Dia: 4 de julho de 2024

Banco Central prevê Pix por aproximação para 2025

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) criaram novas regras do Open Finance que permitirão o pagamento com Pix por aproximação. Os pagamentos online terão as etapas reduzidas e o Pix será disponibilizado nas carteiras digitais — as wallets.

A medida vai ampliar o escopo de instituições que serão obrigadas a participar do ecossistema do Open Finance e estabelecer a estrutura definitiva de governança do sistema financeiro aberto. Essas novas possibilidades tem previsão de chegada ao público geral em fevereiro de 2025.

Em relação à simplificação da jornada de iniciação de pagamentos, as novas regras do Open Finance irão diminuir etapas nos pagamentos online e possibilitarão a oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets. A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira. 

O Banco Central também aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance pavimentando o seu desenvolvimento mais rápido. Essa governança definitiva passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias. 

Serra inicia planejamento estratégico para um futuro sustentável

A Serra,  está dando início a um processo de planejamento estratégico com o objetivo de garantir um futuro sustentável e próspero para seus habitantes. Com uma população em rápido crescimento, a necessidade de um planejamento de longo prazo é fundamental.

Em parceria com a Associação de Empresários da Serra (Ases), a Prefeitura está desenvolvendo o Plano Estratégico Serra 2024-2044. Entre os objetivos específicos do Plano estão a elaboração de um documento que considere a realidade local, o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências e o alinhamento de estratégias com as agendas estadual, nacional e internacional, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O processo de construção do plano terá duração de seis meses.

Uma característica importante desse processo é a participação popular, que está sendo incentivada através de uma consulta pública on-line até o dia 5 de julho. Os cidadãos podem acessar o site https://www.serra2044.com.br/ e contribuir com suas opiniões sobre as principais áreas que necessitam de melhoria, as qualidades do município e suas perspectivas sobre o futuro.

Ricardo Pandolfi, secretário de Gestão e Planejamento, destaca a importância do plano: “Através de um processo amplo e participativo, vamos construir uma visão de futuro para a Serra. Este plano é fundamental para garantir que a Serra seja um lugar cada vez melhor para se viver, trabalhar e investir.”

Pandolfi também enfatiza a importância da participação pública: “Essa consulta pública foi criada com o objetivo de reunir as vozes e as ideias de todos aqueles que desejam contribuir para o desenvolvimento sustentável e próspero da Serra. O questionário on-line é simples e permite que todos os moradores opinem sobre o futuro da cidade.”

O Plano Estratégico incluirá estudos detalhados, levantamentos de dados, mapeamento de marcos legais e uma análise da evolução do desenvolvimento da Serra na última década. Também será desenvolvido um plano de ação concreto para os próximos 20 anos.

Essa iniciativa representa um passo significativo para o desenvolvimento sustentável e o crescimento planejado da Serra, garantindo uma melhor qualidade de vida para seus moradores e um ambiente mais favorável para negócios e investimentos.

Tribunal de Justiça fortalece sua Política de Segurança da Informação

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) criou três protocolos que tratam da Política de Segurança da Informação do Poder Judiciário: o Protocolo de Investigação para Ilícitos Cibernéticos, o Protocolo de Prevenção de Incidentes Cibernéticos e o Protocolo de Gerenciamento de Incidentes e de Crises Cibernéticas do Poder Judiciário (PGCRC-PJ).

Os documentos foram instituídos por meio dos Atos Normativos 139, 143 e 145/2024, assinados pelo presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., e disponibilizados no Diário da Justiça (e-Diário) nesta quarta-feira, 03.

O Protocolo de Investigação para Ilícitos Cibernéticos do Poder Judiciário prevê a elaboração de relatório de levantamento de conformidade dos ativos de tecnologia da informação do TJES pela Secretaria de Tecnologia da Informação e as providências a serem tomadas.

Já o Protocolo de Prevenção de Incidentes Cibernéticos do TJES tem como objetivo: prevenir incidentes cibernéticos por meio das funções identificar, proteger, detectar, responder e recuperar; disciplinar o funcionamento da Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes de Redes Computacionais (ETIR); promover alinhamento às normas, regulamentações e às melhores práticas; bem como promover ações que contribuam para a resiliência dos serviços de Tecnologia da Informação a ataques cibernéticos.

E, na sequência, o Protocolo de Gerenciamento de Incidentes e de Crises Cibernéticas é complementar ao Protocolo de Prevenção de Incidentes Cibernéticos e prevê as ações a serem colocadas em prática quando ficar evidente que um incidente de segurança cibernética não será mitigado rapidamente. O documento ainda forma um Comitê de Crises Cibernéticas e traz suas atribuições.

Deputado apresenta política de incentivo ao ciclismo na Ales

O deputado Dr. Bruno Resende (União) apresentou o Projeto de Lei (PL) 327/2024, que estabelece uma política de incentivo, proteção e respeito aos ciclistas no estado. O objetivo é promover a mobilidade sustentável, aumentar a segurança e garantir o respeito aos direitos dos ciclistas.

Segundo o projeto, o Executivo deverá oferecer incentivos fiscais, subsídios e outros benefícios às empresas que incentivarem o uso da bicicleta como meio de transporte para seus funcionários. As medidas incluem a implantação de bicicletários, vestiários e chuveiros.

A proposta também prevê a criação de ciclovias, ciclofaixas e rotas cicláveis integradas aos sistemas de transporte público e aos principais centros urbanos, visando garantir a segurança e a fluidez do deslocamento dos ciclistas.

Além disso, o projeto inclui campanhas educativas para motoristas, ciclistas e pedestres, com o objetivo de conscientizar sobre os direitos e deveres de cada um no trânsito e a importância do respeito mútuo entre os diferentes modais de transporte.

Dr. Bruno Resende argumenta que o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte terá impactos positivos, como a redução de congestionamentos e emissões de poluentes, além de promover a qualidade de vida da população.

O PL 327/2024 será analisado pelas Comissões de Justiça, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Finanças. Apensado ao projeto, tramita também o PL 338/2024, protocolado posteriormente pela deputada Iriny Lopes (PT), que aborda tema similar.

Estádio Kleber Andrade recebe jogo em homenagem ao Dia do Futebol Capixaba

O Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, será palco, neste sábado (06), às 15h, da partida festiva em celebração ao Dia do Futebol Capixaba, comemorado em 1º de julho.

O evento vai reunir duas equipes masters, em confronto da equipe branca contra a azul, com grandes ídolos do esporte capixaba que serão homenageados por suas contribuições para a história do futebol no Espírito Santo.

Estarão presentes em campo e durante as homenagens nomes como China, Coradini, Edson Flecha, Geovani Silva, Marcelinho Bangu, Marcos Nunes, Vicente e Zé Afonso, entre outros.

A iniciativa é uma realização da Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Espírito Santo (AGAP), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). A entrada para o evento é gratuita.

Mais futebol no Kleber Andrade

Já nesta sexta-feira (05), o Kleber Andrade recebe o confronto entre Porto Vitória e Capixaba, em partida válida pela segunda fase da Copa Espírito Santo. O jogo terá início às 19 horas.

E na próxima segunda-feira (08), também pela Copa Espírito Santo, às 19 horas, o Rio Branco enfrenta o Linhares.

Prefeitura de Vitória anuncia nova Unidade de Saúde no bairro República

Após mais de 25 anos, a comunidade de Bairro República finalmente terá uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). O anúncio foi feito na quarta-feira (3), durante a solenidade de lançamento do edital da obra, realizada na Prefeitura de Vitória, com a presença de lideranças locais e membros da comunidade.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou que a nova UBS beneficiará não apenas os moradores do Bairro República, mas também os residentes de outros bairros da região continental da cidade. Os servidores da unidade também poderão oferecer um atendimento de melhor qualidade com a nova estrutura.

“Esta tarde é especial, pois estamos dando mais um passo em direção a um sonho. Este é um marco para a região continental da cidade, um salto de qualidade para todos os moradores atendidos pela unidade do Bairro República, que merecem o melhor atendimento. Vitória está vivendo um momento de pujança e retomada do protagonismo no Brasil graças ao esforço de todos os servidores da Prefeitura. Hoje, nossa realidade inclui avanços sociais, saúde de qualidade, assistência social forte, segurança pública e inovação tecnológica”, declarou Pazolini.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, enfatizou a importância da nova unidade para a região. “Atualmente, a unidade do Bairro República realiza 17 mil atendimentos por mês com sete consultórios. A nova unidade contará com 20 salas, permitindo triplicar os atendimentos, alcançando mais de 50 mil atendimentos por mês, e mais de 500 mil atendimentos por ano. É muito emocionante e gratificante investir no bem-estar da nossa população e contribuir para a construção de uma cidade cada vez melhor para se viver”, afirmou Lamborghini.

Com o lançamento do edital para a construção da nova UBS, a Prefeitura de Vitória reafirma seu compromisso com a melhoria da saúde pública e o bem-estar dos cidadãos, marcando um importante avanço para a comunidade do Bairro República e regiões adjacentes.

Prefeitura de Cariacica faz manutenção preventiva nas redes de drenagem

A Secretaria de Serviços de Cariacica está realizando uma intensiva limpeza das galerias e canais de vários bairros esta semana, como parte do esforço contínuo de manutenção preventiva das redes de drenagem da cidade.

Os trabalhos de limpeza e desobstrução das galerias são conduzidos diariamente, seguindo um cronograma que abrange todas as regiões de Cariacica. “Realizamos esse trabalho todos os dias da semana, de forma manual e mecanizada. As atividades são indispensáveis para ajudar a melhorar o escoamento das águas em época de chuva. É um trabalho que não para porque é uma forma de prevenção de alagamentos”, afirmou Marcos Aranda, secretário de Serviços.

Para garantir a eficácia dessas ações, a colaboração da população é essencial. Evitar o despejo irregular de resíduos nas ruas é fundamental para manter as redes de drenagem limpas. “O município de Cariacica possui serviços como Papa-Móvel, Cata-Entulho e coleta de lixo em horários regulares. Porém, ainda encontramos muitos resíduos lançados na rede de drenagem, nos canais e rios. Pedimos que todos colaborem”, alertou Marcos Aranda.

Cariacica disponibiliza vários serviços para facilitar a disposição adequada de resíduos, incluindo Papa-Móvel e Cata-Entulho. A coleta de lixo é realizada regularmente, mas a adesão dos moradores às práticas corretas de descarte é crucial para evitar problemas nas redes de drenagem, especialmente durante o período de chuvas intensas.

A continuidade dessas ações de manutenção preventiva é vital para minimizar os riscos de alagamentos e garantir um escoamento eficiente das águas pluviais, contribuindo para a qualidade de vida da população de Cariacica.

Revitalização da Estação Leopoldina será inaugurada nesta sexta-feira (05)

A Estação Leopoldina, localizada em Argolas, será reinaugurada nesta sexta-feira (05), às 20h, após uma extensa reforma e restauração que seguiu os parâmetros técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Prefeitura de Vila Velha investiu R$ 8.768.167,14 na obra.

Retomada em janeiro de 2021 pela administração do prefeito Arnaldinho Borgo, a restauração da estação de 1895 incluiu a instalação de um elevador, escadas, salas de informática, robótica, música e dança, biblioteca e auditório com palco. O antigo guichê de bilheteria foi transformado em área de atendimento ao público. Além disso, o prédio agora possui um salão central, cozinha, lanchonete, hall de acesso, guarita de segurança e banheiros. O segundo piso será destinado a áreas culturais, com exposições e um espaço dedicado à história ferroviária de Vila Velha.

O secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, destacou a importância da revitalização para a valorização cultural e arquitetônica da cidade. “A estação, agora revitalizada, abre portas para o futuro, proporcionando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todos”, afirmou.

Para marcar a inauguração, a Estação Leopoldina será palco de um evento cultural com diversas atrações. Alunos da oficina de balé do bairro Cristóvão Colombo, sob a orientação da professora Karol Castro, farão uma apresentação, seguidos de uma oficina de capoeira ministrada pelo professor Beto Kastanha. Haverá também uma exposição de artesanato, destacando trabalhos em macramê, e uma apresentação de violão clássico pelo violonista Moacyr Teixeira.

História

A Estação Leopoldina, também conhecida como Estação Ferroviária de Vitória, foi construída pela Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES) em 1895 e reconstruída em 1937. Tornou-se um ponto estratégico para o transporte de mercadorias e pessoas, integrando Vila Velha ao cenário econômico nacional durante o ciclo cafeeiro. Recentemente, foi tombada como patrimônio histórico e arquitetônico do município pelo Decreto nº 200/2024.

A reforma da Estação Leopoldina reflete o compromisso de Vila Velha com a preservação de sua herança cultural e histórica, transformando o local em um centro vibrante de cultura e conhecimento para a comunidade.

Scroll to top