Dia: 18 de junho de 2024

Secult realiza celebração para os contemplados pelo Edital Prêmio Hip Hop Capixaba

Para celebrar cinco décadas de existência e resistência do Hip Hop, Secretaria da Cultura (Secult) promoverá uma celebração dedicada aos talentosos artistas contemplados pelo “Edital Prêmio Hip Hop Capixaba”, realizado, por meio da Lei Paulo Gustavo e do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), em 2023.

O evento, que acontece no Teatro Universitário da Ufes, em Goiabeira, no próximo dia 21, a partir das 19 horas, conta com a presença dos 60 premiados do Edital, e ainda com outros importantes nomes marcantes da história do Hip Hop do Estado, além de uma  programação cultural, com apresentações de artistas integrantes do movimento, representando os 5 elementos do Hip Hop (Break, conhecimento, Grafite, MC e DJ).

Vão se apresentar  Afronta MC, djNegana, o grupo Conteúdo Paralelo, entre outros. A noite também contará com os artistas Fredone e Afari como mestres de cerimônia e com uma roda de Break aberta aos presentes.

Como uma oportunidade para o público conhecer mais sobre as trajetórias e histórias dos artistas da cena Hip Hop capixaba, o evento terá ingressos disponibilizados de maneira gratuita, retirados pela da plataforma online Sympla, na próxima segunda-feira (17), a partir das 12 horas.

O Prêmio Hip Hop Capixaba é uma realização da Secult, com apoio do Hub ES+, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e produção logística pelo IBCA/GalpãoProduções. Para garantir o sucesso do evento, também contamos com a colaboração de figuras proeminentes do Hip Hop, como Pandora da Luz, Starley e Deb Schulz.

Edital Prêmio Hip Hop Capixaba

Para celebrar os 50 anos do Hip Hop, a Secult, por meio da Lei Complementar nº 195, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), promoveu o Edital Prêmio Hip Hop Capixaba, que premiou artistas individuais ou integrantes de Grupos/Coletivos/Banca/Posse/Crew e Comunidades praticantes dos diferentes elementos do Hip Hop com premiações de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

O lançamento da iniciativa aconteceu em 2023 e foi parte do conjunto de Editais provenientes do recurso da LPG, no qual os artistas puderam se inscrever, enviando projetos realizados ao longo de suas trajetórias. Foram contemplados todos que se inscreveram e atenderam a todas as regras do edital, como um reconhecimento de suas contribuições para o cenário do Hip Hop do Espírito Santo.

Para garantir seu ingresso clique aqui.

Prefeitura da Serra conta com mais de 400 tipos de processos eletrônicos

Na Prefeitura da Serra todos os processos são eletrônicos e já somam 418. Desde de 2022, a administração eliminou os processos em papel, o que já gerou uma economia de cerca de 14 milhões para os cofres públicos.

Desde que o município fez a virada digital, o número de processos vem crescendo de acordo com a necessidade das secretarias municipais em oferecer melhores serviços para o cidadão.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia Pedro Trindade explica que quando os departamentos precisam transformar as ações em processos, procuram a secretaria para que seja criado um novo trâmite.

“Cada processo é criando individualmente com cada secretaria, que estabelece o fluxo, ou seja, o caminho que esse processo tem de trilhar. Esse formato proporciona mais agilidade e diminui possíveis erros na tramitação”, explica Pedro. Os processos são acessados no site: http://www.prefeiturasempapel.es.gov.br.

Serra Digital

A implantação dos processos eletrônicos é parte do projeto Serra Digital, que visa facilitar a vida dos usuários dos serviços públicos municipais, criando condições para que os munícipes tenham acesso de forma cômoda, ágil e transparente aos serviços ofertados pela Prefeitura.

Os dados do site informam que são mais de 44 mil usuários cadastrados na plataforma e cerca de 180 mil processos tramitados desde o início da implantação do projeto Serra Digital em 2021.Com a eliminação do uso do papel na administração municipal, mais de 8 milhões de folhas de papel deixaram de ser utilizadas e por consequência, mais de 800 árvores foram salvas.

Conheça os processos incluídos no Prefeitura Sem Papel recentemente:

Adicional de insalubridade/periculosidade – Secretaria de Gestão e Planejamento

– Objetivo: concessão ou revisão de adicional de insalubridade/periculosidade, bem como reanalise de local de trabalho.

– Público: servidor

Solicitação de Autorregularização de Débito – Secretaria da Fazenda

– Objetivo: autorregularização de débitos nos termos da lei 5923/2023 – Programa De Autorregularização Tributária – Promat.

– Público: cidadão/empresa.

Plano de Trabalho de Emenda Parlamentar – Secretaria de Meio Ambiente

– Objetivo: Liberação de recursos da Emenda Parlamentar da LOA do ano corrente.

– Público: cidadão/empresa.

Escola de Vila Velha recebe formação do Comitê Olímpico do Brasil

Nesta quarta-feira (19), a Umef Dr. Tuffy Nader, na Barra do Jucu, recebe uma formação de professores realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O evento acontece com programação ao longo de todo o dia, das 7h às 17h, com o objetivo de implementar o projeto “Valores Olímpicos para a Vida”, integrando valores como respeito, amizade e excelência às práticas pedagógicas.

A escola é a única do Estado a receber a iniciativa do Comitê Olímpico. Após a formação com os professores, serão planejadas e realizadas diversas atividades práticas com os alunos. A conclusão do projeto contará com apresentações teatrais sobre a história das Olimpíadas e clínicas esportivas, proporcionando uma vivência mais aprofundada dos valores olímpicos.

Cerca de 50 docentes da unidade de ensino devem participar da capacitação. A iniciativa é organizada pela Coordenação de Formação Continuada e de Esportes Educacionais da Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.

Para a secretária de Educação de Vila Velha, Tatiana de Castro Nogueira, o projeto potencializa o esporte como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento integral e saudável dos alunos. “Para além da prática física, há o reforço de valores éticos e habilidades sociais indispensáveis à formação para a cidadania”, afirmou.

Coleta de resíduos: Vitória amplia os serviços de limpeza pública em toda cidade

Vitória terá novo e moderno sistema de coleta de resíduos

Apontada como uma das capitais mais limpas e organizadas do país, Vitória detém um olhar especial para as políticas públicas que refletem na melhoria da qualidade de vida e bem-estar de seus moradores.

Desde 2021, a atual gestão do município tem proposto ações e investimentos contínuos no aprimoramento de serviços que buscam beneficiar e melhorar diretamente o cotidiano de cada uma das famílias moradoras da cidade, além dos turistas que a visitam.

A ampliação da Coleta de Resíduos é um deles. Além de serem essenciais e promoverem a prática da sustentabilidade, os trabalhos de coleta e limpeza pública realizados pela Central de Serviços da Prefeitura de Vitória estão agregados a potencialidades como a geração de emprego e renda para milhares de famílias e profissionais.

Coleta Seletiva

Somente no primeiro trimestre deste ano, Vitória recolheu mais de 825 toneladas de resíduos recicláveis, entre os meses de janeiro e março, oriundos da Coleta Seletiva. Os números superam o mesmo período de 2023, quando foram recolhidas 712 toneladas. O aumento é um indicativo direto dessa ampliação.

“Ao ser colocada em prática, a separação adequada dos resíduos pelos moradores de Vitória permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais descartados sejam devidamente direcionados às Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, gerando emprego, renda e fortalecendo o cenário socioeconômico”, explica Leonardo “Formigão” Amorim, secretário da Central de Serviços de Vitória.

Resíduo domiciliar

A coleta domiciliar, que acontece em cada um dos mais de 80 bairros de Vitória, também tem sido intensificada. A expansão dos serviços reflete no aumento dos índices de resíduos recolhidos.

De janeiro a março de 2024, a Central de Serviços já registrou mais de 30 mil toneladas de resíduos domiciliares, ultrapassando a quantidade coletada no mesmo período do ano passado (2023), quando foram registradas 28 mil toneladas.

Os números totais de 2023 também foram maiores que do ano anterior: 112 mil toneladas recolhidas entre janeiro e dezembro do ano passado, contra 108 mil toneladas em 2022.

Entulhos e caixas estacionárias

A quantidade de entulho e de materiais recolhidos nas caixas estacionárias, que são aqueles contentores de lixo maiores, com rodinhas, localizados em pontos estratégicos dos bairros e comunidades, também tem aumentado.

Com a ampliação contínua dos serviços por parte da prefeitura, a Central de Serviços de Vitória recolheu, de janeiro a março de 2024, quase duas mil toneladas a mais que o mesmo período de 2023. Foram cerca de 12 mil toneladas no primeiro trimestre deste ano, contra cerca de 10 mil toneladas no ano passado.

Incentivo ao descarte correto

Para estimular e destinação correta por parte dos moradores aos resíduos recicláveis, Vitória conta ainda com 43 (quarenta e três) Postos de Entrega Voluntária (PEV), instalados em diversas vias e espaços públicos da cidade. Os locais exatos onde estão cada um deles podem ser consultados diretamente pelo site da Prefeitura de Vitória ou pelo aplicativo Vitória On-line.

Mais informações sobre os serviços de limpeza pública e de cuidado com a cidade também podem ser obtidas através do número 156 do Fala Vitória.

Obras do Mergulhão de Camburi em Vitória têm novo prazo de início

O início das obras do Mergulhão de Camburi, em Vitória, foi adiado para outubro deste ano. A expectativa inicial da prefeitura era começar os trabalhos em junho, mas segundo o secretário de obras da capital, Gustavo Perin, o procedimento foi atrasado.

O objetivo da obra é melhorar o fluxo de veículos entre a Avenida Dante Michelini e a Rua Gelu Vervloet dos Santos, conhecida como Rodovia Norte-Sul, no bairro Jardim Camburi.

Governador Renato Casagrande se reúne com presidente da Petrobras para falar de projetos estratégicos

Em uma reunião de grande relevância, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, discutiram avanços significativos para o setor energético e industrial do estado. O encontro, realizado nesta terça-feira, abordou diversos temas estratégicos, com destaque para o início das operações da plataforma Maria Quitéria e a expansão do beneficiamento de gás na Unidade de Tratamento de Gás (UTG) Cacimbas.

Durante a reunião, Casagrande ressaltou a importância do início das atividades da plataforma Maria Quitéria, um projeto que promete impulsionar a produção de petróleo e gás no estado. “A plataforma Maria Quitéria é um marco crucial para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, e sua operação trará benefícios significativos para nossa economia local e nacional”, destacou o governador.

Comissão defende preservação do estádio da Desportiva Ferroviária

Torcedores, atletas e dirigentes da Associação Desportiva Ferroviária, tradicional clube de futebol do Espírito Santo, participaram da reunião da Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa, na noite desta segunda-feira (17). Em pauta, a crise judicial enfrentada pelo clube, que corre o risco de perder seu estádio, Engenheiro Alencar de Araripe, localizado no bairro Jardim América, em Cariacica.

O encontro na Assembleia foi proposto pela deputada Janete de Sá (PSB), integrante do colegiado. Ela pontuou os 61 anos de história da Associação Desportiva Ferroviária e o seu  legado para o futebol capixaba. A parlamentar ressaltou a relevância pública do Estádio Engenheiro Araripe, que foi construído em 1964 com recursos públicos da então Companhia Vale do Rio Doce para abrigar a equipe de futebol composta por funcionários.

“Esse dinheiro da construção é público, exatamente para poder ser uma contrapartida da Companhia Vale do Rio Doce aos capixabas pelo impacto ambiental que a Vale, desde a sua implantação, provocaria na Grande Vitória. E assim foi concebida uma arena para o desenvolvimento do esporte para os trabalhadores e para toda aquela população no entorno poder ter um espaço para prática do esporte e lazer”, explicou Janete.

Processo judicial

Atualmente, o imóvel está listado em processo judicial por conta de dívidas do antigo sócio majoritário de uma sociedade anônima formada com o clube, Marcelo Villa-Forte de Oliveira, do grupo empresarial Villa-Forte & Oliveira.

Como explicou o presidente do clube grená, Carlinhos Farias, a Desportiva Ferroviária se associou ao grupo empresarial em 1999 para tentar solucionar uma crise financeira, surgindo, assim, a Desportiva Capixaba Sociedade Anônima (S.A.). O acordo de formação do clube-empresa previa que 49% das ações ficariam com a Associação Desportiva Ferroviária e o grupo do empresário teria 51%.

De acordo com os dirigentes da Desportiva Ferroviária, Villa-Forte Oliveira não cumpriu os investimentos previstos no contrato. Por isso, em 2012 o clube entrou na Justiça para desfazer a sociedade anônima e restituir a titularidade à Associação Desportiva Ferroviária.

Os dirigentes alegam ainda que o empresário teria colocado o Estádio Engenheiro Araripe como garantia de dívidas pessoais e empresariais não ligadas à Desportiva, gerando a liquidação de sentença (fase no processo judicial entre a sentença e o cumprimento de sua execução) e possível leilão da área.

“Em 2014, houve a sentença dissolvendo a sociedade Desportiva Capixaba. Nessa sentença houve uma mudança da composição societária, porque, como ele não integralizou o que deveria ter integralizado, o juiz, após uma perícia, deu a sentença em que a Desportiva Ferroviária passava a ter 90% e ele 10%. Essa é a questão, nós achamos inadmissível que o acionista majoritário atual, que é a Desportiva Ferroviária, com 90% venha a perder o seu patrimônio em detrimento da outra parte”, afirmou Carlinhos.

O torcedor da Desportiva Alex Amaral, que faz parte da torcida organizada Grenamor, falou da paixão pelo clube e ressaltou a necessidade de valorização do futebol local, destacando o papel da Desportiva Ferroviária e do Estádio Araripe para o Espírito Santo.

“Você vai pra uma arquibancada de futebol, você vai além só do futebol. Você faz muitas amizades. O meu convívio social, 90% é em torno da Desportiva, pelo Araripe. A gente não pode deixar a magia do futebol capixaba falecer. Aqui a gente vive, aqui a gente ganha o nosso dinheiro, aqui a gente cuida dos nossos filhos, se a gente não fortalecer como capixaba, não vai ser quem vai vir de fora que vai apoiar”, disse.

Apoio do Legislativo

A deputada Janete de Sá apresentou na Assembleia o Projeto de Lei (PL) 347/2024 para declarar o Estádio Engenheiro Araripe como patrimônio cultural material do Espírito Santo. O objetivo é preservar a casa da Desportiva Ferroviária e impedir sua interdição. A proposta abrange os espaços do campo de futebol; as arquibancadas; a parte de trás do estádio (usada como área de treinamento); e a arquibancada que abriga o Complexo Municipal Educacional Público Eliezer Batista, com duas escolas municipais de Cariacica que atendem a 440 estudantes.

O presidente da Comissão de Turismo, deputado Coronel Welinton (PRD), reforçou o apoio à Associação Desportiva Ferroviária e a conservação do estádio. “A Desportiva Capixaba e o Estádio Engenheiro Araripe não são só parede, grama e arquibancaba. São formados por uma grande história, têm gerações de famílias, histórias de vida. Nós temos que fortalecer o futebol no Espírito Santo e defender a manutenção daquele estádio para o esporte capixaba, pois é, além de tudo, um patrimônio do Estado e do povo”, concluiu o deputado.

Justiça determina desocupação de quiosques na Praia da Costa, em Vila Velha

Seis quiosqueiros (conhecidos como Asa Delta) da Praia da Costa, em Vila Velha, deverão ser desocupados nesta terça-feira (18). ação civil pública pedindo a desocupação tramita na Justiça desde 1997 e foi proposta pelo Ministério Público do Espírito Santo e pela Associação de Moradores da Praia da Costa.

Diante dessa decisão judicial, proferida no dia 12 de junho de 2024, a prefeitura, obrigada a auxiliar o Poder Judiciário no cumprimento da medida de desocupação, irá atuar com a finalidade de assegurar o respeito e a dignidade de todas as pessoas envolvidas. A desocupação terá início pelos quiosques próximo à Avenida Champagnat.

De acordo com a decisão judicial, foi feito um acordo, em 2022, entre a Associação dos Quiosqueiros e o Ministério Público do Espírito Santo para que, em 31 de maio de 2023, a desocupação acontecesse. Entretanto, decorrido mais de um ano do prazo estabelecido, a desocupação está prevista para ocorrer nesta terça-feira (18/06). Vale ressaltar que essa ação é uma determinação judicial.
[16:08, 18/06/2024] Jorge Félix: Blz

Emef Manoel Mello Sobrinho é entregue à comunidade

Uma quadra esportiva novinha, cadeiras mais confortáveis, ar-condicionado e ventiladores mais eficientes. Tudo isso foi entregue aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Mello Sobrinho, em Vila Palestina, e a toda comunidade escolar. A solenidade de entrega foi realizada na noite desta segunda-feira (17) pelo prefeito Euclério Sampaio.

A escola, que possui 88 anos de existência e é uma das mais tradicionais de Cariacica, acaba de entrar para o ranking das mais de 80 unidades da rede municipal de ensino que já receberam melhorias, como reforma e/ou ampliação, desde 2021.

O prefeito Euclério ressaltou a importância da reforma desse importante equipamento. “Estamos comprometidos em fazer mais pela população. Não há nada mais gostoso do que ver essas crianças sorrirem. Vamos continuar dando nosso melhor para elas e para os nossos munícipes”.

Para a secretária municipal de Educação de Cariacica, Luzian Belisario, a revitalização da escola vai trazer mais bem-estar para toda a comunidade escolar. “Todos os espaços internos foram reformados, como janelas e pisos que foram trocados, novos corrimões, dentre outros itens, que vão permitir as nossas crianças estudarem e aprenderem com mais conforto e aconchego”, explica.

A equipe de engenharia da Secretaria de Educação também realizou a revisão geral da rede elétrica e hidrossanitária, efetuou a troca de esquadrias, assentamento de barra e piso cerâmico, pintura geral, reforma do alambrado e tratamento do piso do pátio.

A diretora da unidade, Racielli da Penha Manfrei, também comemorou a reforma. “É um momento importante, é um momento diferente que a gente está vivendo. É a primeira vez que a gente consegue vislumbrar uma reforma tão importante quanto essa. Gostaria de agradecer a Deus porque sem ele nada disso estaria acontecendo. Esperamos muito o nosso sonho, que é o meu e de toda a minha comunidade que está aqui. Hoje é um sonho que está sendo realizado”, conta.

Comemoração

Durante a solenidade, o grupo de balé do Projeto Semearte, que atua na escola, realizou uma linda apresentação e encantou a todos que estavam presentes.

A aluna do 5º ano Pérola Soeito Rodrigues, 10 anos, disse que a reforma é benéfica para todos da escola. “Está tudo diferente. Ficou melhor. Tem mais espaço pra gente brincar e a minha sala ficou muito melhor com as cadeiras, janelas e mais um monte de coisas. Ficou muito legal”, informa.

Já o aluno da 8ª série Enzo Emmanuel da Costa Custódio, 14 anos, só tem elogios para a escola. “Eu gostei da reforma. Minha sala recebeu cadeiras novas, piso, ventiladores novos, luz e mais algumas coisas que, com certeza, farão a diferença”.

Audiência pública do ES Inteligente em Afonso Cláudio acontece nesta terça-feira (18)

O Programa ES Inteligente deu mais um passo rumo à cidade inteligente de Afonso Cláudio. Nesta terça-feira (18), a Audiência Pública para apresentação das sugestões da população à equipe do programa será às 18h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Já de forma on-line, a Consulta Pública para envio de contribuições ao projeto segue aberta até esta quinta-feira (20). A população poderá ter acesso aos estudos de viabilidade técnica do projeto e poderá preencher o formulário disponibilizado na página da Prefeitura.

O município é um dos três primeiros a dar sequência ao Programa, que é uma iniciativa do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para impulsionar o desenvolvimento e a Inovação regionais no Estado. A assessoria integral é feita pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), incluindo a elaboração dos materiais propostos e apresentados no processo de consulta pública, juntamente com a Administração Municipal.

De acordo com os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Jurídica e Ambiental (EVTEJA), a Parceria Público-Privada (PPP) que será implementada em Afonso Cláudio deve contribuir com a população na eficientização de serviços públicos, gerando economia e a sustentabilidade.

Os documentos e estudos técnicos do projeto poderão ser acessados pela população no site da Prefeitura. Esclarecimentos e sugestões deverão ser encaminhados para ao Conselho Gestor de Parceria Público – Privada, pelo do e-mail: consultapublicappp@afonsoclaudio.es.gov.br, ou entregues mediante protocolo presencial.

Os próximos passos

Após a finalização do processo de consulta pública, a administração avaliará todas as sugestões feitas pela população. A partir daí, o projeto segue para licitação, que escolherá a melhor proposta feita pelos investidores privados. A previsão é que a assinatura do contrato e a ordem para início das obras ocorram ainda no primeiro semestre deste ano.

Serviço

Audiência Pública Programa ES Inteligente de Afonso Cláudio
Data: 18/06 (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Av. Eliézer Lacerda Fafa, 48 – Boa Fé, Afonso Cláudio – ES, 29600-000

Consulta Pública para PPP de Afonso Cláudio
As sugestões ao projeto deverão ser enviadas pelo e-mail consultapublicappp@afonsoclaudio.es.gov.br até o dia 20/06 (quinta-feira).
Site: Aviso de Consulta Pública em Afonso Cláudio

Scroll to top