Dia: 23 de agosto de 2024

Congresso de finanças em Vitória reúne líderes nacionais para debate sobre tendências econômicas

Nomes consagrados do setor econômico, finanças e de gestão, se reuniram nesta sexta-feira (23), no Congresso Nacional de Executivos de Finanças (Conef), no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória. Com a presença de mais de 500 pessoas, o congresso tinha como objetivo discutir temas voltados a visões estratégicas no mercado econômico e financeiro, fazendo desse ambiente, um palco relevante para discussões de networking.

O presidente do Ibef-ES, Pedro Chieppe, abriu a roda de palestras do Conef, na manhã desta sexta-feira.

Os governadores Renato Casa Grande e Ronaldo Caiado (Espírito Santo e Goiás, respectivamente) estiveram presentes no evento, onde abriram o painel denominado “O Brasil Que Avança”, e teve a mediação do sócio-diretor Institucional da XP Investimentos, Rafael Furlanetti.

Também esteve presente neste Congresso, o ex-ministro da economia, Paulo Guedes, onde realizou a palestra intitulada “Desenvolvimento do mercado financeiro e suas potencialidades regionais no Brasil”, onde o economista fez uma ampla análise sobre o cenário econômico mundial.

Outros temas abordados durante o Congresso foram a agenda de reformas; boas práticas e estratégias financeiras; conexão entre os estados fora do eixo Rio-São Paulo; crise climática, impactos nos negócios e cases empresariais de sucesso.

O Conef é um evento realizado todos os anos em formato de rodízio entre as seccionais do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef)

Morre menina de 5 anos atropelada com a mãe na faixa de pedestres em Vila Velha

Foto: redes sociais

A criança de cinco anos que foi atropelada com a mãe, Mara Núbia, na faixa de pedestres na Glória, em Vila Velha, na última quarta-feira (21), teve sua morte confirmada. O pai de Laura Beatriz Da Vitória Fantoni recebeu a notícia na tarde desta sexta-feira (23). A menina estava internada no Hospital Infantil em Vitória devido a traumatismo craniano e sangramentos provocados pelo acidente.

Os médicos estavam monitorando se Laura apresentaria alguma reação após a redução da sedação, que começou na tarde da última quinta-feira (22), mas não houve melhora. Laura também sofria de ferimentos na boca e sangramento na cabeça.

A mãe de Laura, Mara Núbia, também sofreu ferimentos graves e ficou internada. Ela vai precisar passar por uma cirurgia e chegou a receber alta na noite da última quinta-feira (22). No entanto, voltou ao hospital ao saber do estado de saúde crítico da filha.

A menina estava no colo da mãe, Mara Núbia Borges Da Vitória Fantoni, de 36 anos, quando um carro modelo Fox preto em alta velocidade as atropelou na Avenida Carlos Lindenberg. O motorista, Wenderson Melo, de 20 anos, fugiu do local sem prestar socorro. Ele se apresentou na Delegacia Regional de Vila Velha uma hora e vinte minutos depois, foi autuado por lesão corporal culposa, pagou fiança e foi liberado.

Mais informações serão atualizadas aqui.

Mercado da Capixaba tem previsão de reinauguração para outubro

Foto: Divulgação (PMV)

O mercado da Capixaba, localizado no Centro da Capital Vitória, já tem previsão de voltar às atividades: outubro deste ano. A reinauguração do edifício, acontece após a conclusão das obras de restauração, finalizadas em julho.

Segundo o Instituto Brasileiro de Gestão Pública (IBGP), mais de 40 propostas de comerciantes interessados em ocupar as 16 lojas disponíveis no local, já estão sendo analisadas.

Já a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), acredita que o mercado, uma vez revitalizado, possa se transformar num novo polo gastronômico e cultural no Centro, entre as avenidas Princesa Isabel e Jerônimo Monteiro.

Com a restauração bem-sucedida, o Mercado da Capixaba agora conta com 18 módulos que variam entre 23 e 103 metros quadrados. Dois desses módulos, serão ocupados para fins administrativos. Já os 16 módulos restantes, serão utilizados pelos comerciantes para serviços de artesanato, cafeterias, lanchonetes e livrarias. O mercado terá ainda um espaço interno que poderá ser utilizado para eventos culturais e comerciais, como shows e exposições.

A estimativa, é que a volta das atividades do mercado da Capixaba gere cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

Com quase um século de existência, o Mercado da Capixaba foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura no ano de 1983, sendo reconhecido oficialmente como Patrimônio Cultural do Espírito Santo, e em 2018, o edifício histórico foi disponibilizado para iniciativa privada.

Projeto de reutilização da Ferrovia Leopoldina avança no Espírito Santo

Em uma reunião realizada nesta sexta-feira (23), na Secretaria do Turismo (Setur), o Governo do Espírito Santo deu mais um importante passo em direção à devolução antecipada da concessão da Ferrovia Leopoldina. O encontro contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos; do secretário de Cultura e Turismo de Viana, Leandro Tedesco; e do representante da VLI, Fernando Kunsch, empresa responsável pela administração da ferrovia.

No encontro, foi destacado o compromisso do Governo do Estado com a revitalização e a reutilização dessa infraestrutura histórica. Abrangendo 257 quilômetros e conectando 11 municípios capixabas, a Ferrovia Leopoldina está prestes a se tornar um dos maiores atrativos turísticos do Estado.

Com o retorno da concessão ao poder estadual, a Setur planeja implementar um projeto de reutilização que transformará trechos desativados em espaços multifuncionais para turismo, cultura e lazer. A iniciativa visa beneficiar diretamente as cidades de Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul.

Entre as propostas apresentadas, destacam-se a criação de ciclovias e trilhas para caminhadas ao longo da ferrovia; a conversão de vagões em bistrôs temáticos que promoverão a culinária local; a transformação de estações em museus e centros culturais, além da instalação de mirantes e parques lineares.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, ressaltou a importância do projeto. “A devolução da concessão da Ferrovia Leopoldina nos dá a oportunidade de resgatar uma parte importante da nossa história, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento econômico e cultural das cidades envolvidas. Queremos que cada município se sinta parte desse processo e que juntos possamos transformar trechos da ferrovia em um dos maiores atrativos turísticos do Brasil, beneficiando não apenas a economia local, mas também preservando o patrimônio e a identidade da nossa região”, pontuou Lemos.

Mpox é pauta em reunião do Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência estadual

Com o objetivo de atualizar sobre o cenário epidemiológico da Mpox no Espírito Santo e no Brasil, e fortalecer as condutas clínicas dos casos da doença, nessa quinta-feira (22), o Grupo Condutor Estadual da Rede de Urgência e Emergência, da Secretaria da Saúde (Sesa), trouxe para a sétima reunião o tema da Mpox. O Grupo é conduzido pela Rede de Urgência e Emergência (RUE) e conta com a participação de diversos setores que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

No último dia 14, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou que a Mpox constitui uma emergência de saúde pública de importância internacional (ESPII), em virtude do avanço da doença na África e a descoberta de uma nova cepa do vírus, a Clado 1b.

Presente na reunião, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, falou sobre a importância do trabalho em rede para manter e fortalecer a vigilância de novos casos da doença no Estado. “Mesmo se tratando de uma doença que já conhecemos desde 2022, quando há o decreto da OMS, é para fazer um alerta. E o propósito do grupo é trabalhar em rede, e nesse cenário, poder fortalecer mais do que nunca a rede de vigilância, incluindo também todos os focos de atenção”, disse Cardoso.

No Espírito Santo, de janeiro até o momento, foram encaminhadas 577 amostras suspeitas, sendo confirmados 8 casos da doença. Em 2022, ano de entrada do vírus no Estado, foram 313 casos confirmados, já em 2023 foram 36. Não há mortes confirmadas pelo vírus, e não há registro de circulação da nova cepa no território capixaba.

Responsável pela apresentação do cenário epidemiológico e explicações sobre o comportamento do vírus, o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), Rodrigo Rodrigues, destacou a incidência de casos no País e no Estado, além do trabalhado já realizado. “No Brasil, a incidência de casos e óbitos pela Mpox é baixa. O Plano de Contingência estadual segue ativo, com orientações sobre a abordagem clínica e o diagnóstico da doença, o que não difere, independentemente, da cepa de circulação”, explicou o diretor.

De acordo Rodrigues, o plano será atualizado na próxima semana para incorporação da metodologia laboratorial que vai distinguir a cepa de circulação, “mas, não afeta a abordagem clínica e o diagnostico”, frisou. O profissional destacou ainda a importância da participação da rede sobre o envio das amostras ao laboratório após a suspeição e coleta, além da comunicação ao paciente suspeito sobre a necessidade de garantir o isolamento adequado, evitando o contato com outras pessoas.

A reunião ainda contou com a presença do subsecretário de Planejamento e Transparência da Saúde, Francisco José Dias da Silva; do superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin; e de representantes do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES) e do Conselho Estadual de Saúde. O grupo condutor se reúne mensalmente para discussão de pautas e ações necessárias à permanente adequação do Sistema de Atenção Integral às Urgências.

Cuidados com a Mpox

A Mpox é uma doença viral transmitida de pessoa para pessoa, pelo contato com secreções, gotículas e/ou aerossóis. A transmissão também pode ocorrer por compartilhamento de objetos recentemente contaminados com fluidos do paciente ou materiais da lesão.

Embora os sintomas da Mpox sejam semelhantes aos da varíola, a doença é geralmente menos grave. Entretanto, este novo clado circulante na região da África, acende um alerta devido à apresentação de sintomas mais graves e as altas taxas de letalidade pela doença. Os sintomas mais comuns da Mpox incluem cansaço, febre, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, ínguas e bolhas ou feridas na pele.

Caso haja suspeita da doença, o paciente precisa evitar o contato com outras pessoas e deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para realização de exames e diagnóstico. O isolamento imediato é recomendado, e objetos pessoais, como toalhas e roupas de cama, não devem ser compartilhados.

Mpox: Anvisa simplifica regra para importação de vacina e medicamento

Foto: Freepik

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou resolução que dispensa registro e autorização excepcional de importação de medicamentos e vacinas adquiridos pelo Ministério da Saúde para prevenção ou tratamento da mpox.

A norma, aprovada por unanimidade, tem caráter provisório e excepcional e permite que a pasta solicite a dispensa de registro de medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados para prevenção ou tratamento da doença pelas seguintes autoridades reguladoras internacionais:

– Organização Mundial da Saúde (OMS);

– Agência Europeia de Medicamentos (EMA);

– Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA);

– Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA);

– Agência de Produtos Farmacêuticos e Equipamentos Médicos/Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão (PMDA/MHLW);

– Agência Reguladora do Canadá (Health Canada).

Em nota, a Anvisa destacou que as condições de uso e distribuição dos medicamento e vacinas a serem importados devem ser as mesmas aprovadas e publicizadas pelas autoridades reguladoras listadas.

“O medicamento ou vacina deve ter todos os locais de fabricação, incluindo linhas e forma farmacêutica, aprovados por autoridades reguladoras membros do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica.”

Ainda de acordo com o comunicado, o pedido de dispensa de registro será avaliado prioritariamente pelas áreas técnicas da agência e a decisão deverá ocorrer em até sete dias úteis.

“A norma prevê um rito simplificado e prioritário para a importação dos medicamentos e vacinas, semelhante ao modelo já adotado para as importações via Covax Facility”, destacou a Anvisa, ao se referir à uma aliança internacional conduzida pela OMS para acelerar o desenvolvimento e a produção de vacinas contra covid-19.

Público-alvo

Segundo a agência, o ministério ficará responsável por estabelecer grupos classificados como vulneráveis e prioritários para o uso de medicamentos e vacinas para mpox. Caberá à pasta, ainda, o monitoramento dos insumos importados e dos pacientes, além da divulgação de orientações para serviços de saúde, notificações de eventos adversos e queixas técnicas.

“[O ministério] também deverá assegurar que os medicamentos ou vacinas atendam às condições aprovadas pela autoridade sanitária internacional e garantir que as vacinas somente sejam utilizadas após sua liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz).”

Os medicamentos e vacinas adquiridos por meio desta resolução poderão ser utilizados até o final do seu prazo de validade.

“Com a aprovação da norma, a Anvisa tem como objetivo a simplificação documental e a agilidade do processo de importação, de modo a facilitar o acesso da população brasileira aos medicamentos ou vacinas já aprovados por outra autoridade regulatória internacional para o tratamento ou prevenção da mpox. A medida é fundamental para o enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, declarada novamente pela OMS no último dia 14 de agosto.”

Fonte: Agência Brasil

Evento Cine Sesc Solar Itinerante chega nesta sexta-feira (23), em Aracruz

Estreia nesta sexta-feira (23) em Aracruz, no norte do Estado, o evento cultural Cine Sesc Solar Itinerante. Trata-se de uma estação móvel de cinema promovido pelo Sesc Espírito Santo que junta sétima arte e sustentabilidade e que tem como objetivo a exibição de filmes com energia solar. O evento ocorre a partir das 18 horas, no Centro de Aracruz e é inteiramente gratuito.

Além de Aracruz, o Cine Sesc Solar Itinerante, também visa exibir sessões de cinema em outros 15 municípios do Espírito Santo, sempre tendo como propósito a inclusão social, por meio da democratização do acesso do público às produções audiovisuais nacionais, além de difundir a conscientização de ações práticas sustentáveis geradas pela energia solar.

As duas sessões de cinema serão exibidas num furgão totalmente adaptado com cadeiras, banquetas, sistemas de conversão de energia, armazenamento de som e projeção, incluindo a tela.

Iniciativas como o Cine Sesc Itinerante, vão ao encontro de valores propagados pela Unesco Representação Brasil, além de cumprir 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas como saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.

Evento: Cine Sesc Solar Itinerante
Endereço:
Praça Monsenhor Guilherme Schmitz – Centro de Aracruz
Data:
sexta-feira (23)
Hora:
18h

Próximas cidades:

24 de agosto – Itarana
25 de agosto – Santa Leopoldina
27 de agosto – Piúma
28 de agosto – Itapemirim
29 de agosto – Marataízes
30 de agosto – Rio Novo do Sul
31 de agosto – Jerônimo Monteiro
01 de setembro – Mimoso do Sul
03 de setembro – Muqui

Confira a previsão do tempo para este fim de semana

Foto: Freepik

Confira abaixo a previsão detalhada do tempo para o final de semana, com informações específicas para cada região do Espírito Santo:

Sexta-feira (23)

Conforme as previsões do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o clima em todo o Espírito Santo será estável na sexta-feira (23), devido à presença de um sistema de alta pressão que influencia a região.

Esperam-se apenas chuvas passageiras na região Nordeste do Estado. A umidade relativa do ar deverá cair abaixo dos 30% durante a tarde nos municípios localizados na faixa oeste do Estado. O vento atuará com intensidade moderada a forte ao longo de todo o litoral capixaba.

Na Grande Vitória, o dia será marcado pelo predomínio do sol e a ausência de chuvas, com rajadas de vento no litoral. A temperatura variará entre 19 °C e 33 °C.

Na Região Sul, o sol dominará o dia, sem previsão de chuvas. Rajadas de vento serão esperadas no litoral. Nas áreas menos elevadas, as temperaturas oscilarão entre 19 °C e 36 °C, enquanto nas áreas mais altas, os valores estarão entre 16 °C e 30 °C.

Na Região Serrana, o sol também predominará, sem chuvas previstas. As temperaturas nas áreas menos elevadas ficarão entre 17 °C e 30 °C, e nas áreas altas, entre 12 °C e 29 °C.

Na Região Norte, o sol será predominante e não há previsão de chuvas. As temperaturas variarão entre 19 °C e 32 °C.

Na Região Noroeste, o dia será ensolarado e seco. Nas áreas menos elevadas, as temperaturas irão de 20 °C a 33 °C, enquanto em Mantenópolis e Alto Rio Novo, os valores ficarão entre 18 °C e 31 °C.

Na Região Nordeste, haverá chuvas passageiras em alguns momentos, com rajadas de vento no litoral. A temperatura variará entre 18 °C e 31 °C.

Sábado (24)

Para o sábado (24), o tempo continuará firme e semelhante ao dia anterior. O sol predominará, com um aumento nas temperaturas e sem previsão de chuvas para o Estado.

A umidade relativa do ar deve continuar abaixo dos 30% durante a tarde, especialmente na faixa oeste do Estado. O vento soprarará com intensidade moderada a forte ao longo do litoral capixaba.

Na Grande Vitória, o dia será marcado pelo predomínio do sol e ausência de chuvas, com rajadas de vento no litoral. As temperaturas variarão entre 20 °C e 34 °C.

Na Região Sul, o sol continuará predominando e não há previsão de chuvas. O vento também causará rajadas no litoral. Nas áreas menos elevadas, as temperaturas variarão de 21 °C a 37 °C, e nas áreas altas, de 17 °C a 31 °C.

Na Região Serrana, o sol predominará, sem chuvas. Nas áreas menos elevadas, as temperaturas estarão entre 18 °C e 31 °C, enquanto nas áreas mais altas, variarão de 14 °C a 30 °C.

Na Região Norte, o sol também será predominante, sem previsão de chuvas. As temperaturas irão de 19 °C a 33 °C.

Na Região Noroeste, o dia será ensolarado e seco. Nas áreas menos elevadas, as temperaturas irão de 20 °C a 34 °C, e em Mantenópolis e Alto Rio Novo, de 18 °C a 32 °C.

Na Região Nordeste, o sol predominará, sem chuvas previstas, e haverá rajadas de vento no litoral. As temperaturas ficarão entre 18 °C e 32 °C.

Domingo (25)

No domingo (25), a chegada de uma frente fria mudará as condições meteorológicas no Estado. A nebulosidade aumentará ao longo do dia, e são esperadas chuvas fracas em alguns momentos nas regiões Sul, Serrana e Grande Vitória, e a partir da noite nas regiões Norte, Nordeste e Noroeste.

As temperaturas deverão cair em todas as regiões capixabas. O vento continuará a soprar com intensidade moderada a forte ao longo do litoral capixaba.

Na Grande Vitória, haverá aumento de nuvens e chuvas fracas em alguns momentos, com rajadas de vento no litoral. As temperaturas variarão entre 19 °C e 30 °C.

Na Região Sul, o aumento de nuvens será acompanhado por chuvas fracas em alguns momentos e rajadas de vento no litoral. Nas áreas menos elevadas, as temperaturas oscilarão entre 20 °C e 33 °C, e nas áreas altas, entre 16 °C e 27 °C.

Na Região Serrana, o aumento de nuvens trará chuvas fracas em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas, as temperaturas variarão entre 17 °C e 29 °C, e nas áreas altas, entre 13 °C e 28 °C.

Na Região Norte, haverá aumento de nuvens ao longo do dia com previsão de chuva a partir da noite. As temperaturas estarão entre 18 °C e 33 °C.

Na Região Noroeste, o aumento de nuvens também ocorrerá ao longo do dia, com chuvas a partir da noite. Nas áreas menos elevadas, as temperaturas variarão de 19 °C a 32 °C, e em Mantenópolis e Alto Rio Novo, de 17 °C a 30 °C.

Na Região Nordeste, o aumento de nuvens ao longo do dia será seguido de chuvas a partir da noite, com rajadas de vento no litoral. As temperaturas irão de 17 °C a 32 °C.

Com novidades, Dorival convoca seleção brasileira para Eliminatórias

Foto: Instagram/@cbf_futebol/Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Dorival Júnior convocou, nesta sexta-feira (23), os 23 jogadores que defenderão o Brasil nas partidas contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, no Canadá e no México. O anúncio foi realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

A lista tem duas caras novas: os atacantes Estevão, do Palmeiras, e Luiz Henrique, do Botafogo, chamados pela primeira vez à seleção principal. O jogador do Verdão, de somente 17 anos, está negociado com o Chelsea, da Inglaterra, para onde vai em julho de 2025, após completar 18 anos. O do Glorioso preocupava devido a dores na panturrilha direita que sentiu durante o duelo contra o Alviverde, na última quarta-feira (21), pela Libertadores. Porém, não foi constatada lesão.

Outros quatro jogadores que não estiveram na Copa América foram chamados: o goleiro Ederson, os volantes André e Gerson e o atacante Pedro. Na comparação com os 26 atletas que disputaram a nos Estados Unidos, estão ausentes o goleiro Rafael, o zagueiro Bremer, os meio-campistas Andreas Pereira, Douglas Luís e Ederson (da Atalanta, da Itália) e os atacantes Evanilson, Gabriel Martinelli, Raphinha e Pepê.

“As alterações são basicamente pelo momento. Todos foram avaliados e essas avaliações continuam sempre, a todo instante. Queremos que esses jogadores nos deem uma resposta. Ninguém está descartado ou com a posição assegurada. Precisamos de rendimento, estarmos melhores nessas partidas seguintes. A manutenção está aqui, a estrutura da equipe está mantida, mas é natural que um ou outro elemento venha para que, naquele momento, seja importante ou fundamental e possa dar uma resposta”, explicou Dorival, em entrevista coletiva.

Ao todo, seis jogadores da convocação que atuam no Brasil. Além de Estevão, Luiz Henrique, André (Fluminense), Gerson e Pedro (ambos do Flamengo), o lateral Guilherme Arana (Atlético-MG), que esteve na Copa América, foi lembrado novamente por Dorival. O treinador lamentou, porém, ter ouvido de torcedores – segundo ele – para não chamar atletas de seus clubes do coração, com receio de perdê-los por lesão em jogos importantes do calendário.

“A seleção brasileira é muito mais importante que toda e qualquer situação. Não podemos continuar pisando no produto que nós vendemos. O trabalho é moroso, detalhista e cabe a todos buscarmos essa recuperação. Tenho certeza que esse espírito vai mudar. Daqui a pouco, teremos o torcedor brasileiro do nosso lado. Não é simples, mas várias das ações são no sentido de estarmos com o torcedor do nosso lado”, justificou o comandante da CBF.

O duelo contra o Equador será no dia 6 de setembro, às 22h (horário de Brasília), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Quatro dias depois, a seleção brasileira viaja para Assunção, no Paraguai, para encarar os donos da casa no Estádio Defensores del Chaco, às 21h30. Enquanto estiver na capital paranaense, o grupo utilizará o Centro de Treinamento do Caju, do Athletico-PR. O chefe da delegação será o presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio.

Os confrontos marcam a estreia de Dorival nas Eliminatórias. O Brasil perdeu os últimos três jogos pelo torneio classificatório, contra Uruguai (0x2), Colômbia (1×2) e Argentina (0x1), todos sob comando de Fernando Diniz. A seleção canarinho ocupa a sexta posição, a última na zona de classificação direta à Copa, com sete pontos.

Dorival tem oito jogos a frente do Brasil e está invicto – a eliminação nas quartas de final da Copa América ocorreu nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal contra o Uruguai. O retrospecto é de três vitórias (duas delas em amistosos, contra Inglaterra e México) e cinco igualdades.

Convocados: 

GOLEIROS

Alisson (Liverpool-Inglaterra), Bento (Al Nassr-Arábia Saudita) e Ederson (Manchester City-Inglaterra).

LATERAIS

Danilo (Juventus-Itália), Yan Couto (Borussia Dortmund-Alemanha), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendel (Porto-Portugal).

ZAGUEIROS

Beraldo, Marquinhos (ambos Paris Saint-Germain-França), Eder Militão (Real Madrid-Espanha) e Gabriel Magalhães (Arsenal-Inglaterra).

MEIO-CAMPISTAS

André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle United-Inglaterra), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolves-Inglaterra), Lucas Paquetá (West Ham-Inglaterra) e Rodrygo (Real Madrid).

ATACANTES

Endrick, Vinícius Júnior (ambos Real Madrid), Estevão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo) e Savinho (Manchester City).

Fonte: Agência Brasil

Aquaviário terá viagens extras para atender atletas da Maratona de Vitória

Neste domingo (25), acontece mais uma edição da Maratona de Vitória, e os atletas contarão com uma ajuda extra para chegar à Praça do Papa, local de largada de todos os percursos: o Aquaviário. Para contribuir com o deslocamento dos participantes de forma rápida e segura, serão disponibilizadas três viagens extras saindo da Prainha, em Vila Velha, com destino à Praça do Papa.

A primeira viagem extra partirá da Prainha às 05h, direcionada aos atletas que participarão da maratona completa, que percorrerão os 42 km a partir das 5h30. Às 5h50, uma nova viagem será realizada para atender os corredores do percurso de 21 km, cuja largada ocorre às 6h30. Já para os participantes das provas de 10 km e 5 km, que têm início às 7h15, a embarcação sairá da Prainha às 06h40.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, ressaltou a importância da iniciativa: “O Aquaviário se consolidou como uma opção eficiente e prática, que otimiza o deslocamento dos usuários entre Vitória e Vila Velha. Disponibilizar essas viagens extras é mais uma forma de promover a mobilidade para a população. Além disso, ao utilizar o Aquaviário, ajudamos a aliviar o trânsito, considerando o tráfego e a demanda por estacionamento que crescem em grandes eventos como este.”

Após as viagens extras, as embarcações seguirão o cronograma regular de domingo:

Saídas da Prainha: 08:00 / 08:45 / 09:30 / 10:15 / 11:00 / 11:45 / 12:30 / 13:15 / 14:00 / 14:45 / 15:30 / 16:15

Saídas da Praça do Papa: 08:24 / 09:09 / 09:54 / 10:39 / 11:24 / 12:09 / 12:54 / 13:39 / 14:24 / 15:09 / 15:54 / 16:39

O Aquaviário, que completou um ano de operação esta semana, é integrado ao sistema Transcol, com opção de pagamento via Cartão GV ou QR-Code. A tarifa é de R$ 4,70, e os dois sistemas são integrados, permitindo que quem inicia a viagem em uma linha do Transcol e conclui com o Aquaviário (ou vice-versa) pague a tarifa apenas no primeiro embarque.

Scroll to top