Investimento em infraestrutura, realização de eventos e retorno do Espírito Santo à rota de cruzeiros marítimos. Esses foram alguns dos temas abordados pelo secretário de Estado de Turismo, Philipe Lemos, durante a reunião da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (Ales), realizada na noite de segunda-feira (1º), no Plenário Judith Leão.
Fotos da reunião da Comissão de Turismo
Infraestrutura
A pavimentação de estradas de acesso a rotas e pontos turísticos é uma das prioridades da pasta, de acordo com o gestor. “O programa Caminhos do Turismo tem a intenção de viabilizar a infraestrutura para uma rota, um distrito. É o calçamento, seja o revsol, o pavi-s, o que for mais adequado ali para dar viabilidade”, destacou.
“Porque o empreendimento tem ali uma rota, uma boa cafeteria, uma boa pousada, um bom hotel, ou seja, os empreendedores estão trabalhando. Mas, se o turista chegar até lá, é importante a viabilidade de uma boa estrada, de um bom caminho, então a gente entra nesse circuito para viabilizar, para fazer com que isso dê certo, levando o calçamento, levando o revsol”, complementou o secretário.
Turismo náutico
Philipe Lemos também comentou sua atuação para que o Espírito Santo volte a ser rota do turismo náutico. “Tem também a volta dos navios de cruzeiro, que isso vai ajudar a movimentar muito a economia da região, vai fomentar mais oportunidades, mais empregos, vai melhorar a renda de quem trabalha diretamente ou indiretamente com isso e, consequentemente, também a arrecadação do estado”, opinou.
“A gente tem uma previsão de em 2025 já realizar uma parada teste de um navio de cruzeiro para que, em 2026, a gente esteja de volta e seguindo mesmo na temporada de cruzeiros aqui na região litoral da capital Vitória”, acrescentou o convidado.
Eventos
A manutenção de eventos tradicionais no estado também mereceu destaque na apresentação do secretário. “Nós temos muitos eventos que têm o apoio da Secretaria de Turismo, do governo do Estado. Nós temos editais que fornecem ali recurso para viabilizar esses eventos, que são eventos no geral tradicionais, eventos culturais, que precisam e devem continuar acontecendo, porque levam essa tradição cada vez mais longe”, afirmou.
“Atraem o turismo, atraem o empreendedorismo, movimentam as cidades, como eu disse, o turismo é uma atividade limpa, é uma atividade sustentável, que gera oportunidade, que gera renda, que gera arrecadação, então a gente também apoia esses eventos através dos nossos editais”, completou.
Feira dos Municípios
Realizada no início de junho no Pavilhão de Carapina, a Feira dos Municípios é, para o secretário, um evento que deve servir como exemplo de sucesso para o Espírito Santo. “Foi uma feira extremamente importante, uma feira nostálgica, o capixaba já viveu em uma outra época e volta a viver agora”, disse Lemos.
“Nós tivemos uma expectativa de público de 60 mil pessoas, superou e muito, chegamos a 90 mil pessoas circulando por ali, no Pavilhão de Carapina. Então pra gente foi mais uma vitória, a gente vai continuar apoiando e fomentando esses eventos no estado inteiro”, finalizou o gestor.
A reunião foi conduzida pelo presidente do colegiado, deputado Coronel Weliton (PRD). O parlamentar ficou satisfeito com a apresentação do secretário e falou que o governo precisa entender a vocação turística de cada região para potencializar o turismo de forma segmentada em cada localidade.
“A avaliação é extremamente positiva, por conta das ações implementadas pelo governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, para a ampliação das políticas públicas relacionadas ao tema em todos os 78 municípios capixabas, desde aqui da capital, abrangendo também temas que favorecem o interior. É muito importante a implementação desses temas para que cada município, de acordo com a sua peculiaridade, possa ter desenvolvimento do turismo na sua região”, concluiu o deputado.