Dia: 18 de julho de 2024

Jardim da penha ganha um domingo especial com patinetes elétricos

Neste domingo (21), das 07h às 12H, os patinetes elétricos, da empresa JET, vão estar disponíveis para a população de Vitória, que estarão localizadas na Avenida Dante Michelini, 394, em Jardim da Penha. A empresa, no dia, vai estar disponibilizando aulas gratuitas sobre os equipamentos, além de apresentar o serviço que o patinete oferece.

Os patinetes possuem controle de velocidade que não ultrapassam 20 km/h, contém campainhas, freios e iluminação noturna, além de placas de identificação para cada veículos e, todos eles, são monitorados por GPS desenvolvidos pela JET, no próprio aplicativo.

Confirmado! Vasco e Fluminense vão se enfrentar em Cariacica

O clássico carioca entre Vasco e Fluminense está confirmado em no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. A partida está marada para o dia 10 de agosto, às 21:30, e é válida pela 22ª rodada do Brasileirão.

O Vasco, que é mandante da partida, não conseguiu autorização das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro para levar a partida para São Januário. Por isso, vendeu o mando de campo para trazer o clássico para Cariacica. A venda de ingressos começa no próximo sábado (20).

Deputado Delegado Danilo Bahiense propõe que corridas de rua virem patrimônio imaterial

As corridas de rua realizadas em todo o território capixaba podem ser declaradas como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. É o que propõe proposta de iniciativa do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) aprovada nas comissões de Justiça e Cultura.

O parlamentar destaca que o Espírito Santo é palco de aproximadamente 60 corridas por ano. “Veja pois, e a exemplo, que temos no estado as 10 Milhas Garoto, que trata de evento de reconhecimento internacional, com desportistas do mundo inteiro, que fazem a referida prova saindo de Vitória e finalizando em Vila Velha (…)”, pontua..

Além de Vitória e Vila Velha, Bahiense elenca outras corridas que ocorrem em várias regiões, nos municípios Alfredo Chaves, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Domingos Martins, Guarapari, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Piúma, Santa Teresa, São Mateus e Serra. O calendário de corridas de rua abrange todos os meses do ano.

“É de conhecimento de todos nós que a prática desportiva traz diversos benefícios à saúde humana, seja mental ou física. Dentre as várias modalidades desportivas (…), as corridas integram importante parcela dessas atividades, sendo o Estado do Espírito Santo palco de inúmeras corridas e até mesmo caminhadas, haja vista a Romaria dos Homens e os Passos de Anchieta”, defende o autor do Projeto de Lei (PL) 669/2023.

Tramitação 

Bahiense apresentou requerimento de urgência para o matéria. Se o pedido for aprovado, a proposição pode ser incluída na pauta de votação para receber os pareceres orais das comissões de Turismo e Desporto e Finanças, agilizando sua tramitação na Assembleia Legislativa.

Diálogos Brasil-Espanha e Precedentes Judiciais no Brasil foram tema de eventos promovidos pela Emes

A Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes) realizou dois eventos de destaque na última semana: “Diálogos Brasil-Espanha” e “Por que e como Atuar com os Precedentes Judiciais no Brasil?”. Ambos os encontros aconteceram de forma presencial no prédio da Corregedoria Geral da Justiça.

Durante o evento “Diálogos Brasil-Espanha: Violência de Gênero e políticas criminais”, realizado no último dia 12, o professor doutor Borja Mapelle Caffarena e a professora doutora Mercedes Llorente Sánchez-Arjona, da Universidade de Sevilha, falaram para integrantes do Poder Judiciário estadual sobre violência contra as mulheres, a necessidade ou não do encarceramento em prisões como forma de reprimenda, bem como outras formas de punição.

Segundo o diretor da Emes, desembargador Júlio César Costa de Oliveira, foi uma “tarde extremamente rica de conhecimentos, com a presença de inúmeros magistrados, servidores do TJES, advogados, alunos de cursos de mestrado e doutorado, além de professores de renomadas instituições de ensino”.

A Emes, também atenta às diretrizes do CNJ, bem como ao aperfeiçoamento de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do TJES, realizou o curso presencial “Por que e como atuar com os precedentes judiciais no Brasil? Uma análise crítica e propositiva sobre o sistema brasileiro de precedentes”, de 10 a 12/07, com o assessor-chefe do núcleo de gerenciamento de precedentes de ações coletivas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Ornellas.

“Foram dias intensos, contando com a participação de 60 pessoas altamente interessadas e comprometidas com o tema. Com a prática e a necessárias utilização dos precedentes judicias teremos uma justiça mais célere, eficiente e dinâmica”, destacou o desembargador Júlio César Costa de Oliveira.

Programa de Órtese Oftalmológica: CRE Metropolitano atende mais de 3,9 mil pacientes em 3 meses

Desde o início da distribuição de órteses oftalmológicas (óculos de grau), em abril deste ano, por meio do Programa de Órtese Oftalmológica, da Secretaria da Saúde (Sesa), a Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV) e o Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano já realizaram 3.973 atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes dos 23 municípios que compõem a Região Metropolitana de Saúde. A ação continua durante todo o ano.

O superintendente da Regional de Saúde de Vitória, Heber Lauar, ressalta que a adesão está sendo bem positiva. “Percebe-se que os usuários, após o primeiro atendimento, quando chegam para buscar os óculos ficam muito satisfeitos. O objetivo do Programa é trazer mais qualidade de vida a essas pessoas. Os municípios estão aderindo bem à proposta por meio de suas Unidades Básicas de Saúde (UBS), lembrando que é uma ação que vai continuar durante todo o ano de 2024”, frisa.

Os municípios contemplados são: Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

A dona de casa Vilma Santos da Luz, de Cariacica, recebeu os seus óculos e contou estar muito satisfeita. “Há muitos anos, perdi a visão de um dos olhos. Recentemente, fui atendida na Santa Casa de Misericórdia, onde o médico me passou a receita. Lá mesmo me informaram que entrariam em contato e, em oito dias, o CRE Metropolitano me acionou. Vim aqui, passei pelo atendimento, medição e escolha da armação e, agora, estou recebendo meus óculos. Estou muito satisfeita”, disse.

Usuária do CRE Metropolitano, onde também é atendida em várias especialidades médicas, Vilma Luz comentou que sempre foi muito bem recebida. “Difícil foi escolher a armação, mas as meninas me ajudaram e já fui lá fora ver se a lente fica escura no sol. Está perfeita. A gente sem trabalho, só tem a agradecer, porque óculos custa muito caro”, acrescentou.

Outro usuário que compareceu ao CRE Metropolitano para buscar os óculos foi Alex de Souza Ferreira, 29 anos, de Cariacica, que veio na companhia do pai, Paulo Sergio Ferreira. É a segunda vez que o jovem passa pelo Programa de Órtese Oftalmológica da Secretaria da Saúde. “Estou gostando mais dessa armação. Fiquei lindão com esse novo óculos! Todos me recebem sempre muito bem. Faz uns dez anos que venho aqui para ser atendido pelos médicos”, disse.

 

Como abrir o processo

Para abrir o processo e ter acesso a órteses oftalmológicas (óculos de grau), é necessário que o usuário vá à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, munido dos documentos necessários. Após a entrega correta dos documentos solicitados, as secretarias municipais de saúde os encaminharão ao CRE Metropolitano para análise. Os documentos, estando de acordo, são realizados os agendamentos. Entretanto, a comunicação aos usuários sobre o dia e horário para o recebimento da órtese oftalmológica deverá acontecer pela UBS.

Posteriormente, na data e horário agendados, com os documentos originais em mãos, o usuário deverá se dirigir ao CRE Metropolitano, no Setor de Órtese e Próteses, para receber os óculos. O setor fica localizado no 1° andar, dentro da Unidade de Oftalmologia. Contato: (27) 3636-2681/ 3636-2653.

 

Quais documentos levar para a UBS e solicitar o seu óculo de grau pelo SUS:

– A receita de óculos fornecida e carimbada por médico oftalmologista do SUS, com data não superior a um ano;

– Original do Cartão SUS e RG, CPF;

– Comprovante de residência (em nome do paciente). Se o mesmo estiver em nome do cônjuge, levar a certidão de casamento. Caso more de aluguel ou casa de terceiros, levar declaração simples do proprietário que comprove a condição de morador naquele endereço. A declaração não precisa ser registrada em cartório;

– Dispor dois números de telefone para contato;

– Para crianças e adolescentes, é necessário levar a certidão de nascimento ou RG e RG do responsável. E em caso de pessoa com deficiência, levar o RG do responsável.

Alunos da EJA: começa período de matrícula na Rede Estadual de Ensino

Os jovens e adultos que desejam retomar os estudos e que não participaram da Chamada Pública Escolar 2024 ainda podem garantir a sua vaga. A partir da próxima segunda-feira (22), basta procurar a escola onde gostaria de estudar e se matricular.

Para solicitar uma vaga, o responsável e/ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverá dirigir-se presencialmente à secretaria da unidade pleiteada, estejam eles matriculados ou não na Rede Pública Estadual de Ensino atualmente. Excepcionalmente para o 2º semestre letivo de 2024, a solicitação de rematrícula não poderá ser realizada de forma on-line, por meio do acesso ao SEGES.

É obrigatória a entrega dos seguintes documentos: fotocópia da certidão de nascimento, ou de casamento, ou da Carteira de Identidade do estudante, acompanhada do documento original; fotocópia do comprovante de residência do estudante, por meio da fatura de energia elétrica, acompanhada do documento original; e fotocópia do laudo médico, para estudante público-alvo da Educação Especial.

Também são necessários o histórico escolar original ou declaração escolar, que, após o prazo de validade de 30 (trinta) dias a partir da data de emissão, deverá ser substituída pelo Histórico Escolar original em caráter definitivo; fotocópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para todos os estudantes, sendo que, nas situações em que o estudante for menor de idade, também será necessária a fotocópia do CPF do responsável; fotocópia, acompanhada do original da caderneta de vacinação ou da declaração de unidade de saúde pública, atestando a atualização do cartão de vacinação para os estudantes com idade inferior a 18 anos de idade.

EJA Profissional

Além da oferta para a Educação Jovens e Adultos (EJA) Regular, há a oferta de 600 vagas para a EJA Profissional, que é destinada a estudantes acima de 18 anos e que já tenham concluído o Ensino Fundamental.

A oferta é com os seguintes cursos: Agente de Combate às Endemias; Agente de Projetos Sociais; Auxiliar de Serviços Condominiais; Recepcionista de Eventos; Mecânico de Máquinas Industriais; Instalador de Sistemas Elétricos Prediais; Agente de Suporte e Manutenção de Computadores; Assistente Financeiro; Assistente de Recursos Humanos, Recepcionista de Eventos; Assistente Administrativo; Assistente de Logística; Auxiliar de Agroecologia; Agente de Desenvolvimento Cooperativista; Cuidador de Idosos; e Operador de Computador.

Scroll to top