvimento. Esse pacote de obras vai beneficiar mais de 100 mil pessoas de várias regiões, com mais saúde, obras de saneamento básico, esporte e lazer e infraestrutura”, destacou.

“Em parceria com a prefeitura, vamos requalificar e melhorar a infraestrutura da cidade, com obras na área de saúde, estabilização de encostas e drenagem de pavimentação de ruas. Os investimentos são importantes porque você melhora os atendimentos às comunidades”, ressaltou o governador Renato Casagrande.

As obras de estabilização de encostas, em Porto de Santana, vão consumir recursos da ordem de quase R$ 28 milhões. Na construção das três unidades de Saúde (Porto de Santana, São Geraldo e Retiro Saudoso), por sua vez, serão investidos R$ 15,5 milhões, enquanto que para execução de obras de drenagem e pavimentação nas ruas no bairro Retiro Saudoso os recursos são de mais de R$ 24,5 milhões, além de outros R$ 9,4 milhões a serem investidos na urbanização e paisagismo da Praça Hugo Viola, em Jardim América.

O secretário de Obras de Cariacica, Weverton Moraes, também destacou os benefícios gerados pelos investimentos. “Hoje é um dia importante para nossa cidade, pois vamos dar início a obras estruturantes em várias regiões, que vão fomentar o desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida da população, além de trazer mais mobilidade e segurança”, explicou.

“A comunidade está feliz com as obras de pavimentação e drenagem das ruas e também a construção de uma unidade de saúde no bairro. Os moradores merecem”, opinou o presidente da Associação de Moradores de Retiro Saudoso, Moises Gomes Barroso, de 59 anos.

Já o presidente da Associação de Moradores de Porto de Santana, Jeferson Azevedo, mais conhecido como Fão, de 43 anos, destacou a importância das obras para a comunidade. “É uma satisfação saber que as nossas necessidades estão sendo contempladas. Nos sentimos valorizados e cuidados”, resumiu.

Projeto Domingo com Filho anuncia grandes nomes da MPB nacional

Projeto que conta com apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam) e Segurança Urbana (Semsu).

Continue Reading
Scroll to top