Dia: 25 de outubro de 2024

Debate: “Weverson Meireles x Pablo Muribeca”

Hoje é o dia do debate entre os dois candidatos a prefeito do município de Serra, uma grande oportunidade de consolidar o resultado do primeiro turno ou iniciar uma virada marcante.

Continue Reading

ES ganha política de hortas domésticas e comunitárias

Foto: Ales

O Espírito Santo passa a contar, em sua legislação, com um programa de incentivo a hortas domésticas e comunitárias. A proposta apresentada pelo deputado Gandini (PSD) em 2019 foi sancionada pelo governador Renato Casagrande (PSB) e publicada no Diário Oficial (DIO-ES) desta quinta-feira (24).

A lei de Gandini define como horta doméstica aquela cultivada nas residências particulares e comunitária a cultivada em conjunto por moradores de uma mesma circunscrição urbana ou rural.

O programa terá por finalidades: proporcionar economia no orçamento familiar; melhorar o padrão alimentar da população; promover a valorização do cultivo doméstico e do local onde as famílias vivem; facilitar a oferta de itens alimentícios nutritivos à população em geral.

A nova norma foi sancionada com veto parcial. O Poder Executivo considerou que o artigo 2º – que define algumas ações da política – invadia assuntos de competência do governador, ao criar obrigações para o próprio Executivo. O veto ainda será analisado pelos deputados estaduais, mas a lei já está em vigor.

“O plantio de alimentos orgânicos, além de trazer benefícios incontestáveis à saúde, gera significativa economia no orçamento doméstico da população”, defende Gandini.

Serra vai ter ônibus gratuito neste domingo (27), no 2° turno das eleições

Neste domingo (27), vai ocorrer o 2º turno das Eleições 2024 no município da Serra. Porém, os eleitores da região vão poder contar com transporte público gratuito para chegar até as zonas eleitorais. Os ônibus do sistema Transcol que saem dos bairros até os terminais da cidade trafegarão com isenção de tarifa ente os horários de 7h até às 18h. A informação sobre a gratuidade do transporte público foi anunciada nesta sexta-feira (25), pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-es), que ressaltou ainda que, em caso de aumento de demanda, haverá ônibus extras nos terminais de Laranjeiras, Jacaraípe e Carapina.

Durante o 1º turno das eleições municipais, as linhas do sistema Transcol também trafegaram gratuitamente em todas as regiões da Grande Vitória.

2º turno das Eleições 2024 na Serra

Nas eleições municipais da Grande Vitória, os prefeitos das cidades de Vitória, Vila Velha e Cariacica conseguiram ser reeleitos no 1º turno. Porém, o mesmo não aconteceu no município da Serra, pois os dois principais candidatos, Weverson Meireles (PDT) e Pablo Muribeca (Republicanos), não conseguiram atingir o percentual necessário para se elegerem.  Weverson alcançou 39,66% dos votos válidos, enquanto que Muribeca obteve 25,20%. Com isso, a propaganda eleitoral foi retomada no último dia 7 de outubro na cidade serrana, entretanto, apenas com transmissão das campanhas para a rádio, uma vez que o município não possui emissora local de televisão. A propaganda eleitoral na Serra termina nesta sexta-feira (25). A partir desta data, somente ações de campanhas como alto-falantes ou amplificadores de som poderão funcionar até sábado (26), das 8h às 22h. A votação do 2º das eleições da Serra ocorrerá neste domingo (27), das 8 às 17 horas. Já a posse para o mandado, que vai de 2025 até o fim de 2028, acontece em 1º de janeiro.

Planeta pode aquecer 3,1ºC a 3,6ºC com emissões de gases

Manter o aquecimento global em 1,5 grau Celsius (ºC) ainda é possível, mas para isso, os países precisam reduzir em 42% as atuais emissões de gases do efeito estufa, até 2030, e 57%, até 2035. A conclusão é do Relatório sobre Lacuna de Emissões 2024, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), nessa quinta-feira (24).

“A continuação do esforço de mitigação com as atuais políticas levam o aquecimento global a um máximo de 3,1°C ao longo do século, com 66% de probabilidade, e ainda resta 10% de probabilidade de que o aquecimento possa exceder 3,6°C”, destaca o relatório.

O estudo aponta ainda que os compromissos assumidos pelos signatários do Acordo Paris, em suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para 2030, não estão sendo cumpridos. E também seriam insuficientes para alcançar a meta de manter a temperatura do planeta em 1,5 ºC acima do período pré-industrial.

De acordo com o relatório, o estrito cumprimento das NDCs até 2030 ainda resultaria em uma elevação de temperatura de 2,6 ºC. Esse cenário ocorreria com o cumprimento tanto das metas incondicionais, ou seja, que devem ser cumpridas obrigatoriamente, quanto das metas que foram condicionadas à disponibilidade de financiamento internacional.

A implementação apenas das NDCs incondicionais levaria o mundo a temperaturas 2,8 ºC mais elevadas. Já as atuais políticas conduziriam o planeta a 3,1°C de aquecimento.

Tempo

Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, é necessário agir agora, começando durante a próxima rodada de negociações que ocorrerá entre os dias 11 e 22 de novembro, na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29). “Estamos sem tempo. Fechar a lacuna de emissões significa fechar a lacuna de ambição, a lacuna de implementação e a lacuna financeira”, reforça.

O prazo máximo para a atualização das NDCs é fevereiro de 2025, antes da 30ª COP, que ocorrerá em Belém do Pará, no Brasil. Nas novas metas, o ano de 2019 passa a ser a referência para os compromissos de emissões de gases do efeito estufa pelos países.

Em um cenário com essa nova referência e para limitar o aquecimento global em menos de 2ºC, o relatório indica que as emissões precisariam cair 28% até 2030 e 37% até 2035. Os pesquisadores destacam ainda que as consequências no atraso das ações para viabilizar essa limitação já implicam em consequências que distanciam o planeta desse cenário, como o recorde de 57,1 gigatoneladas de CO₂ equivalente em emissões, atingido em 2023.

“Há uma ligação direta entre o aumento das emissões e os desastres climáticos cada vez mais frequentes e intensos. Em todo o mundo, as pessoas estão pagando um preço terrível. Emissões recordes significam temperaturas marinhas recordes que potencializam furacões monstruosos; o calor recorde está transformando as florestas em barris de pólvora e as cidades em saunas; chuvas recordes estão resultando em inundações bíblicas”, alerta Guterres.

Caminhos

Além de apontar os cortes necessários nas emissões, o relatório indica ainda possíveis caminhos, como o potencial de redução de 27% nas emissões em 2030 e 38% em 2035, com o incremento de tecnologias solar e eólica na geração de energia. Melhorar a gestão de florestas, com redução do desmatamento e aumento do reflorestamento tem potencial de reduzir as atuais emissões em 19% em 2030 e 20% em 2035, afirmam os pesquisadores.

Custo

Também foram calculados os investimentos necessários para financiar o caminho global até as emissões líquidas zero em 2050. De acordo com o relatório, seriam necessários US$ 0,9 a 2,1 trilhões por ano, de 2021 a 2050, “o que é substancial, mas administrável no contexto mais amplo da atual economia global e mercados financeiros de quase US$ 110 trilhões mercados financeiros”, destaca o relatório.

 

Fonte: Agência Brasil

Ações de sustentabilidade do Judiciário foram temas centrais de evento internacional

Diante dos eventos climáticos extremos e seus impactos sociais, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu nesta semana, 23 e 24/10, a 1.ª Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário. Os desembargadores Raphael Câmara e Jorge Henrique Valle e o juiz Flávio Jabour Moulin representaram o TJES neste debate urgente em busca de soluções.

A recomendação para que tribunais e promotorias de Justiça priorizem inquéritos e ações judiciais voltados à punição de infrações ambientais esteve em pauta. Durante o evento, foi assinado o Pacto Nacional de Sustentabilidade para o Sistema de Justiça, consolidando o compromisso do Judiciário com um futuro mais justo e sustentável.

A Conferência contou também com a presença do presidente do CNJ e Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e com o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, que assinaram o acordo relativo à questão ambiental.

O CNJ vem implementando iniciativas para promover e defender a sustentabilidade em todo o Sistema de Justiça. Entre elas, recentemente, o órgão aprovou recomendação conjunta, com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para que tribunais e promotorias de Justiça priorizem inquéritos e ações judiciais voltados à punição de infrações ambientais.

O especialista em sustentabilidade e defensor dos critérios ambientais, sociais e de governança, conhecidos pela sigla ESG, Paul Clements-Hunt, participou da mesa Sustentabilidade na Perspectiva Global. Ele foi chefe da iniciativa financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e mobilizou os maiores investidores mundiais a agirem nas questões globais, considerando questões ambientais e sociais no processo de investimento.

Assembleia fecha no Dia do Servidor Público

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai fechar na segunda-feira (28) em função do Dia do Servidor Público. Vale destacar que o setor de serviços aos cidadãos, o Espaço Assembleia Cidadã, também terá as atividades suspensas nesse dia, considerado ponto facultativo. O Legislativo retorna ao funcionamento normal na terça-feira (29), das 7 às 19 horas.

Dentre os serviços que não funcionarão na segunda estão a Procuradoria Especial da Mulher, o núcleo da Defensoria Pública, o Posto de Identificação Civil (para a emissão da Carteira de Identidade), a Delegacia do Consumidor (Decon), o Procon Assembleia e a Biblioteca da Ales. Além disso, também estarão suspensas as atividades parlamentares e administrativas da Casa.

O Dia do Servidor Público consta no calendário de feriados e pontos facultativos deste ano. publicado por meio do Ato 2.602/2023, no Diário do Poder Legislativo. O ato prevê que setores que desempenham serviços essenciais mantenham as atividades mesmo na data festiva.

Iema inicia projeto para preservação de Abelhas Nativas

A Reserva Biológica Duas Bocas, em Cariacica, recebeu representantes de Unidades de Conservação (UCs) estaduais para uma série de atividades práticas e teóricas com foco na preservação e manejo de abelhas nativas sem ferrão do Espírito Santo. O encontro, realizado entre essa terça-feira (22) e esta quinta-feira (24), marca o início do projeto “Na Trilha das Melíponas: Conhecendo para Preservar as Abelhas Nativas”, desenvolvido pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Durante os três dias, foi apresentada uma visão geral do projeto, incluindo palestras sobre a biologia e a ecologia das abelhas nativas sem ferrão, ressaltando a sua importância ecológica e econômica. Também foram fornecidos suporte técnico e capacitação para que os representantes das UCs implementem as ações em suas respectivas áreas.

As abelhas sem ferrão são responsáveis pela polinização de diversas plantas, contribuindo para a manutenção natural da floresta. O servidor do Iema e um dos responsáveis pelo projeto, Weslei Pertel, destacou a importância da iniciativa para a comunidade e a conservação desses insetos. “Estamos preservando o material genético de diversas espécies de abelhas, o que é fundamental tanto para a conservação da floresta quanto para o futuro dessas espécies. A floresta depende das abelhas, assim como as abelhas dependem da floresta”, refletiu o servidor.

Além da parte teórica, os servidores puderam praticar a divisão de enxames e a confecção de armadilhas e caixas de madeira para armazenar os ninhos, padronizando os métodos para uso nas UCs. As futuras trilhas contarão com dez caixas de abelhas, todas com placa explicativa e foto ampliada da espécie, além de uma caixa didática com abertura em vidro que permitirá aos visitantes observar o interior do ninho.

“O novo projeto e o encontro são importantes ações para conservação das abelhas nativas e para a promoção da educação ambiental, ressaltando a interdependência entre as abelhas, a floresta e o papel de cada um na manutenção do equilíbrio ecológico do Estado”, ressaltou o diretor técnico do Iema, Gilberto Sipioni.

Trânsito em Cariacica vai ter interdições para eventos no estádio Kléber Andrade

Algumas ruas e avenidas que estão nas proximidades do estádio Kléber Andrade, no bairro Rio Branco, terão interdições nos próximos dias para a realização de eventos no local.

As alterações no trânsito serão realizadas na avenida Kleber Andrade e nas ruas Rio Branco, Padre Anchieta, Gervásio Dalcol e Waldemar Siepiersky.

No sábado (26) e na terça-feira (29), a seleção brasileira feminina de futebol vai enfretar a seleção colombiana em dois amistosos.

No sábado, a partida acontece às 18h30. As interdições serão realizadas das 16h às 21h. Na terça-feira, a interdição começa às 16h30, pois o jogo está previsto para as 19h. As vias serão liberadas às 21h30.

Já na quinta-feira (31), o estádio será palco de um evento de formatura da Polícia Militar. Neste dia, as interdições acontecem das 16h às 22h.

Sábado tem vacinação sem agendamento em dois locais de Vila Velha

Neste sábado (26), as equipes de imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha vão vacinar a população, sem agendamento, no Boulevard Shopping Vila Velha, das 11 às 18 horas, e na Comunidade Batista Getsêmane, em Nova Itaparica, das 14h30 às 17h30.

No Boulevard Shopping Vila Velha, além das vacinas de rotina, a população também poderá se imunizar contra a influenza. Crianças de 10 a 14 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde, também poderão se vacinar contra a dengue.

Já na Comunidade Batista Getsêmane serão ofertadas vacinas da rotina do adulto, como contra a febre amarela e hepatite, e também contra a gripe.
Vacinas contra covid-19 estão em desabastecimento temporário na Rede Estadual de Frios, e, por isso, não serão ofertadas.  Para se vacinar é necessária apresentação de documento oficial com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

Serviço
Vacinação em Vila Velha – Sem agendamento

Locais:
Boulevard Shopping Vila Velha, em Itaparica
Data: Sábado – 26/10, das 11 às 18 horas
Comunidade Batista Getsêmane (Avenida Sérgio Cardoso, 96 – Nova Itaparica)
Data: Sábado – 26/10, das 14h30 às 17h30

Com agendamento
A partir da dia 25/10 (sexta-feira), 15 horas, no site www.vilavelha.es.gov.br

Alunos de escola de Cobilândia conhecem a sede da Guarda Municipal

Os 23 alunos  da UMEF Pedro Herkenhoff, de Cobilândia, que fazem parte do Projeto Anjos da Guarda, visitaram o Centro de Operações da Guarda Municipal de Vila Velha (COVV), localizado em Novo México, nesta quinta-feira (24/10).

Os alunos passaram a manhã na sede e puderam conhecer como a Guarda Municipal de Vila Velha funciona. Os estudantes tiveram as últimas aulas do Projeto Anjos da Guarda. Eles aprenderam sobre a história da Guarda; sobre educação para trânsito e uma aula especial sobre o trabalho desempenhado pela equipe especializada ROMU – Ronda Ostensiva Municipal.

Também, aprenderam o código Q, que é o sistema padronizado de comunicação que utiliza o código de três letras durante as transmissões de rádio. “Gostei muito do projeto e da vista ao COVV. Das aulas que tivemos hoje, o que mais gostei foi aprender o código Q. Já via em filmes, mas não sabia o significado”, disse o aluno Cauã Carlos Chaves de Almeida.

Ao final da visita, os estudante ainda puderam andar na viatura. A professora Liane das Graças ressaltou a importância do projeto. “Na escola foram três turmas contempladas, mas essa classe acabou interrompendo as aulas do projeto por causa da bagunça. Os alunos tiveram uma nova chance e é nítida a mudança no comportamento deles. Hoje estão conversando menos e respeitando muito mais o próximo. O projeto Anjos da Guarda fez a diferença”, ressalta.

O Projeto Anjos da Guarda tem um papel fundamental na formação dos jovens. “Temos uma carinho muito especial por esse projeto, pois vai além da sala de aula e aproxima os estudantes de questões práticas de cidadania e segurança pública. Nosso objetivo é despertar nos alunos o protagonismo social, para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades”, ressalta a comandante da GMVV, Landa Marques.

Anjos da Guarda

O projeto conta com nove aulas ministradas pelos instrutores da Guarda Municipal. “Além de educação do trânsito, os alunos têm aulas sobre o meio ambiente, segurança, empoderamento feminino, bullying, entre outros temas.  O projeto incentiva os estudantes a se tornarem cidadãos ativos e responsáveis em suas comunidades”, ressalta o Inspetor Escolar Ricardo Saibert.

Scroll to top