Dia: 11 de julho de 2024

Deputado propõe programa para distúrbios hemorrágicos na Ales

Foto: Mara Lima

Uma série de ações são propostas pelo deputado Dr. Bruno Resende (União) no Projeto de Lei (PL) 378/2024, que institui no estado o Programa Estadual de Atenção Integral às Coagulopatias Hereditárias (PACH). Uma das medidas obriga as unidades de saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer o tratamento e acompanhamento contínuo desses pacientes.

“Minha proposta é a valorização da vida e da dignidade humana e a atenção humanizada e centrada nas necessidades das pessoas com essas doenças”, justifica o parlamentar. A proposta, que está tramitando Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), busca garantir a integralidade da assistência à saúde das pessoas com coagulopatias hereditárias, que são doenças hemorrágicas decorrentes da deficiência de um ou mais fatores de coagulação, como a hemofilia e a doença de von Willebrand (deficiência ou anomalia hereditária da proteína sanguínea que afeta o funcionamento das plaquetas).

Pelo projeto, as pessoas com coagulopatias hereditárias deverão estar incluídas nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) existentes no SUS do Estado, o que contempla todos os pontos de atenção necessários à assistência de qualidade, como: Atenção Básica, Atenção Especializada (ambulatorial e hospitalar) e de Urgência e Emergência.

 

Brasileirão: Vasco e Fluminense irão se enfrentar no Estádio Kleber Andrade

O Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, será palco do clássico carioca entre Vasco e Fluminense, no dia 11 de agosto, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A.

A data foi reservada pelo Cruz-Maltino e o grupo Metrópole, responsável pela organização do evento, já fez a pré-reserva do estádio. Mandante do jogo, o Vasco receberá um percentual fixo pelo mando, além de variáveis de acordo com a renda da partida.

A realização do clássico no Espírito Santo foi a alternativa encontrada pela diretoria vascaína, após o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) não autorizar que a partida fosse disputada em São Januário, por questões de segurança. O Vasco também tentou utilizar o estádio Mané Garrincha, em Brasília, mas o local não tinha disponibilidade.

A presença de Philippe Coutinho, reforço recém chegado ao Gigante da Colina, é garantia de casa cheia. O estádio comporta cerca 22 mil torcedores. A tendência é de que as arquibancadas sejam divididas em 90% para os vascaínos e 10% para os tricolores, ou tenham torcida única do Cruz-Maltino.

Turismo: pesquisa realizada pela Setur vai avaliar perfil do turista no Inverno do Espírito Santo

A Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, vai iniciar, nesta sexta-feira (12), uma ampla pesquisa para identificar o perfil dos turistas que visitam o Espírito Santo durante a temporada de Inverno de 2024. O levantamento, que se estenderá até o dia 28 de julho, vai abranger 17 municípios distribuídos em seis regiões turísticas do Estado, envolvendo mais de 50 atrativos e pontos turísticos.

A coleta de dados será realizada pela empresa licitada Orizzonte Pesquisas e monitorada em tempo real pelo Observatório do Turismo, por meio da Gerência de Estudos e Negócios Turísticos. Esse estudo visa a coletar informações sobre a origem dos turistas, seus gastos médios, hábitos de consumo durante a viagem, formas de organização das viagens e a avaliação dos destinos visitados.

Os municípios envolvidos na pesquisa são:

  • Região Turística Metropolitana: Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari;
  • Região Turística Montanhas Capixabas: Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante;
  • Região dos Imigrantes: Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Ibiraçu;
  • Região do Verde e das Águas: Conceição da Barra e São Mateus;
  • Região do Caparaó Capixaba: Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço e Iúna;
  • Região Turística da Costa e da Imigração: Anchieta e Marataízes.

Os resultados desta pesquisa serão disponibilizados no site do Observatório do Turismo do Estado do Espírito Santo (https://observatoriodoturismo.es.gov.br), e as informações coletadas vão auxiliar na elaboração de estratégias para aprimorar o setor turístico do Estado.

“A realização desta pesquisa é fundamental para entendermos melhor o perfil dos turistas que visitam o Espírito Santo durante o Inverno. Com esses dados, poderemos desenvolver ações mais assertivas e direcionadas, proporcionando uma experiência cada vez mais satisfatória aos visitantes”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.

Prefeitura de Vila Velha e Estado iniciam transformação da orla de Nova Ponta da Fruta até Interlagos

Com praias belíssimas, mas ainda precisando de melhorias de infraestrutura para garantir maior mobilidade urbana e atender melhor moradores e turistas, Vila Velha vai promover uma grande obra para requalificar e potencializar o trecho de 6,5 quilômetros da orla que contempla Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta e Interlagos.

 

O prefeito Arnaldinho Borgo e o governador Renato Casagrande anunciaram, a abertura do processo de licitação para a contratação da empresa que vai executar a obra de requalificação urbana desse trecho, com investimento previsto de R$ 38 milhões.

A obra, que será executada em parceria com o Estado, prevê pavimentação, drenagem e urbanismo, com implantação de ciclovia, beneficiando as seguintes vias: avenida Atlântica, rua Garoupa, avenida Antônio Leite, rua da Uva, avenida Silvio Baratella, avenida Três, rotatória avenida Três x rua Dois, rua Três, rua Nove, rua Maringá, ciclovia rotatória avenida Três x rua Dois, totalizando 6,5 quilômetros de extensão. A obra contempla também a construção de equipamentos públicos de lazer na orla de Nova Ponta da Fruta.

O prefeito destacou a importância do investimento e reforçou a parceria com o governo do Estado para continuar transformando e melhorando a vida dos moradores. Disse ainda que a revitalização do Trecho 1 vai viabilizar um maior desenvolvimento econômico de toda a região.

“Quantos anos esse sonho, de interligar os 32 quilômetros de orla da nossa cidade, existe e ninguém nunca mexeu um papel para concretizar? Há quantos anos vocês, moradores, sonham ter um calçadão, com iluminação, opções de lazer, ciclovia, para fazer uma atividade física? Não vão esperar mais. Porque tivemos a coragem de ouvir vocês, desenvolver um projeto grande, completo, levar ao governador Renato Casagrande e mostrar como essa intervenção vai gerar qualidade de vida, emprego, renda e colocará toda a nossa orla no roteiro nacional de turismo. Isso é pensar grande e é cuidar das pessoas”, ressaltou Arnaldinho.

Obras de drenagem

Além desse investimento na orla, Ponta da Fruta será contemplada com mais melhorias em infraestrutura urbana. O prefeito e o governador também assinaram a autorização para a licitação de contratação de empresa especializada para execução das obras de drenagem e pavimentação das ruas Jaime e Edmar Menegueli, com investimento de R$ 3.444.252,00.

 

Vitória será sede do Encontro Nacional de Santuários do Brasil

Vitória será palco do XXV Encontro Nacional de Santuários do Brasil, entre os dias 19 e 23 de agosto. O evento, que acontece no Hotel Senac Ilha do Boi, terá como sede o Convento da Penha. Com o tema “Da Misericórdia à Esperança: Santuários do Brasil a caminho do Ano Jubilar”, o evento deve reunir mais de 100 reitores do País para aprofundar discussões sobre a gestão dos santuários na atualidade.

Os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos e trocar experiências, sempre alinhados ao tema central do evento. Além das sessões de debates e palestras, os reitores poderão explorar as belezas do Espírito Santo.

Os pontos turísticos programados para a visita incluem o Convento da Penha, a Igreja do Rosário, a Prainha, as Paneleiras de Vitória, o Palácio do Governo (onde está o túmulo de São José de Anchieta), a Catedral Metropolitana de Vitória, a Capela de Santa Luzia e o entardecer no Forte de São João.

Governador Casagrande participa de evento sobre financiamento climático a Estados

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, na última quarta-feira (10), do evento “O Papel do Fundo Clima no Financiamento dos Estados Brasileiros”, realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro (RJ). O encontro teve a presença do presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, e de outros três governadores de estados que fazem parte do Consórcio Brasil Verde, que é presidido pelo mandatário capixaba.

No encontro, foram detalhadas as condições do Fundo Clima e do Programa BNDES Invest Impacto. O objetivo foi estimular a elaboração de projetos estaduais que possam ser financiados pelo banco e tenham como foco a mitigação das mudanças climáticas. Segundo Casagrande, é fundamental os estados terem formas de financiamentos para que possam criar seus planos de adaptação às mudanças climáticas e de descarbonização, além de realizar investimentos em obras de mitigação.

“Para os estados e municípios, o fortalecimento do Fundo Clima é um caminho importante, porque nós já temos linhas de financiamento de outras instituições e a inclusão do BNDES vai permitir mais avanços, inclusive, atendendo ao setor produtivo. Afinal, todos nós temos algumas tarefas, como realizar a transição energética, ampliar o reflorestamento e instituir mecanismos de combate ao desmatamento. Por isso, é importante conhecer as condições e as linhas que serão oferecidas pelo banco”, comentou o governador capixaba.

O Consórcio Brasil Verde, presidido pelo governador capixaba, é formado por 15 entes federados que fazem parte do Governadores Pelo Clima, uma iniciativa do Centro Brasil no Clima (CBC). Os estados signatários são: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe. Casagrande também destacou a importância do Consórcio Brasil Verde no cumprimento das metas do acordo de Paris.

“Para a gente alcançar as metas estabelecidas não podemos só ficar cobrando do Governo Federal. Como governantes dos estados, precisamos dar a nossa contribuição, ajudando na busca desses objetivos. Mesmo que agora o Governo Federal tenha um destaque nessa área, não nos cabe nos afastarmos do tema. Cabe a nós, por meio do Consórcio, continuar avançando e colaborando com um assunto que é de interesse do planeta”, enfatizou Casagrande.

Durante o evento, o presidente do BNDES destacou que o Fundo Clima deve chegar a R$ 10,4 bilhões com as novas condições anunciadas em abril deste ano. O fundo é um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima e está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

“O Consórcio Brasil Verde tem um papel muito relevante.  Nós enfrentamos durante muito tempo o negacionismo climático que eu acho que está derrotado pelas evidências. Então, nós estamos à disposição para fazer a parceria necessária e ver como a gente pode contribuir tanto em estruturação de projetos de infraestrutura, energia e logística, como na parte da indústria e agricultura em linha com uma economia mais sustentável. Além de contribuir nas situações de urgência e emergência de construção. Estamos juntos para estar contribuir no que for necessário”, disse Aloizio Mercadante.

O diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, apresentou o Fundo Clima aos governadores e secretários estaduais presentes. Além de Casagrande, estavam presentes os chefes dos Executivos estaduais de Sergipe (Fábio Mitidieri) e da Paraíba (João Azevêdo). Na sequência, o representante do Governo do Ceará apresentou o projeto “Eixão das Águas” e o secretário de Economia e Planejamento do Espírito Santo, Álvaro Duboc, fez uma apresentação sobre a Adaptação do Litoral Capixaba às Mudanças Climáticas.

O Programa BNDES Invest Impacto possibilita que os governos estaduais apresentem um conjunto de investimentos e, depois, submetam o detalhamento técnico dos projetos individuais para aprovação do Banco. A solução possui condições favoráveis para projetos que reduzam vulnerabilidades socioeconômicas e promovam a mitigação e/ou adaptação às mudanças climáticas.

Presidente da OAB-ES sofre queda de avião em praia no Rio de Janeiro

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, sofreu uma queda de avião no Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira (10). O avião que o levava teve problemas e precisou fazer um pouso de emergência nas areias da praia de Itaipuaçu, no município de Maricá, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Não houve feridos.

A bordo do avião, haviam três pessoas: o piloto, copiloto e além de Rizk (único passageiro). O avião voava em baixa altitude quando precisou pousar na faixa de areia. Testemunhas relataram que a pequena aeronave parecia ter dificuldades e desceu de maneira controlada até a praia, evitando um acidente mais grave. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e chegaram rapidamente ao local para prestar assistência.

O pouso forçado aconteceu após o avião dar uma pane no ar, segundo Risk, e, no momento da pane, estava sobre o mar. No entanto, o piloto conseguiu chegar à areia, onde o avião se arrastou por cerca de 400m. Risk não teve ferimentos e afirma que está abalado psicologicamente.

Em vídeo, Risk contou detalhes do momento do impacto. “”Nós imaginávamos que iria cair no mar. O avião bate com muita força da areia e quica, voa de novo e quica de novo. Ele não chega a virar. O impacto dá uma dor na coluna, é muito forte. A gente se arrasta por cerca de 400 metros na praia“, contou.

 

Remoção das cabines da Terceira Ponte é concluída

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) concluiu na última quarta-feira (10) a remoção das cabines da antiga praça de pedágio da Terceira Ponte. O governador Renato Casagrande havia anunciado o início do processo de remoção em suas redes sociais há menos de um mês. As atividades, inicialmente previstas para 45 dias, foram finalizadas em 23 dias, sem qualquer registro de incidentes ou contratempos. Nos próximos dias, o Governo estima avançar e iniciar a remoção das cabines na Rodovia do Sol, em Guarapari.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, ressaltou que as obras não interromperam o trânsito e atenderam a um pleito da população. “Desde dezembro, quando encerrou a antiga concessão, a permanência dessa estrutura no local foi questionada por alguns cidadãos. Atendemos a essa demanda de forma muito organizada, sem interromper o trânsito e iremos empregar essa mesma eficiência na remoção das cabines em Guarapari”, afirmou Damasceno.

A Secretaria também está trabalhando no projeto de reorganização viária das antigas praças de pedágio. A expectativa é que esta reconfiguração promova o ajuste do trânsito dos veículos na área de acesso da Terceira Ponte, no km 0, beneficiando também pedestres e ciclistas. O projeto, a ser executado em longo prazo, também trabalhará com o paisagismo e adequação da iluminação pública, proporcionando um ambiente mais seguro para todos.

Ales entrega Ordem Domingos Martins para 39 cidadãos

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo promoveu, na última quarta-feira (10), sessão solene para entrega da Ordem do Mérito Domingos Martins (a mais alta honraria da Casa) e de Títulos de Cidadão Espírito-Santense para pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Estado.

A sessão solene foi conduzida pelo segundo-vice-presidente da Ales, Delegado Danilo Bahiense (PL), e contou com a presença de 18 deputados estaduais. Foram entregues 68 títulos e 39 foram homenageados com a Ordem do Mérito Domingos Martins, totalizando 107 honrarias.

A Ordem do Mérito Domingos Martins é uma honraria concedida às personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços à sociedade capixaba. Já o Título de Cidadão Espírito-Santense é destinado a personalidades nascidas fora do Estado.

Estádio Kleber Andrade vai receber jogo entre Cruzeiro e Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro

O Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, vai receber o confronto entre Cruzeiro e Fortaleza, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A. A partida está prevista para acontecer no dia 04 de agosto, no primeiro domingo do mês, em horário ainda indefinido.

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) informou que a organização do jogo e a venda de ingressos ficarão a cargo da empresa responsável pelo aluguel do estádio, que divulgará todas as informações por meio da imprensa.

Atualmente, o Kleber Andrade tem capacidade receber 21,8 mil torcedores e a expectativa é de casa cheia. A partida é válida pela 21ª rodada do Brasileirão e, no momento, ambos os times somam 23 pontos na tabela do campeonato, com o Cruzeiro ocupando a sétima posição e o Fortaleza logo atrás, na oitava colocação.

A última vez que o Kleber Andrade recebeu o Cruzeiro foi no ano passado, em partida contra o Democrata de Sete Lagoas, pelo Campeonato Mineiro. O jogo terminou empatado por 1 a 1.

Scroll to top