Dia: 4 de outubro de 2024

Projeto de Lei visa transformar trecho de Guarapari em ponto turístico oficial

Um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Theodorico Ferraço (PP), visa reconhecer um trajeto conhecido como “Rota das Águas”, localizado no município de Guarapari, como ponto turístico do litoral.

De acordo com a iniciativa, a rota interliga as comunidades de Bahia Nova, Santa Rita, Santa Luíza, São Félix, Cabeça Quebrada, São Miguel, Pedreira, Alto São Miguel e Rio da Prata.

O objetivo da proposta, segundo o parlamentar, é o fortalecimento do turismo e a geração de emprego e renda nas comunidades locais.

“A área rural de Guarapari tem se desenvolvido com o surgimento de um grande número de agroindústrias, restaurantes e comércios rurais, sendo que as regiões que compõem a Rota das Águas também possuem belas paisagens, incluindo as dezenas de nascentes de água e cachoeiras, dentre outros, que atraem muitos turistas”, destaca Ferraço.

Caso o PL seja aprovado e virar lei, a nova legislação entra em vigor na data de sua publicação em diário oficial.

Andamento

A matéria foi lida no Expediente da sessão ordinária do dia 3 de setembro e encaminhada para as comissões de Justiça, Turismo e Finanças.

Seleção Brasileira feminina é convocada para amistoso contra a Colômbia, no Kleber Andrade

A seleção brasileira feminina de futebol, que fará dois amistosos no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, diante da Colômbia, nos próximos dias 26 e 29 de outubro, foi convocada nesta sexta-feira (04), em coletiva de imprensa realizada no Hotel Golden Tulip, em Vitória.

Em Cariacica, será a primeira vez que a seleção feminina entrará em campo após a conquista da medalha de prata na Olimpíada de Paris, em agosto. O anúncio das 26 jogadoras convocadas foi feito pelo técnico Arthur Elias (confira a lista completa no fim do texto). Entre as convocadas, o treinador trouxe novidades: sete atletas que ainda não haviam sido chamadas por ele, sendo elas Isa Haas, Kaká, Camilinha, Micaelly, Dudinha, Vic Albuquerque e Gio Queiroz.

“Gostaria de explicar alguns critérios para essa convocação. Estamos chamando jogadoras novas porque quero ter um ‘olhar para frente’. Vamos cuidar da chegada delas à seleção. Quero que essas atletas estejam inseridas nesse contexto”, afirmou o técnico Arthur Elias.

O evento também contou com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes; com o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu; da coordenadora técnica das seleções femininas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Cris Gambaré; e do presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo, Gustavo Vieira, além da jogadora do Corinthians Tamires, que esteve nos Jogos de Paris, mas não foi convocada por estar se recuperando de uma lesão.

Na véspera da convocação, na quinta-feira (03), o treinador Arthur Elias e a coordenadora Cris Gambaré visitaram o Kleber Andrdade e também os centros de treinamentos do Sindpol e da Aest, ambos na Serra, para decidir a programação de treinos e ver as condições do estádio para receber as partidas. “Gostei muito da estrutura do Kleber Andrade. É uma grande satisfação estar aqui no Espírito Santo para a realização desses dois amistosos”, destacou Cris Gambaré.

Os confrontos diante da Colômbia dão início à fase de preparação da seleção feminina para a disputa da Copa América, no Equador, em 2025, e, principalmente, para a Copa do Mundo do Brasil, em 2027. O Espírito Santo já se candidatou a ser sede para treinos de seleções durante o Mundial, como aconteceu na Copa do Mundo masculina de 2014, quando Austrália e Camarões treinaram no Estado.

Veja a lista completa das jogadoras convocadas para os amistosos contra a Colômbia:

GOLEIRAS

Lorena (Grêmio)

Natascha (Palmeiras)

Taina (América-MG)

ZAGUEIRAS

Isa Hass (Internacional)

Kaká (São Paulo)

Lauren (Atlético de Madrid-Espanha)

Tarciane (Houston-EUA)

Vitória Calhau (Cruzeiro)

LATERAIS

Bia Menezes (São Paulo)

Camilinha (São Paulo)

Fê Palermo (Palmeiras)

Yasmin (Corinthians)

MEIA-CAMPISTAS

Angelina (Orlando Pride-EUA)

Duda Sampaio (Corinthians)

Laís Estevam (Palmeiras)

Yaya (Corinthians)

ATACANTES

Adriana (Orlando Pride-EUA)

Amanda Gutierres (Palmeiras)

Dudinha (São Paulo)

Gabi Portilho (Corinthians)

Giovanna (Atlético de Madrid-Espanha)

Kerolin (North Caroline Courage-EUA)

Ludmila (Chicago Red Stars-EUA)

Micaelly (Ferroviária)

Priscila (América-México)

Vic Albuquerque (Corinthians)

Ministério da Agricultura proíbe a comercialização de 11 marcas de azeite de oliva

Foto: Pexels

Consumidores precisam ficar atentos na hora de comprar azeite de oliva no mercado. Isso porque 11 diferentes marcas do produto foram consideradas impróprias para o consumo segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

As marcas de azeite consideradas impróprias são: Málaga, Rio Negro, Carcavelos, Cordilheira, La Ventosa, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Pérola Negra e Quinta de Aveiro.

O motivo da suspensão do uso é o fato dos produtos estarem em desacordo com as diretrizes estabelecidas pela Instrução Normativa nº 01/2012. Os azeites foram analisados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. Outro motivo que contribuiu para a suspensão são as empresas que são responsáveis pelo produto estarem sem registro ativo na Receita Federal.

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), havia suspendido a comercialização de azeite de oliva das marcas Serrano e Cordilheira por também estarem em desacordo com as normas de instrução.

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que outras marcas de azeite de oliva já estão sendo analisadas e que em breve, uma nova lista será divulgada. O Ministério ressaltou ainda que supermercados e atacadistas que comercializarem produtos desclassificados e de procedência desconhecida poderão ser responsabilizados de acordo com o Decreto nº 6.268/2007.

O azeite de oliva é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, ficando atrás apenas do pescado, segundo dados do Mapa.

Vitória recebe festival de vinho neste mês de outubro

A capital capixaba terá a honra de sediar, pela primeira vez, o evento Vinho na Vila, que vai apresentar cerca de 200 rótulos de vinhos brasileiros nos dias 26 e 27 de outubro. O evento ocorrerá no Ítalo Lounge, a área de eventos do Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi. Os ingressos já estão disponíveis e incluem uma taça de cristal, uma ecobag, água à vontade e degustação de vinhos.

Serão 15 vinícolas de diversas regiões do Brasil presentes, com a programação principal focada em sessões de degustação — três no sábado e duas no domingo.

Além dos vinhos, os visitantes poderão saborear opções gastronômicas, explorar uma feirinha de artesanato, e aproveitar um winebar exclusivo com tábua de queijos e frios, drinks e vinhos em taça. A atmosfera contará com música ao vivo, incluindo jazz e bossa nova, além de masterclasses e palestras sobre o mundo dos vinhos.

Um dos destaques do evento será a presença de vinícolas boutique. “Contaremos com vinícolas premiadas, como a Arte Viva, do Rio Grande do Sul, que utiliza barris de madeira brasileira para amadurecer seus vinhos”, explica Larissa.

A vinícola Miolo, famosa por seus rótulos premiados, e a Garbo, dirigida por jovens empreendedores, também estarão no evento. Outro nome importante é a Fin, da região das Missões, no Rio Grande do Sul, especializada na uva Tannat, que já conquistou o título de melhor vinho tinto brasileiro na Wine Weekend de 2016.

As sessões de degustação, com duração média de 3 horas, apresentarão 15 vinícolas de diferentes terroirs do Brasil, incluindo as gaúchas Arte Viva, Vinícola Fin, Miolo e Dom Cândido, além de vinhos de Goiás com a Vinícola Monte Castelo. As degustações acontecerão no sábado, nos horários das 11h às 15h; 15h às 18h; e 19h às 22h, e no domingo, das 12h às 15h e das 16h às 19h.

O local oferece conforto aos visitantes, com ar-condicionado e fácil acesso às margens do mar, permitindo que os clientes visitem os estandes da área restrita, degustem à vontade e interajam com produtores, enólogos e representantes, aprendendo mais sobre os vinhos e recebendo dicas de harmonização.

Serviço:

Vinho na Vila Vitória 2024

Data: 26 e 27 de outubro
Local: Ítalo Lounge – Clube Ítalo Brasileiro (Rua Renato Nascimento Daher Carneiro, 1036 – Ilha do Boi, Vitória)
Ingressos: R$ 120 (lote promocional) e R$ 150 (1º lote)
Vendas: https://www.ingresse.com/vinho-na-vila-2024-vitoria/

Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado (05)

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O eleitor que pretende votar usando o título de eleitor digital deve baixar o aplicativo e-Título até este sábado (5). 

Neste domingo (06), dia da votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso só será retomado na segunda-feira (07).

O aplicativo é gerido pela Justiça Eleitoral e pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, além de permitir a realização da justificativa pela ausência na votação.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android. Em seguida, o usuário deve preencher os dados pessoais solicitados e validar o acesso ao aplicativo.

Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e estar atualizado.

O eleitor também poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.

No dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine de votação portando o aparelho celular, que deverá ser deixado com os mesários.

Fonte: Agência Brasil

Saiba o que é proibido ou permitido na reta final das Eleições 2024

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

As Eleições Municipais 2024 serão realizadas no próximo domingo (06). O Calendário Eleitoral, definido pela Resolução nº 23.738/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estabelece as datas, prazos e o que é permitido no período eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) disponibilizou o Guia da Propaganda Eleitoral para consulta pública.

Veja o que o calendário prevê para o fim de semana da eleição:

5 de outubro (sábado, véspera do 1º turno)

Último dia, até às 22h, para utilização de alto-falantes ou amplificadores de som por parte de candidatos.

Último dia, até às 22h, para a distribuição de material gráfico, realização de carreatas e passeatas.

A partir dessa data, colecionadores, atiradores e caçadores ficam proibidos, de transportar armas e munições.
Data em que a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realiza o sorteio das seções que serão auditadas no 1º turno.

6 de outubro (domingo, 1º turno das Eleições)

A partir das 7h: instalação das seções eleitorais e emissão da Zerésima das urnas eletrônicas.

8h às 17h: funcionamento das seções de votação e mesas receptoras de justificativa.

No mesmo horário da votação será realizado o Teste de Integridade nas urnas eletrônicas sorteadas pelo TRE-ES.

A partir das 17h: emissão dos boletins de urna pelas seções e início da divulgação dos resultados pela Justiça Eleitoral.

O TRE-ES elaborou também o Guia da Propaganda Eleitoral, que resume as principais condutas permitidas e vedadas a eleitores, candidatos e veículos de mídia no que se refere a propaganda eleitoral para o dia 6 de outubro.

Clique aqui para acessar a cartilha.

X informa ao STF que pagou multa de R$ 28,6 milhões e pede desbloqueio

A rede social X informou nesta sexta-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que pagou a multa de R$ 28,6 milhões para voltar a operar no Brasil. 

Na mesma petição, que foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, a empresa solicitou o desbloqueio da plataforma.

Após receber o documento, Moraes determinou à Secretaria Judiciária do STF que certifique o pagamento da multa. Em seguida, o ministro deve avaliar o pedido de desbloqueio.

O valor total das multas devidas pelo X envolve R$ 18 milhões que foram bloqueados nas contas do X e da Starlink, empresa que também é de propriedade de Elon Musk, mais R$ 10 milhões pelo acesso que foi permitido por meio da plataforma Cloudflare e R$ 300 mil que foram aplicados contra a advogada Rachel Villa Nova, representante legal da rede.

No mês passado, Moraes retirou o X do ar após a empresa fechar seu escritório do Brasil, condição obrigatória para qualquer firma funcionar no país.

O bilionário Elon Musk, dono da rede social, anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.

Fonte: Agência Brasil

Sinalização turística transforma Espírito Santo em destino mais acessível

Com o programa Caminhos do Turismo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), tem investido fortemente na melhoria da infraestrutura viária, priorizando áreas de grande potencial turístico. A iniciativa visa não apenas a aprimorar a mobilidade dos turistas, mas também a promover o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida das comunidades locais.

A proposta do programa é modernizar as estradas e facilitar o acesso a destinos turísticos em regiões rurais e urbanas. Além de melhorar a segurança viária, o Caminhos do Turismo incentiva o agroturismo, transformando propriedades rurais em pontos de visitação. Dessa forma, cria-se uma cadeia de oportunidades de emprego e geração de renda, fortalecendo a economia local e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões atendidas.

Em dezembro de 2023, a Setur concluiu a sinalização turística no município de Fundão, facilitando o acesso de visitantes aos principais pontos turísticos da cidade. Já em 2024, os municípios de Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Irupi, Jerônimo Monteiro e Muqui receberam investimentos em sinalização, ampliando o leque de destinos turísticos bem estruturados no Espírito Santo.

Medida inédita

Outro marco significativo do programa será o lançamento, em novembro deste ano, de uma Ata de Registro de Preço (ARP) para a sinalização turística em todo o Estado. Essa medida inédita no Espírito Santo permitirá maior agilidade e eficiência na contratação de serviços de sinalização, beneficiando diversas regiões turísticas com melhorias no acesso e na visibilidade dos atrativos.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, destaca a relevância da iniciativa: “A sinalização turística é uma ferramenta essencial para tornar nossos destinos mais acessíveis, seguros e atrativos aos visitantes. O Caminhos do Turismo tem desempenhado um papel fundamental ao integrar nossas regiões, promover o turismo rural e valorizar as belezas naturais do Espírito Santo. Com a nova Ata de Registro de Preço, vamos ampliar esses avanços, garantindo que todas as nossas regiões estejam sinalizadas e prontas para receber turistas de forma organizada e segura”, afirmou.

Hospital Estadual Alceu Melgaço alcança a meta de cirurgias eletivas do ano

O Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco, atingiu a meta de cirurgias eletivas estabelecida à unidade no Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES), da Secretaria da Saúde (Sesa), para o ano de 2024. De janeiro a setembro, foram realizadas 3.340 cirurgias eletivas no hospital.

A meta estipulada para o ano em todo o Espírito Santo é realizar 125 mil cirurgias eletivas.  Até início de setembro, já tinham sido realizados 100.068 procedimentos. As cirurgias eletivas são as que podem ser programadas, que não são consideradas de urgência. Para executar o OperaES, a Sesa conta com serviços em 35 hospitais, entre rede própria e contratualizada.

O Hospital Alceu Melgaço foi o primeiro hospital da rede própria a atingir a meta anual, que para a unidade foi de 3.300 procedimentos. Neste ano, além dos procedimentos que já eram realizados no hospital, como cirurgias ortopédicas, de cabeça e pescoço e urológicas, a unidade passou a realizar cirurgias gerais e ginecológicas por vídeo e também cirurgias plásticas.

“Gostaria de expressar nossa profunda gratidão a todos os profissionais de saúde, colaboradores que, com dedicação e comprometimento, tornaram este feito possível. Cada esforço, cada desafio superado e cada vida impactada nos enche de orgulho e reforça a importância do trabalho em equipe e do serviço público de qualidade”, destacou o diretor-geral do hospital, Marcos Vinicius Pimenta da Rocha.

Neste ano, o HDAMF foi um dos contemplados com a compra de 20 unidades de Torre de Videocirurgia para equipar centros cirúrgicos de hospitais da rede estadual. O hospital recebeu uma Torre de Vídeo e instrumentos adequados para realização de cirurgias gerais e ginecológicas por vídeo.

“Essas iniciativas, somadas ao reforço da equipe e à ampliação das especialidades, têm sido fundamentais para o alcance das metas e o sucesso contínuo do hospital no atendimento de cirurgias eletivas. Este marco representa o alívio e a esperança para os pacientes que aguardavam por seus procedimentos”, declarou o diretor administrativo do HDAMF, Leonardo Cezar Viana.

Frente fria chega no Espírito Santo; confira a previsão para o final de semana

Foto: Freepik

O primeiro fim de semana de outubro deve ser marcado por chuvas no Espírito Santo, conforme informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Nesta sexta-feira (04), o dia começa com poucas nuvens e calor, mas a aproximação de uma frente fria trará chuvas e trovoadas na Região Sul e em parte da Região Serrana à tarde. No final do dia, a chuva deve se espalhar pela Grande Vitória e pelo sul da Região Noroeste, enquanto as demais regiões terão aumento de nuvens durante a noite, embora sem previsão de chuvas. O Incaper também ressalta a possibilidade de ventos moderados, com rajadas em alguns momentos devido à passagem da frente fria.

No sábado (05), a umidade trazida pelos ventos costeiros após a frente fria resultará em um dia nublado em todo o estado, com chances de chuva, especialmente nas regiões Central e Sul, enquanto na Região Norte e Noroeste a chuva será menos frequente. As temperaturas também cairão, com mínimas podendo atingir 12ºC na Região Serrana.

A instabilidade deve perder força no domingo (06), com a saída da frente fria. Espera-se chuva fraca pela manhã na Grande Vitória, bem como nas regiões Norte, Nordeste e parte da Noroeste, com uma tendência de tempo mais aberto ao longo do dia. Não há expectativa de chuvas nas outras áreas do estado, e as temperaturas devem subir, com ventos moderados no litoral.

Confira a previsão do tempo para o fim de semana:

Sexta-feira (04)

– Grande Vitória: Céu limpo durante o dia, com chuva à noite. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 32 °C.
– Região Sul: Céu limpo até a manhã, com pancadas de chuva à tarde. Mínima de 18 °C e máxima de 35 °C nas áreas baixas; mínima de 16 °C e máxima de 30 °C nas áreas altas.
– Região Serrana: Céu claro pela manhã, com chuvas à tarde. Mínima de 20 °C e máxima de 30 °C nas partes baixas; mínima de 13 °C e máxima de 29 °C nas partes altas.
– Região Norte: Céu limpo durante o dia, aumento de nuvens à noite. Mínima de 19 °C e máxima de 33 °C.
– Região Noroeste: Céu claro até a manhã, com chuvas à noite no sul. Mínima de 21 °C e máxima de 33 °C nas áreas baixas.
– Região Nordeste: Céu limpo durante o dia, com aumento de nuvens à noite. Mínima de 22 °C e máxima de 32 °C.

Sábado (05)

– Grande Vitória: Nuvens variando e chuvas durante o dia. Mínima de 22 °C e máxima de 30 °C.
– Região Sul: Nuvens variando e chuvas ao longo do dia. Mínima de 17 °C e máxima de 28 °C nas áreas baixas; mínima de 15 °C e máxima de 24 °C nas áreas altas.
– Região Serrana: Nuvens variando e chuvas ao longo do dia. Mínima de 20 °C e máxima de 27 °C nas partes baixas; mínima de 12 °C e máxima de 25 °C nas partes altas.
– Região Norte Nuvens variando e chuvas fracas em alguns momentos. Mínima de 19 °C e máxima de 31 °C.
– Região Noroeste: Nuvens variando e chuvas fracas em alguns momentos. Mínima de 22 °C e máxima de 30 °C.
– Região Nordeste: Nuvens variando e chuvas ao longo do dia. Mínima de 22 °C e máxima de 30 °C.

Domingo (06)

– Grande Vitória: Chuvas fracas na madrugada e manhã, tempo aberto à tarde. Mínima de 19 °C e máxima de 30 °C.
– Região Sul: Céu limpo, sem previsão de chuvas. Mínima de 15 °C e máxima de 32 °C nas partes baixas; mínima de 13 °C e máxima de 27 °C nas partes altas.
– Região Serrana: Céu limpo, sem previsão de chuvas. Mínima de 18 °C e máxima de 29 °C nas partes baixas; mínima de 10 °C e máxima de 28 °C nas partes altas.
– Região Norte: Chuvas fracas pela manhã, tempo aberto à tarde. Mínima de 17 °C e máxima de 29 °C.
– Região Noroeste: Chuvas fracas pela manhã, tempo aberto à tarde. Mínima de 20 °C e máxima de 32 °C.
– Região Nordeste: Chuvas fracas pela manhã, tempo aberto à tarde. Mínima de 20 °C e máxima de 28 °C.

Scroll to top