Dia: 16 de agosto de 2024

Onda de calor chega a novos recordes de temperatura para o mês

Uma nova onda de calor deve se prolongar, pelo menos, até o dia 22 de agosto em todo o Brasil. De acordo com a agência de meteorologia Climatempo, o intenso calor esperado para os próximos dias pode estabelecer novos recordes de temperatura para o mês em várias regiões do País, incluindo a capital Vitória, no Espírito Santo.

Em São Paulo, a previsão é que as temperaturas na capital alcancem 32ºC tanto no sábado (17) quanto no domingo (18). O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo indica que a tendência para os próximos dias é de uma “sequência de dias ensolarados”.

Na Região Sudeste, as capitais Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte também devem enfrentar temperaturas elevadas sem a presença de chuva. O Rio de Janeiro pode registrar 32ºC neste sábado e 33ºC no domingo. Em Vitória, a temperatura máxima esperada é de 28ºC durante todo o fim de semana. Em Belo Horizonte, o sol também será predominante, com os termômetros chegando a 30ºC até domingo.

Segundo a Climatempo, há expectativa de que algumas cidades atinjam temperaturas recordes. Em Cuiabá, onde o recorde histórico de agosto é de 41°C, registrado em 15 de agosto, a previsão é de 42ºC para a próxima terça-feira (20).

Goiânia, que atingiu 36,8°C em 19 de março, pode chegar a 37ºC no domingo.

Campo Grande, que tem um recorde anterior de 36,2°C em 19 de março, também deve registrar 37ºC no domingo.

Em Teresina, a expectativa é de que os termômetros marquem 38ºC na quarta-feira, 21, superando o recorde anterior de 37,4°C, que foi registrado em 5 de fevereiro.

Confira as capitais que terão temperaturas máximas acima de 30ºC até quinta-feira (22):

Belém: entre 34ºC e 35ºC, todos os dias;
Belo Horizonte: entre 30ºC e 35ºC, no domingo, quarta e quinta-feira;
Brasília: entre 30ºC e 35ºC, no sábado, domingo, segunda, quarta e quinta-feira;
Campo Grande: entre 35ºC e 37ºC, todos os dias;
Cuiabá: entre 40ºC e 41ºC, todos os dias;
Curitiba: entre 30ºC e 34ºC, a partir de domingo;
Fortaleza: entre 30ºC e 32ºC, até quarta-feira;
Goiânia: entre 35ºC e 38ºC, todos os dias;
Macapá: entre 33ºC e 35ºC, todos os dias;
Manaus: entre 36ºC e 41ºC, todos os dias;
Natal: 30ºC, no sábado e quinta-feira;
Palmas: entre 36ºC e 41ºC, todos os dias;
Porto Velho: entre 36ºC e 44ºC, todos os dias;
Rio Branco: entre 36ºC e 42ºC, todos os dias;
Rio de Janeiro: entre 32ºC e 35ºC, todos os dias;
São Luís: entre 31ºC e 32ºC, até quarta-feira;
São Paulo: entre 31ºC e 32ºC, todos os dias;
Teresina: entre 37ºC e 38ºC, até quarta-feira;
Vitória: 31ºC, na quarta-feira.

Além das elevadas temperaturas, o Climatempo alerta que a qualidade do ar será uma preocupação nos próximos dias. Com a umidade relativa do ar caindo abaixo de 20% em várias regiões, a população enfrentará condições de ar muito seco, o que pode agravar problemas respiratórios e aumentar o risco de incêndios florestais.

Vital 2024: confira as mudanças no trânsito e segurança da região ao redor

Foto: divulgação/Detran-ES

Neste fim de semana, a capital do Espírito Santo recebe a maior micareta do estado. Para que os foliões possam chegar com tranquilidade e segurança até o local do Vital 2024, a Guarda Civil Municipal de Vitória organizou operações de reforço de efetivo para patrulhamento e manutenção das mudanças no trânsito.

A primeira intervenção aconteceu na última terça-feira (13). Tratou-se da interdição total da Avenida Dário Lourenço de Souza (Sambão do Povo), em Mário Cypreste. Ela ficará fechada até domingo (18).

Os motoristas que seguem no sentido Centro-Santo Antônio encontrarão bloqueio próximo ao Teatro Carmélia. Os condutores poderão seguir pela Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros que dá acesso à via principal da região, a Avenida Santo Antônio.

Já no sentido contrário, Santo Antônio-Centro, o bloqueio da Avenida Dário Lourenço de Souza começa na rotatória, próximo ao Clube de Pesca Mar e Terra. O fluxo de veículo será destinado para a Rua Dom Benedito, que também desemboca na Avenida Santo Antônio. Os acessos acessos e saídas da Avenida Santo Antônio

Nesta sexta-feira (16), a partir das 17h, até às 7h do domingo (18), a Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, em Mário Cypreste, na altura do Teatro Carmélia, terá mão única no sentido Praça de Caratoíra. Avenida Santo Antônio tem que seguir pela Avenida Duarte Lemos, nas proximidades do Parque Moscoso.

Também haverá interdição total da Rua Elvira Zílio (altura da Curva do Rabaioli). Vale lembrar, que os moradores das ruas interditadas terão seus veículos identificados para terem acesso liberado.

Todas as interdições serão acompanhadas por equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória para dar fluidez à circulação de veículos.

“A nossa orientação, porém, é sempre a mesma: evite ir com veículo. Prefira vans, ônibus, táxis e veículos de aplicativos. Além da região não possuir pontos de estacionamento é melhor para o folião aproveitar o evento sem preocupação e com tranquilidade”, orienta Marcelo Paraguassu Pires, gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Capital.

Atenção

A segurança no interior do evento é de responsabilidade da empresa realizadora do Vital 2024. No entanto, para atender ao redor da região onde a festa acontece, a Gerência de Proteção Comunitária (GPC) da Guarda de Vitória montou um planejamento com reforço de efetivo em pontos estratégicos de atuação para dar tranquilidade aos foliões e colaboradores nos dias do evento. A atuação também contará com a vigilância de 51 câmeras de videomonitoramento da região e levantamentos da Gerência de Inteligência da Guarda Civil Municipal de Vitória.

EDP registra aumento de quase 13% no consumo de energia no primeiro semestre de 2024 no ES

O consumo de energia registrado nos 70 municípios do Espírito Santo abastecidos pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, entre janeiro e junho de 2024, foi 12,56% maior do que o do mesmo período do ano passado. Este cenário está em linha com as projeções do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da tendência apresentada pelo mais recente Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O aumento regional de consumo no semestre chegou a 688.346 MW/h (Megawatts/hora), energia que daria para abastecer uma cidade como Vitória, com mais de 323 mil habitantes, por quase 4 meses. Os municípios de Vitória, Serra e Vila Velha, com variações de 4%, 22% e 9%, respectivamente, apresentaram maior elevação no consumo de energia do primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior.
No relatório de julho, o ONS informou que a tendência é de que “a demanda de carga volte a apresentar um crescimento, assim como verificado nos (meses) anteriores”. Em junho, a sinalização era de encerrar o primeiro semestre do ano com um comportamento de crescimento.
Para a EPE, a análise do comportamento de consumo demonstrou que o desempenho positivo do setor de comércio e serviços e as altas temperaturas no país estimularam o aumento no primeiro trimestre de 2024. De acordo com a pesquisa de abrangência nacional, a classe residencial correspondeu ao maior índice de aumento, de 12,3%. As classes comercial e industrial também tiveram expansão significativa, com 8,4% e 3,8%, respectivamente.
“Entre os clientes residenciais, o aumento do consumo de energia está diretamente relacionado às mudanças de hábito das famílias em períodos de calor intenso, tais como manter aparelhos de ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo, além do próprio impacto da temperatura que exige mais dos equipamentos de refrigeração para manter a mesma eficiência”, destaca o gestor da EDP, Filipe Lima
Entenda por que o consumo aumenta  
Com as mudanças climáticas e temperaturas acima da média, a demanda por energia elétrica para climatização e refrigeração também se intensifica. Mesmo sem mudança de hábitos, aparelhos como geladeira, freezer e ar-condicionado consomem mais energia para entregar a mesma eficiência. Em dias muito quentes, o consumo de um refrigerador pode aumentar até 20% a cada 5°C a 10°C acima da temperatura ambiente padrão para a qual o equipamento foi projetado. Esse percentual pode ser ainda maior quando o aparelho é usado diariamente, com abertura de portas, por conta da troca de calor com o meio externo.
Além disso, o aumento do consumo de energia ainda pode variar com base nas condições e características do refrigerador. Esse efeito sazonal indica que, mesmo que uma família mantenha seu comportamento de consumo inalterado, é provável que isso se reflita nas próximas faturas.
O consumo no inverno
Mesmo com o início de um inverno menos rigoroso, é importante ficar atento nesse período ao aumento do consumo dos aparelhos que utilizam a resistência, caso do chuveiro e dos aquecedores. O chuveiro elétrico, por exemplo, pode representar de 25% a 35% do consumo total de uma residência. Em uma família de quatro pessoas, em que cada uma leva 7 a 8 minutos no banho, podemos obter uma média diária de cerca de 30 minutos de uso do chuveiro. Considerando o consumo do equipamento de 5,5 kWh por dia, o consumo de energia só para o equipamento será de cerca de 82 kWh no mês, o que representaria o acréscimo médio na conta de energia de R$ 60,00 (sem considerar impostos e adicionais de bandeira tarifária).
Diante desse cenário, a EDP reforça aos consumidores a importância de adotar medidas para o uso consciente de energia pelos e dá dicas de economia para minimizar o impacto no orçamento:
Uso consciente de eletrodomésticos  
 
– Opte por usar máquinas de lavar em sua capacidade máxima. O mesmo vale para o ferro de passar roupa. O ideal é reunir um volume de peças e passar todas de uma vez.
– A geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa. Antes de abrir a geladeira, pense no que precisa e diminua o tempo em que a porta ficará aberta.
– A geladeira deve ficar longe de locais quentes, como fogão ou locais que pegam sol. Ajustar a temperatura interna também pode ajudar a economizar.
– Não seque roupas atrás da geladeira e não guarde alimentos muito quentes. Faça sempre o degelo do aparelho, caso o modelo não seja frost free.
– Com relação ao televisor é importante não deixar o aparelho ligado sem ninguém assistindo, assim como outros eletroeletrônicos que devem ser retirados da tomada.
– Evite deixar aparelhos em stand-by e desligue-os quando não estiverem em uso.
– Com o calor, hábitos de inverno devem ser deixados de lado. O chuveiro deve estar na posição “verão” ou, preferencialmente, com a energia elétrica desligada.
–  O uso diário de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado é necessário, mas em dias com temperaturas amenas prefira o ventilador. O aparelho de ar-condicionado consome mais energia. Se for usá-lo, coloque-o na temperatura de 23 graus, ou maior, e programe para que desligue automaticamente.
Aproveitamento da luz natural  
 
– Mantenha cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar a luz solar e reduzir a necessidade de iluminação artificial.
– Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz.
– Opte por equipamentos mais eficientes, como lâmpadas LED e aparelhos classificados como de alta eficiência energética para ajudar a reduzir o consumo e os custos.
Manutenção de Equipamentos e instalação elétrica
– Assegure-se de que aparelhos e sistemas de climatização estejam em bom estado de funcionamento, realizando manutenções preventivas regularmente.
– Ao adquirir um produto, o ideal é que o consumidor esteja atento às classificações que constam no selo Procel, que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). Opte sempre pelo aparelho de consumo A.
– Sempre manter a instalação interna da residência em bom estado de conservação e com as cargas bem dimensionadas nas tomadas para evitar sobreaquecimento da rede e a chamada fuga de corrente, que aumentam o consumo de energia e trazem risco à segurança de todos, com possibilidade de curto-circuito e até de incêndio.

Guarapari: inauguração do Hospital Geral Cidade Saúde Dr. Luiz Buaiz acontece nesta sexta-feira (16)

Foto: divulgação/Prefeitura de Guarapari

Guarapari contará com um novo hospital de referência do SUS, com início previsto para outubro, que incluirá maternidade e mais nove especialidades médicas.

O Hospital Geral Cidade Saúde Dr. Luiz Buaiz, situado na Praia do Morro, terá capacidade para 140 leitos de internação e 23 leitos de pronto-socorro. Sua inauguração está marcada para esta sexta-feira (16).

Com um investimento aproximado de R$ 45 milhões, o hospital oferecerá serviços de maternidade, pediatria, clínica médica, cirurgias, enfermaria, UTI, ortopedia, traumatologia, cardiologia e pneumologia, possibilitando o atendimento de média e alta complexidade. Além disso, o hospital possui a infraestrutura para expandir os leitos para mais de 200.

A cerimônia de inauguração será realizada ao longo de três dias: um culto na quarta-feira (14), uma missa nesta quinta-feira (15), às 18h, e a cerimônia de inauguração propriamente dita na sexta-feira (16), também às 18h, com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço e do empresário Alexandre Buaiz Neto.

A gestão do hospital será compartilhada entre o governo do Estado e a Prefeitura de Guarapari. A administração da maternidade será realizada através de um convênio com o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), enquanto o Estado será responsável pelas demais especialidades.

Após a inauguração, o Hifa assumirá a maternidade e terá um prazo de 30 dias para instalar os equipamentos na nova unidade.

Investimentos e estrutura do novo hospital em Guarapari

Conforme informado pela prefeitura, alguns dos equipamentos da maternidade, no valor de R$ 4 milhões, já foram instalados, sendo provenientes de uma doação da mineradora Samarco.

Adicionalmente, o governo do Estado fez um investimento de R$ 11 milhões para a aquisição de equipamentos para as diversas especialidades.

O hospital será um grande edifício de quatro andares, com mais de 18 mil m², e servirá como referência no Sistema Único de Saúde (SUS) na região, oferecendo infraestrutura de qualidade para atendimentos de urgência e emergência, bem como para leitos de média e alta complexidade. O local contará com estacionamento e áreas circundantes que poderão ser utilizadas para outros serviços, como clínicas médicas. A gestão pública espera que a nova unidade também impulse o setor imobiliário de Guarapari, atraindo futuros moradores.

A expectativa é que o hospital atenda não apenas Guarapari, mas também as cidades vizinhas, como Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma e Iconha.

De acordo com a prefeitura, o hospital permitirá a inclusão de outros serviços, como atendimentos via plano de saúde, embora a prioridade será o atendimento público de saúde.

Maior tirolesa da América Latina será inaugurada neste sábado (17), no Espírito Santo

Foto: Divulgação/Guia Vertical

A inauguração do maior circuito de tirolesas da América Latina, situado em Pancas, na região Noroeste do Espírito Santo, está marcada para o próximo sábado (17), e espera-se que a tirolesa alcance velocidades de até 120 km/h.

A realização do projeto foi possível graças ao Fundo Cidades, um programa do governo estadual. A construção do circuito de tirolesas inclui um trecho de aproximadamente 2.100 metros e outro de cerca de 900 metros, além de uma praça e um quiosque, com um investimento total de R$ 2,3 milhões.

Adicionalmente, conforme informações da Prefeitura de Pancas, o evento de inauguração contará com dois dias de festividades, com música ao vivo, barracas de comidas típicas e cervejarias. No sábado, as atividades ocorrerão das 8h à meia-noite, enquanto no domingo, das 8h às 18h.

O circuito é composto por dois trechos que se estendem entre as montanhas da cidade, com um percurso de 2,1 quilômetros e outro de aproximadamente 900 metros, totalizando cerca de 3 quilômetros de tirolesas, consolidando o local como o maior circuito de tirolesas da América Latina.

Pancas é conhecida por sua paisagem impressionante e oferece um enorme potencial para o turismo de aventura, sendo reconhecida internacionalmente por atrair pilotos de voo livre de diversas partes do mundo.

Hospital Dr. Jayme Santos Neves recebe prêmio Excelência em Saúde

Hospital Dr. Jayme Santos Neves recebeu o reconhecimento de melhor hospital público no 8º Excelência em Saúde, evento que celebra as instituições mais lembradas na opinião dos capixabas, na última quarta-feira (14), no Le Buffet Master, em Vitória. O secretário da Saúde, Miguel Duarte, entregou o prêmio ao presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), pastor Rodrigo André Seidel.

Realizado pela Rede Vitória de Comunicação, Excelência em Saúde é uma pesquisa realizada anualmente com a Futura, que visa a identificar, na Grande Vitória, os profissionais e empresas que são considerados como de excelência em saúde em diversos segmentos.

Foram pesquisadas 42 categorias, em que os entrevistados respondem, de forma espontânea, a empresa que lhes vem à cabeça quando se fala em saúde. Na categoria Hospital Público, o Jayme foi lembrado por 55,25% dos entrevistados, seguido do Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas com 25,50% e do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes com 12%.

Na categoria Maternidade Pública, o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), do Governo do Estado, ficou na terceira colocação com 20,75% da lembrança dos entrevistados. Na solenidade, apenas os primeiros lugares receberam a premiação.

“Tivemos o reconhecimento no Excelência de Saúde de dois hospitais próprios e outros contratualizados pela Secretaria da Saúde para atendimentos no Sistema Único Saúde (SUS). Isso traz muita alegria. O serviço público de saúde, aliados à oferta das instituições filantrópicas e que vocês prestam tão bem na iniciativa privada resultam em saúde para os capixabas”, disse Duarte.

O pastor Rodrigo Seidel recebeu, emocionado, o prêmio de reconhecimento do Jayme. “Obrigado. Mas não somos nem melhores, nem piores que ninguém. Temos apenas o compromisso de trazer saúde de qualidade para as pessoas”, afirmou.

Confira o resultado do Excelência em Saúde 2024:

Hospital público

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves – 55,25%

Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas – 25,50%

Hucam – Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes – 12,00%

Maternidade pública

Santa Casa de Misericórdia de Vitória Unidade Pró-Matre – 41,25%

Hospital Municipal Materno Infantil – 26,00%

Himaba – Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves – 20,75%

Governo do ES conclui estabilização da encosta na Serra da Aliança e anuncia novos investimentos em Muqui

O Governo do Estado inaugurou, na útlima quinta-feira (15), os serviços de recuperação do pavimento e estabilização da encosta da Serra da Aliança, no município de Muqui, na microrregião Central Sul. Na ocasião, o governador Renato Casagrande autorizou a segunda etapa das obras de contenção de encostas na Rodovia ES-177, que liga Muqui a Jerônimo Monteiro. Também foram autorizadas novas obras nas áreas de adaptação às mudanças climáticas e de infraestrutura urbana.

“Estamos inaugurando a primeira etapa das obras aqui na Serra da Aliança, já autorizando a sequência do investimento. É uma obra difícil e complexa, mas que terá um impacto muito grande na vida das pessoas. Além disso, estamos autorizando um novo conjunto de obras em Muqui para garantir a melhoria da vida da população. Essa é a nossa função, enquanto gestor público, trabalhar para realizar os desejos dos cidadãos”, afirmou Casagrande, que esteve acompanhado pelo prefeito Cacalo e pelos deputados estaduais Allan Ferreira e Dr. Bruno Resende.

Na estrada da Serra da Aliança, foram realizados os serviços de recuperação do pavimento, desobstrução de trechos, estabilização de encostas, implantação de cortinas atirantadas, além de construção de estruturas, contenção dos taludes e recuperação do segmento da rodovia. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), com investimento de R$ 14 milhões.

Na oportunidade, o governador Casagrande também assinou a Ordem de Serviço para a segunda etapa das obras de contenção e recuperação ambiental da Rodovia ES-177, na Serra da Aliança. Serão elaborados projeto básico e executivo, além da execução das obras no trecho e em outros quatro locais próximos. O investimento é de R$ 25 milhões e o prazo para conclusão dos trabalhos é de 450 dias.

“Essas obras trazem mais segurança e tranquilidade para as pessoas que moram tanto em Muqui quanto em Jerônimo Monteiro. Já avançamos muito com a conclusão da estabilização da encosta, agora vamos avançar ainda mais com as obras de contenção e recuperação de passivos ambientais. Nossa prioridade sempre foi essa aqui: obras de contenção. Salvar vidas é uma prioridade para nós”, declarou o diretor geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

Mais investimentos

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do sul capixaba, o Governo do Estado anunciou uma série de investimentos em Muqui. Foram assinadas ordens de serviço para obras de pavimentação de vias, muros de contenção, calçada cidadã e revitalização de praça pública. Ao todo, os investimentos do Governo, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), ultrapassam R$ 1 milhão.

Na Sede, serão realizadas revitalização de diversas ruas com pintura de meio fio e muretas. Já a Rua projetada, no bairro Santa Rita, receberá mais de 1,4 mil metros quadrados de pavimentação, além de 426 metros quadrados de calçada cidadã.  Já os bairros Entre Morros e San Domingos irão receber muros de contenção, totalizando 36 metros de extensão. Também será realizada a revitalização do Jardim Municipal, situado na Rua Vieira Machado, no Centro da cidade.

“O apoio aos nossos municípios é um compromisso da gestão estadual. Por isso, estamos trabalhando de forma incessante para oferecer investimentos de forma equilibrada a todas as nossas cidades. Essa parceria é fundamental para levar cada vez mais melhorias para a população,” frisou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Durante a agenda,  o governador visitou as obras de construção de uma galeria pluvial no bairro São Pedro. As intervenções estão sendo executadas pela Prefeitura, com recursos do Estado, oriundos do Fundo Cidades. Para a execução da galeria, com 5.280,00 metros cúbicos de escavação, estão sendo instalados 550 metros de extensão de Bueiro Simples Celular de Concreto (BSCC).

Toda a água captada pela galeria do bairro será direcionada para o Rio Muqui. A obra, de acordo com a gestão municipal, vai beneficiar 100 residências existentes no local, reduzindo riscos de enchentes e inundações. “Esse investimento vai contribuir para melhoria da qualidade de vida de quem mora e circula pela região, proporcionando um ambiente mais seguro, além de proteger o patrimônio da população”, destacou a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, gestora do Fundo Cidades.

Campanha Agosto Lilás promove qualificação, saúde e bem-estar para mulheres de Cariacica, neste sábado (17)

A Secretaria Estadual das Mulheres, em parceria com a Secretaria da Cultura e diversas instituições, realizará neste sábado (17), uma grande ação da campanha Agosto Lilás voltada para a saúde e o bem-estar da mulher, que acontecerá no Parque Cravo e a Rosa, em Itanguá, Cariacica, das 9h às 16 horas.

Serão fornecidas orientações sobre como romper o ciclo da violência, além dos atendimentos de saúde preventiva e curativa. O trabalho realizado pelas gerências de Promoção de Igualdade de Gênero e de Enfrentamento a Violência, por meio do Núcleo Margaridas de Cariacica, conta com atendimento, orientação, encaminhamento e acolhimento a mulheres vítimas de violência nas macro e microrregiões do Espírito Santo.

O evento integra o Programa Mulher Viver +, um dos eixos do Estado Presente. Serão oferecidos serviços de ginecologista, nutricionista, psicologia e clínico geral, além de vacinação, testes rápidos, aferição de pressão, e oficinas diversas. Haverá também rodas de conversa abordando temas como dignidade menstrual, defesa pessoal, e cuidados com a saúde mental e da mulher idosa.

O Senac vai disponibilizar a Carreta da Saúde que vai ofertar cursos de Reflexologia Podal e Aromaterapia Aplicada à Massagem. As aulas serão ministradas no parque até setembro.

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, destacou a importância desta ação fundamental do Agosto Lilás, que faz parte do Programa Mulher Viver +. “Trabalhamos com o acolhimento das mulheres que não conseguem romper com o ciclo da violência, incentivando a autonomia financeira, saúde e bem-estar. Esta iniciativa reforça nosso compromisso de construir um futuro mais justo e igualitário para todas, promovendo a visibilidade, o empoderamento e o empreendedorismo das mulheres em situação de vulnerabilidade social”, salientou.

Com uma estrutura completa, incluindo tendas e equipes de saúde e apoio, o evento busca alcançar um público de 300 a 500 mulheres, oferecendo não apenas serviços de saúde, mas também momentos de cuidado pessoal, como oficinas de automaquiagem, além de atividades culturais e de recreação.

A ação contará ainda com a participação de parceiros que vão colaborar com cursos, massoterapia, e outras atividades voltadas ao bem-estar das participantes.

A ação é uma oportunidade única para as mulheres de Cariacica e região cuidarem da saúde em um ambiente acolhedor e estruturado, garantindo acesso a informações e serviços essenciais para sua qualidade de vida.

Carreta do Senac ofertará cursos de qualificação para as mulheres

Durante o Agosto Lilás, o Senac vai ofertar no Parque Cravo e a Rosa dois cursos de qualificação em Bem-Estar dentro da Carreta da Saúde que ficará disponível de sábado até setembro para a ministração das aulas.

Os cursos serão de Aromaterapia Aplicada à Massagem, com aulas de 19 a 29 de agosto, e Reflexologia Podal, que as aulas serão de 30 de agosto a 11 de setembro.

Para participar, as mulheres interessadas devem se inscrever pelos links abaixo:

Aromaterapia aplicada à Massagem https://abrir.link/sWHqr

Reflexologia Podal https://abrir.link/lJNff

Serviço:

Grande Ação Agosto Lilás

Data: 17/08 (sábado)

Horário: 9h às 16 horas

Local: Parque Cravo e a Rosa, Itanguá – Cariacica

Programa Mulher Viver +

É uma estratégia dentro do Estado Presente em Defesa da Vida, que reúne, de forma integrada em um único eixo, diversas ações e projetos voltados para as mulheres do Espírito Santo.

Conferência Territorial em Venda Nova debaterá Economia Solidária no próximo dia 22

A Comissão Organizadora da 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária realiza, na próxima quinta-feira (22), às 13 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Vila da Mata, em Venda Nova do Imigrante, a segunda das seis etapas das Conferências Territoriais de Economia Solidária. A primeira foi em Cachoeiro de Itapemirim, no último dia 7.

O objetivo destas conferências é debater com os atores que compõem a Economia Solidária capixaba os empreendimentos econômicos solidários; as entidades de assessoria e fomento; os gestores públicos e as propostas de níveis local, territorial, municipal, estadual e nacional para a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária. Essas conferências ainda são preparatórias para a Conferência Estadual, que acontecerá em Vitória, nos dias 27 e 28 de novembro, assim como a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária, marcada para acontecer de 10 a 13 de abril de 2025, em Brasília.

“A participação dos empreendimentos, entidades de assessoria e fomento, e gestores públicos nas Conferências Territoriais e na etapa Estadual de Economia Solidária, é uma importante oportunidade de fortalecer o setor, que nos últimos anos em nível nacional teve retrocessos por falta de apoio. No Estado, sempre apoiamos as iniciativas voltadas para Economia Solidária”, avalia Renato Alexandre Rangel, gerente de Economia Solidária e Microcrédito da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Quanto ao evento nacional, Rangel explica que ele significará um momento de solidificar e fortalecer a política pública para o segmento em todo o Brasil. O tema deste ano da 4ª Conferência Nacional será: “Políticas Públicas de Economia Popular e Solidária: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”.

Após Venda Nova, as demais Conferências Territoriais acontecem em São Mateus (04/09), em Nova Venécia (18/09), em Colatina (20/09) e na Região Metropolitana (25/09).

Link para inscrições: https://forms.gle/PT2V8WHpqxogSCzq7

Pesquisa avalia novas variedades de acerola com potencial para plantio no ES

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está conduzindo um estudo com 12 genótipos de aceroleira, oriundos de parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido). A pesquisa é realizada na Fazenda Experimental Bananal do Norte, no município de Cachoeiro de Itapemirim, região sul do Espírito Santo.

Plantas desses genótipos formam o Banco Ativo de Germoplasma (BAG) instalado em 2023, no qual estão sendo avaliados o crescimento delas, a incidência de pragas e doenças, a produção (kg/planta) e o peso médio dos frutos (g/fruto). Também é avaliada a qualidade dos frutos, por meio da determinação das concentrações de sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (ATT) e relação SST/ATT, assim como a concentração de vitamina C.

O pesquisador Marlon Dutra, responsável pelo projeto, destaca que a iniciativa é importante para ampliar o número de variedades de acerola adaptadas às diferentes condições edafoclimáticas – características de clima, solo, entre outras – do Estado. Atualmente, no Espírito Santo, são encontrados plantios expressivos de apenas três variedades: BRS Sertaneja, Okinawa e BRS Jaburu.

Na pesquisa, além dessas, estão sob avaliação outras variedades registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), difundidas principalmente na região Nordeste, maior produtora de acerola do país. Entre elas estão a Junko, a BRS Apodi, a Monami e a BRS Cabocla.

“Outras variedades que estamos avaliando são a Costa Rica, de origem desconhecida, e a Olivier, uma seleção de um produtor de São Paulo, do município de Junqueirópolis. Temos ainda os genótipos ALHA05, UEL03 e PROG 052”, enumera Marlon Dutra.

Os estudos visam identificar os genótipos mais produtivos e com características superiores dos frutos, que atendam tanto ao mercado de consumo in natura quanto às agroindústrias de processamento de polpa. “Observamos que alguns genótipos têm SST na faixa de 7,0 a 7,5 °Brix, que são valores desejáveis para o processamento industrial. Esses genótipos já mostram potencial para a produção de polpa congelada, que é o principal destino da acerola produzida no Estado”, ressalta Dutra.

A pesquisa também revelou uma diversidade fenotípica significativa entre os genótipos do BAG, indicando potencial para o desenvolvimento de variedades específicas para o Espírito Santo, por meio de cruzamentos genéticos. Esses e outros resultados do projeto foram apresentados no 4º Simpósio de Fruticultura da Região Sul (Frusul), realizado em maio deste ano em Chapecó, Santa Catarina.

Futuramente, serão implantadas unidades de observação em propriedades na região produtora de acerola no Espírito Santo, para confirmação dos resultados obtidos na avaliação das plantas do BAG.

A pesquisa é financiada com recursos do Banco de Projetos de Pesquisa (nº 002-R/2020) da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo.

O projeto também oferece capacitação. Nos últimos dois anos, foram realizados cursos, palestras e demonstrações sobre métodos de plantio, podas, tratos culturais e produção de mudas, beneficiando produtores, técnicos do Incaper e de prefeituras, além de alunos de escolas técnicas, graduandos e mestrandos em agronomia.

Produção de acerola no Espírito Santo

Em 2023, foram produzidas 1.812 toneladas de acerola no Espírito Santo, 16,15% a mais que em 2022. A produtividade alcançou 13,4 toneladas por hectare no ano passado. Os dados são do último Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba publicado pelo Incaper.

Scroll to top