Dia: 26 de agosto de 2024

Ferrovia que liga Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro pode ser reativada para turismo

A Secretaria de Turismo do ES (Setur), planeja implementar um projeto que pode transformar trechos desativados da Ferrovia Leopoldina em uma área voltado para o turismo e lazer.

O projeto foi discutido em uma reunião realizada na última sexta-feira (23), com o governo do Estado e o encontro contou com a presença de Philipe Lemos, secretário de Estado de Turismo; Leonardo Tedesco, secretário de Cultura e Turismo de Viana; além do representante da VLI, Fernando Kunsch, empresa responsável pela administração da ferrovia.

A iniciativa consiste na devolução antecipada da concessão da Ferrovia e tem como objetivo beneficiar diretamente as cidades de Viana, Cariacica, Vila Velha, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Domingos Martins, Vargem Alta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro do Itapemirim, Muqui e Mimoso do Sul.

Entre as principais propostas, destacam-se a construção de ciclovias e trilhas para caminhadas ao longo da ferrovia; a conversão de vagões em bistrôs temáticos para promover e valorizar a culinária local; a transformação de estações em museus e centros culturais; e por fim, a instalação de mirantes e parques lineares.

A Estrada de Ferro Leopoldina tem uma rica história que remete a 1856, quando teve início em Minas Gerais, expandindo-se posteriormente para o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. Durante décadas, a ferrovia desempenhou um papel crucial no desenvolvimento econômico e social das regiões que atravessava.

Amazônia tem 2,5 milhões de hectares queimados em agosto

Foto: REUTERS/Bruno Kelly

Em menos de um mês, o fogo consumiu 2,5 milhões de hectares da Amazônia. Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ). A média histórica para área afetada pelo fogo no mês é 1,4 milhões de hectares.

Desde o início do ano, a Amazônia já teve mais de 4,1 milhões de hectares atingidos pelos incêndios. Na última semana, o monitoramento realizado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou alta concentração de gases poluentes em uma região que se estendia da Amazônia ao Sul do Brasil e alcançando dez estados. Os níveis dos rios na região já antecipam um quadro de seca extrema, que poderá se agravar ainda mais no mês de setembro, com a chegada do período mais critico de estiagem.

Após uma reunião extraordinária da sala de situação do governo federal, nesse domingo (25), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, informou que os incêndios na Amazônia, no Pantanal e Sueste do país são potencializados pela situação de extremo climático, mas também apresentam um movimento atípico que podem indicar uma ação criminosa de quem está ateando fogo propositadamente.

“Do mesmo jeito que nós tivemos o ‘dia do fogo’, há uma forte suspeita que isso esteja acontecendo de novo. No caso do Pantanal, a gente estava tendo ali a abertura de dez frentes de incêndios por semana. No caso da Amazônia, nós identificamos o mesmo fenômeno. E em São Paulo, não é natural, em hipótese alguma, que em poucos dias você tenha tantas frentes de incêndio envolvendo concomitantemente vários municípios”, afirmou.

O evento citado pela ministra, retoma o ano de 2019, quando, no mês de agosto, entre os dias 10 e 11, foram detectados pelo Inpe 1.457 focos de calor no estado do Pará. Na época, o Ministério Público Federal denunciou a convocação de fazendeiros para uma ação orquestrada que colocaria fogo no bioma, em apoio ao desmonte das políticas ambientais.

De acordo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, além dos 29 inquéritos instaurados na Amazônia e Pantanal, foram abertos mais dois em São Paulo, para apurar evidências de incêndios criminosos que afetam áreas da União.

Fonte: Agência Brasil

Encontro vai conscientizar sobre os benefícios do aleitamento materno

Em celebração ao Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, a Unidade de Saúde de Paul promove, na quinta-feira (29), às 8h30, na Igreja Santa Teresinha, um encontro a fim de informar sobre a importância da amamentação. O Banco de Leite de Vila Velha estará presente na ação.

Voltado para gestantes, lactantes e mães com crianças de até seis meses, residentes dos bairros Paul, Argolas e Atalaia, o evento será conduzido pela equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde. Os participantes vão poder esclarecer dúvidas sobre o aleitamento materno e também compartilhar as suas experiências.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade.

Serviço:
Encontro sobre a importância do aleitamento materno
Data: quinta-feira (29), às 8h30
Local: Igreja Santa Teresinha (Rua da Lancha, 341 – Paul, Vila Velha)
Sem necessidade de agendamento prévio

Atividades em escola marcam a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual

Entre os dias 28 e 30 de agosto, a Umei Julierme da Cruz Dias, localizada em Alecrim, realizará uma série de ações especiais para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento tem como objetivo conscientizar e sensibilizar os mais de 400 alunos da instituição sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

As atividades ocorrerão nos dois turnos escolares, com início às 8h30 pela manhã e às 14h à tarde. A programação será aberta com a apresentação da peça teatral “Uma Joaninha Diferente”, baseada na obra da autora Regina Célia Melo. A peça, voltada para crianças de 1 a 5 anos, conta a história de uma joaninha sem bolinhas que encontra maneiras inteligentes e criativas de enfrentar o preconceito e a discriminação, oferecendo uma abordagem lúdica sobre a diversidade.

Além da peça teatral, a Umei Julierme da Cruz Dias oferecerá uma sala sensorial, onde os alunos poderão participar de atividades com os olhos vendados para explorar diferentes texturas e cheiros. O espaço também contará com cadeiras de rodas, próteses e outros materiais que possibilitarão aos alunos um contato mais próximo com itens utilizados por pessoas com deficiência.

A programação visa promover um ambiente de aprendizado inclusivo, estimulando a empatia e o respeito entre os alunos e contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Morre o sambista José Carlos, da Escola Novo Império de Vitória

Foto: Redes Social

O samba capixaba está de luto. Isso porque morreu na manhã desta segunda-feira (26), aos 73 anos, o ritmista José Carlos, um dos nomes mais consagrados do samba no Espírito Santo.

Com uma carreira de mais de 40 anos na escola de samba Novo Império, em Vitória, José Carlos acumulou importantes títulos de campeão do Carnaval Capixaba nos anos de 1978, 1980, 1985, 1987, 1988 e 1989.

Em seu perfil oficial no Instagram, a agremiação lamentou a morte do sambista e falou de sua contribuição e importância para a escola Novo Império.

“É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de José Carlos.

Ele foi mais do que um ritmista, foi uma alma que pulsou junto com o coração da nossa escola, dedicando anos de sua vida ao nosso ritmo e à nossa história.

Seu legado e sua paixão pela nossa comunidade jamais serão esquecidos.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos neste momento de dor.

Que sua memória seja sempre lembrada com o carinho e a alegria que ele trouxe para todos nós.

Aos familiares, um abraço apertado da família imperiana.”

A causa da morte do sambista José Carlos não foi informada.

 

Prisão de motorista que atropelou mãe e filha na faixa de pedestres ainda não foi decretada pela Justiça

A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do motorista Wenderson Fagundes Melo de Oliveira, de 20 anos, responsável pelo atropelamento de Laura Beatriz, de 5 anos, e de sua mãe, Mara Núbia, de 36 anos, e está aguardando a decisão do Judiciário. Esse pedido foi formalizado na última sexta-feira (23).

Mara e Laura foram atropeladas na última quarta-feira (21), quando estavam atravessando a faixa de pedestre na Avenida Carlos Lindenberg, em frente ao Pronto-Atendimento (PA) da Glória, localizado em Vila Velha. Wenderson desrespeitou o sinal vermelho.

O pedido de prisão preventiva foi feito após a morte de Laura, que ocorreu na última sexta-feira (23). Wenderson está sendo indiciado pela Polícia Civil por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado, ambos com dolo eventual.

A Polícia Civil divulgou um comunicado informando que está aguardando a decisão judicial para proceder com o cumprimento do mandado.

Na manhã desta segunda-feira (26), foi realizada uma perícia no local para medir a velocidade do veículo. Os resultados dessa perícia serão incorporados ao inquérito policial que está investigando o caso.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comunicou em suas redes sociais que a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do motorista.

Dia do Psicólogo: importância do apoio emocional no tratamento de crianças e adolescentes com câncer

O ambiente hospitalar é sempre um desafio. Faz parte do cuidar, por meio das equipes multidisciplinares, o acolhimento dos pacientes que chegam para tratar alguma enfermidade, o que inclui o apoio emocional e psicológico, que permite levar conforto a quem está em busca da cura.

Nesta terça-feira (27), quando se celebra o Dia Nacional do Psicólogo, o Núcleo de Trabalho em Onco-Hematologia (NT-OH), do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), compreende o tamanho da importância desse apoio emocional no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e a importância da data.

A psicóloga Karina Lombardi da Silva, que atua no Núcleo de Trabalho em Onco-Hematologia, do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, explica que essa abordagem precisa começar logo, a partir do diagnóstico e do primeiro atendimento, no momento em que a criança ou o adolescente e a família são acolhidos para as escutas iniciais.

“É um procedimento fundamental, pois neste momento acontece o primeiro suporte, em que todos poderão expressar suas angústias e preocupações. Além disso, é nesse contato que os profissionais obtêm as informações iniciais que vão ajudá-los a identificar aspectos sobre a estrutura familiar e a rede de apoio, para as percepções e as ideias prévias sobre a doença, o histórico de saúde, a autoimagem e alguns fatores de proteção emocional que podem colaborar no enfrentamento do tratamento, como, por exemplo, a espiritualidade, entre outros que proporcionam a eles sentido de vida”, ressaltou Karina Lombardi da Silva.

Esse apoio emocional e psicológico, a partir do diagnóstico, e as escutas iniciais envolve, em um primeiro momento, o estabelecimento e o fortalecimento do vínculo terapêutico com o paciente e familiares envolvidos nos cuidados. Isso ocorre a partir de conversas sobre temas de interesse da criança ou adolescente, brincadeiras e jogos preferidos, amparo físico (toque terapêutico) e emocional em momentos de crise e durante procedimentos dolorosos, levando sempre em consideração a fase do desenvolvimento do paciente.

Em seguida, são trabalhadas questões referentes ao próprio tratamento e à adaptação às mudanças de rotina necessárias, utilizando os recursos emocionais disponíveis aos próprios pacientes, bem como são elaboradas novas estratégias de enfrentamento que vão ajudá-los a lidar com a atual circunstância da vida e a ressignificá-la, momento em que são abordados os medos e as inseguranças; a visão sobre o futuro e os planos de vida que vêm à tona e são revistos de maneira significativa diante de uma doença ameaçadora à vida.

“A abordagem psicológica leva em consideração os conceitos e os princípios dos cuidados paliativos, que valorizam o trabalho em equipe, a comunicação eficaz, a qualidade de vida e o cuidado integral ao paciente em seus aspectos físicos, mentais, sociais e espirituais, buscando também o alívio dos sintomas envolvidos em todos estes âmbitos”, destaca a psicóloga Karina Silva.

São utilizados, nesse cuidado, desenhos, pinturas, músicas e idas à brinquedoteca, além de saídas com o paciente, em locais de interesse para atividades ao ar livre, dentro e fora do hospital, na companhia da equipe multidisciplinar. As visitas familiares e a comemoração de datas especiais também fazem parte desse cuidado.

Apoio às famílias

As famílias das crianças e adolescentes em tratamento também recebem apoio emocional e psicológico, já que elas são as principais referências de segurança e suporte emocional desses pacientes e costumam ser o indicativo sobre como está a sua condição, além dos próprios sintomas físicos.

“Quando a criança ou o adolescente percebe que seu familiar, em geral, ou o acompanhante, está preocupado e tenso, desperta neles o reconhecimento de que algo sério está acontecendo. Por isso, é necessário orientar esses familiares no sentido de que é preciso conversar com eles de forma verdadeira (em linguagem pertinente à compreensão e à fase do desenvolvimento) sobre o diagnóstico e os procedimentos que serão realizados para o sucesso em busca da cura.

História que ficou na memória

Entre as várias crianças que passaram pelo atendimento da psicóloga, uma delas, diagnosticada com câncer aos oito anos, ficou na memória da profissional. “Essa criança procurava sempre manter o otimismo e raramente se queixava, mesmo diante do sofrimento associado à doença. Sempre se mostrava muito acessível e receptiva. Sua forma de expressão emocional ocorria por meio de desenhos e recortes de folhas em papel. Ela também gostava muito de músicas, principalmente louvores. E foi incentivando isso que se deu o vínculo terapêutico”, disse.

Mas o que chamou a atenção nessa paciente, conta Karina Silva, foi que, mesmo após a intensificação dos sintomas (a criança acabou vindo a óbito), mesmo fragilizada física e emocionalmente, ela fazia de tudo para tentar manter as atividades que gostava (o que foi viabilizado pela psicologia dentro do possível) e mantinha de forma muito intensa a espiritualidade, assim como a mãe (que permaneceu grande parte do tempo como a acompanhante e companheira durante o tratamento). É uma força interior que inspira e uma lição que permanece.

Espírito Santo intensifica esforços para trazer navios de cruzeiros na temporada 2025

A Secretaria do Turismo (Setur) está ampliando seus esforços para reintegrar o Espírito Santo na rota dos cruzeiros marítimos na temporada 2025. Nessa quarta-feira (28), uma equipe técnica da Setur, liderada pelo secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, estará presente no 6º Fórum Clia Brasil, que ocorrerá na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília. O evento, que reúne autoridades e grandes players do mercado de cruzeiros, será palco para discussões sobre as principais tendências e desafios do setor.

O fórum também contará com a presença de representantes dos outros seis estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud): Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Philipe Lemos enfatizou a importância do evento para o fortalecimento das relações com os operadores do setor.

“A participação da Setur no Fórum Clia Brasil é mais um passo estratégico rumo ao desenvolvimento do turismo no Espírito Santo. A inclusão do Estado na rota dos cruzeiros não só diversifica as opções turísticas locais, mas também promove um crescimento econômico, beneficiando diretamente o comércio, a rede hoteleira e os serviços locais. Esse encontro em Brasília é importante para consolidar as negociações e garantir que o Espírito Santo seja, novamente, um ponto de parada obrigatória para os grandes cruzeiros na temporada 2025”, destacou o secretário.

Viabilidade confirmada

A Setur concluiu um estudo técnico de simulação, realizado nas instalações da USP, que confirmou a viabilidade de atracar navios de cruzeiro em Vitória. O estudo incluiu análises de risco detalhadas, utilizando técnicas para identificação, caracterização, quantificação e avaliação de perigos associados à operação.

A confirmação da viabilidade abre novas perspectivas para o turismo capixaba. Cada cruzeiro traz, em média, 2.500 passageiros, com um gasto estimado de R$100 por pessoa durante uma estadia de duas diárias. Isso pode gerar um impacto econômico de R$500 mil por navio.

Com a previsão de receber cerca de 40 escalas de transatlânticos durante a temporada de cruzeiros, que se estende de dezembro a março, a expectativa é de que o Espírito Santo registre um impacto econômico total de aproximadamente R$20 milhões. Este resultado reforça o potencial do Estado como um destino turístico de destaque no cenário nacional e internacional.

Hemoes Vitória registra baixa no estoque de Sangue RH e solicita doações

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), enfrenta uma baixa no estoque de sangue na unidade de Vitória, nesta segunda-feira (26). A urgência na captação é para doadores de sangue A, B e O negativos.

A diretora da unidade, Marcela Murad, faz um apelo para que as pessoas compareçam para a realização da doação na unidade de Vitória. “O sangue é um recurso insubstituível, e a doação é um gesto de amor que pode salvar vidas. Pacientes em tratamento de câncer, vítimas de acidentes graves, pessoas submetidas a cirurgias de grande porte e aqueles que sofrem de doenças crônicas, como a anemia falciforme, estão entre os que mais precisam desse ato de generosidade, seja um doador e ajude a salvar vidas”, ressalta a diretora Marcela Murad.

O fator RH negativo é relativamente raro, o que torna ainda mais crucial a contribuição da comunidade.

Para ser um doador de sangue é necessário que você tenha entre 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.  Pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, e não ter doenças transmissíveis de forma venosa.

Importante ressaltar que, doadores voluntários com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.

Para mais informações sobre a doação de sangue, acesse: https://hemoes.es.gov.br/quem-pode-e-quem-nao-pode-doar

Serviço:

Doação de sangue no Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, Vitória – ES

Horário de Funcionamento: O Hemoes funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.

 

Confira o estoque de bolsas de sangue nesta segunda-feira (26):

 ABABO
 NEGPOSNEGPOSNEGPOSNEGPOS
Estoque Atual0346063305720358
Estoque Ideal121000404043624152

Pardal recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular

O aplicativo Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e utilizado em todo o país, já está apto a receber denúncias de propaganda eleitoral irregular relativas ao pleito municipal. As publicidades de campanha tiveram início no último dia 16, e até a última sexta-feira (23), o app já contabilizava 293 registros vindos apenas do Espírito Santo.

Para o promotor da 52ª Zona Eleitoral, Sérgio Alves Pereira, o programa está inserido dentro do contexto de modernidade do século XXI. De acordo com ele, desde as primeiras eleições brasileiras, “(…) o processo eleitoral veio se modernizando, se dinamizando e criando instrumentos para que cada vez mais todo o sistema eleitoral seja mais confiável, [e] tenha a credibilidade de expressar a verdadeira vontade do eleitor”.

Pereira explica que o sistema recebe denúncias de qualquer irregularidade ou desvio que possa “viciar a vontade do eleitor”.  Dessa forma, “qualquer cidadão que tenha acesso ao sistema poderá comunicar aos órgãos de fiscalização que serão tomadas medidas cabíveis”, afirma o promotor.

No estado, segundo dados da funcionalidade “Pardal Web”, já foram recebidas até o momento 195 denúncias para o cargo de vereador, 37 para o cargo de prefeito e quatro para o cargo de vice-prefeito. O município com o maior número de registros foi Vitória (64), seguido por Cariacica (45) e Serra, com 37 apontamentos de irregularidades. Nas eleições municipais de 2020, o Espírito Santo registrou um total de 5.564 denúncias.

“Olha, a principal denúncia que nós temos recebido e com a experiência também de eleições é a utilização do espaço público, de órgãos públicos, de maneira indevida para propaganda eleitoral. Muitos candidatos estão aí para reeleição, né? (…) Nesse processo, a utilização do espaço público para divulgar seus feitos, muitas vezes, pode contaminar esse ato de propaganda eleitoral e transformá-lo em irregularidade”, aponta o promotor.

Efeito outdoor

Sérgio Pereira acrescenta que situações corriqueiras, como a aglomeração de carros adesivados em estacionamentos de repartições públicas, por exemplo, pode caracterizar irregularidade, pois criaria o efeito outdoor.

“Dessa maneira, um ou dois carros que não formam um grande número de veículos (…), isso não há qualquer problema. Mas, quando você vê que um grande número de servidores utilizando desse espaço em que há um grande fluxo de pessoas, um grande fluxo de público, acaba por acontecer aquilo que nós chamamos de efeito outdoor. E esse efeito outdoor é proibido pela Justiça Eleitoral e deve ser combatido”, explica o promotor.

As denúncias feitas pelo aplicativo Pardal são seguramente sigilosas e podem ser feitas por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. O cidadão também pode optar pelo anonimato.

“Esse é o fundamento do sistema Pardal, que é o anonimato. O eleitor muitas vezes pode achar que, através das contas e-título ou gov.br, poderá ser identificado, mas não, esse acesso através desses dois outros sistemas é apenas para garantir que as informações não são de uma pessoa que está se passando por outra, para dar confiabilidade ao sistema. Mas a identificação do eleitor, aquele que informa a irregularidade, ela é extremamente preservada, para que ele tenha todas as condições de poder divulgar com imparcialidade”, frisa Pereira.

Novidades

Neste ano, além dos registros de irregularidades tradicionais, eleitores podem denunciar desvios em campanhas feitas pela internet, como em redes sociais, por exemplo. Ademais, apesar de o aplicativo Pardal ser voltado exclusivamente para denúncias de propaganda eleitoral irregular, outro serviço pode ser acionado por meio dele: o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade).

A plataforma é dedicada a receber, analisar e encaminhar denúncias relacionadas às informações falsas eleitorais, uma de forma totalmente on-line e outra via telefone, pelo  número 1491. Se consideradas válidas, as denúncias serão enviadas à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao TRE-ES ou à juíza ou ao juiz eleitoral responsável.

Para o promotor da 52ª Zona Eleitoral, as notícias falsas trazem prejuízos ao processo eleitoral. “Desinformação é aquela manifestação que muitas vezes se dá em grupos de redes sociais e que não há acesso a todas as pessoas, como o WhatsApp. Nesses grupos, muitas vezes se notificam mensagens que trazem prejuízo ao processo eleitoral. Por exemplo: ‘as urnas eletrônicas não funcionam’; ‘as urnas eletrônicas são fraudadas’. (…) Todas essas notícias acabam por trazer prejuízo ao bom funcionamento das eleições”, pontua.

Sérgio conclui que todas as ferramentas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral “têm o propósito de garantir que no dia das eleições tudo venha a funcionar de maneira perfeita”.

Scroll to top