Dia: 28 de outubro de 2024

Empresa de energia conclui compra de 3 termelétricas no ES

Foi anunciado na última sexta-feira (25), pela empresa de energia elétrica Eneva, a finalização da compra no valor de R$ 3,2 bilhões das usinas termelétricas Tevisa, localizado no município de Viana, e Linhares e Povoação Energia, ambas localizadas no município de Linhares. As três usinas são movidas a óleo e gás natural.

A nova detentora das usinas informou que expande sua capacidade de geração de energia em 14%, passando de 6,3 gigawatts para 7,2 em operação, tornando-se dessa forma a maior geradora de energia termelétrica do país.

Com o propósito de expandir suas operações no ramo termelétrico, a empresa Eneva também está adquirindo a estrutura da usina termelétrica Gera Maranhão, localizado no município de Miranda do Norte, no estado do Maranhão.

 

Saiba quais são as usinas compradas pela empresa Eneva

  • Tevisa (ES): A Usina Termelétrica Viana é movida a óleo. Já a Usina Termelétrica Viana 1 é movida a gás natural e ambas possuem capacidade instalada de 175 MW e 37 MW, respectivamente.
  • Povoação Energia (ES): Povoação Energia fica localizada em Linhares (ES). A Usina possui capacidade instalada de 75 MW e utiliza gás natural como combustível.
  • Linhares (ES): Também localizada em Linhares, a Usina Termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo (UTE LORM) possui capacidade instalada de 240 MW, utilizando gás natural como combustível. Recentemente fechou contrato com a Eneva para suprimento do gás, primeiro contrato de venda de gás natural para usina termelétrica.

Breve balanço do segundo turno das eleições 2024

SÃO PAULO DISSE NÃO AO PT E AO PSDB

O Partido dos Trabalhadores, que já governou quase metade das prefeituras do Estado de São Paulo, sofreu uma queda drástica. Das 645 cidades, somente quatro serão administradas pela sigla (Matão, Mauá, Santa Lúcia e Lucianópolis), somando pouco mais de 515 mil habitantes.

Em comparação, o PSD do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vai comandar 206 prefeituras, destronando o PSDB, que em 2020 elegeu 188 prefeitos e agora caiu para 27, uma redução de 85%. O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, conquistou 104 prefeituras, e o Republicanos, do governador Tarcísio de Freitas, levou 84 cidades.

Esse cenário mostra claramente que o coração financeiro do país se cansou do eixo político formado pelo PT e pelo PSDB, o que influenciará diretamente o pleito de 2026, conferindo uma larga vantagem aos partidos de centro e centro-direita, o que vai acirrar a disputa pela presidência do Brasil.

A lição que fica para o PT e o PSDB é a seguite: “O eleitor brasileiro não confia mais no modelo político do eixo tradicionalista e não aceita a repaginação de velhas figuras. Ambos os partidos precisam renovar urgentemente seus quadros e acompanhar as mudanças no comportamento político da população brasileira”.

Enfim, PT e PSDB precisam demonstrar poder e capacidade de renovação, ou correrão o risco de “morrer abraçados” como duas teimosas senhoras, foi o que mostraram as eleições de São Paulo.

 

“A REALIDADE ESTÁ GRITANDO”

Em 2002, quando Lula assumiu a presidência da república pela primeira vez, 72% dos trabalhadores brasileiros tinham carteira assinada. Hoje, esse número caiu para cerca de 46%, indicando uma mudança significativa na realidade econômica do país.

Essa redução reflete um estrangulamento econômico que exige uma mudança na política, pois o comportamento da sociedade também está evoluindo gradualmente. Quem não conseguir entender e interpretar essas mudanças terá dificuldade em sobreviver no universo político.

As recentes eleições demonstraram que o populismo digital e o radicalismo não surtiram efeito e encontraram resistência em um eleitorado mais cético e crítico, ainda que de forma tímida. O voto pragmático foi o grande vencedor e as retóricas mais inflamadas não convenceram, um ponto urgente que não deve ser subestimado.

Em resumo, a realidade está gritando, e quem tem sensibilidade auditiva, ouça!

 

ABSTENÇÃO: “120 MIL NA SERRA E 2.940.360 EM SÃO PAULO”

Outro fator marcante neste pleito foi o grande número de abstenções, um recorde preocupante para as próximas eleições. Na cidade de São Paulo-SP e no município de Serra-ES, as abstenções superaram o número de votos do segundo colocado, um fenômeno que exigirá estudo e um debate amplo das autoridades públicas.

Além do desencantamento com a política e do desinteresse da sociedade, outro aspecto deve ser considerado: “o distanciamento entre política e sociedade”.

As redes sociais podem ter contribuído para isso, pois, na ânsia de visibilidade, o núcleo político perdeu o contato direto e singular com o eleitor, onde a “política pastoral” foi ligeiramente substituída pela “política virtual”.

É preciso repensar esse modelo, sem desmerecê-lo, buscando equilíbrio entre seguidores e eleitores. Afinal, “like” pode ajudar, mas não significa voto.

 

“O BRASIL ESTÁ VIVO”

Os pessimistas já anunciaram a morte do Brasil diversas vezes, com data e horário marcados.

No entanto, o Brasil respira e em breve receberá alta da UTI dos profetas da ruína, porque o brasileiro sempre foi e será movido pela esperança – ontem, hoje e amanhã.

O Brasil está vivo!

Um círculo azul apareceu no seu WhatsApp? Saiba o que é e como usar

Foto: Reprodução

Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não faça uso do WhatsApp já que ele faz parte do cotidiano de muitas pessoas. E muita gente deve ter estranhado o surgimento de um círculo azul na tela principal do aplicativo de conversas. Trata-se de uma IA (Inteligência Artificial) desenvolvida pela Meta – empresa responsável por redes sociais como Instagram, Facebook e o próprio WhatsApp – no início de outubro.

Agora, o usuário do aplicativo mais usado do Brasil pode usar o recurso de inteligência artificial em sua barra de pesquisa. O seu funcionamento é semelhante aos ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, que consiste em oferecer respostas e informações dos mais variados temas, além de gerar diferentes tipos de conteúdo como textos, traduções e criação de imagens. A inteligência artificial é ativada quando o usuário manda uma mensagem e é possível mencionar a ferramenta em conversas com outras pessoas ou em grupos.

Para isso basta digitar @Meta AI, e adicionar instruções. Comandos do recurso têm descrição simples: “imagine”, por exemplo, tem a função de gerar imagens. Caso o usuário queira gerar um gif, ele deve digitar no chat “animar”, sem aspas, após a imagem gerada pela IA. É possível, também, editar a imagem gerada pela IA, indicando quais são as mudanças desejadas.

Apesar desse recurso já estar no WhatsApp de muitos usuários, é possível que a Meta IA ainda não esteja disponível em alguns celulares. Por isso, é possível que o recurso ainda não esteja disponível no seu aplicativo. Para ter acesso à ferramenta, é necessário manter o aplicativo com as atualizações em dia.

Caso alguém não queira fazer uso da Meta IA não é possível desativá-la, porém, existe a possibilidade do usuário impedir o uso dos seus dados para treinar a inteligência artificial da Meta. Para isso, é preciso preencher um formulário voltado para o WhatsApp e outro, para Instagram e Facebook.

Inmet emite alerta de chuva para todo o ES

Foto: Freepik

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para todo o estado. O aviso é válido para todos os 78 municípios, e tem início às 19h desta segunda-feira (28)  até às 18h desta terça-feira (29), prevendo chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, com velocidades variando entre 40 e 60 km/h.

Confira as instruções emitidas pelo órgão:

– Observe alteração nas encostas.
– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira a previsão para os próximos dias:

Segunda-feira (28)

Nesta segunda-feira (28), é esperada chuva em alguns momentos do dia nas regiões Sul, Serrana e da Grande Vitória. Durante parte norte, o tempo deve ficar nublado, mas com baixa possibilidade de chuva. No fim da tarde, o tempo pode abrir.

Terça-feira (29)

O tempo será com sol entre algumas nuvens, em todo o Estado, e chuva rápida e fraca, em alguns momentos do dia, em todas as regiões, por conta da entrada de umidade marítima, trazida por ventos costeiros.

Durante a quarta-feira (30), o tempo segue instável em todo o Estado devido o transporte de umidade do mar, trazida por ventos costeiros. Além disso, há previsão de chuva rápida, em alguns momentos do dia, em todas as regiões.

 

Café conilon capixaba vai ganhar competitividade com redução de carga tributária

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou nesta sexta-feira (25) proposta apresentada pelo Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que reduz a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) na comercialização de café conilon de 12% para 7%, mesmo patamar do imposto recolhido para o café arábica.

A redução na alíquota valerá na comercialização do café conilon produzido no Espírito Santo para as regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste do País, e visa trazer mais competitividade ao setor cafeeiro capixaba. A mudança atende a um pleito histórico do setor, e, após a aprovação no Confaz, a matéria será apreciada na Assembleia Legislativa do Estado (Ales) para entrar em vigor.

“Com a aprovação no Confaz estamos atendendo a um pleito do setor e tornando o produto capixaba mais atrativo para o mercado nacional. E isso só é possível porque temos no Estado uma situação financeira equilibrada e uma gestão fiscal eficiente”, destacou o secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa.

Benicio Costa lembra que o Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil, responsável por aproximadamente 70% da produção nacional e referência brasileira e mundial no desenvolvimento da cafeicultura do conilon. A produção do conilon é responsável pela geração de cerca de 250 mil empregos diretos e indiretos no Estado, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Horasis Global Meeting reúne mais de 1,3 mil líderes de 37 países

Mais de 1,3 mil lideranças globais, de 37 países, estiveram conectadas durante os três dias do Horasis Global Meeting, um dos maiores fóruns mundiais de ESG, inovação, sustentabilidade e governança, realizado pela primeira vez na América Latina. O encontro realizado entre sexta-feira (25) e domingo (27) colocou o Espírito Santo como a capital do ESG no Brasil e serviu de ponte para projetos futuros.

Frank-Jürgen Richter, fundador do Horasis, celebrou o potencial de novos negócios e parcerias: “Esse talvez seja o melhor evento de todos – as pessoas estão conectadas, formando uma verdadeira comunidade que une o espírito brasileiro ao internacional. Espero estar aqui novamente ano que vem”, declarou, ao reforçar a possibilidade de fazer novos encontros globais e também regionais, com a China e a Índia, por exemplo, no Espírito Santo.

Ainda segundo Richter, o tema “Construindo Pontes para o Futuro” foi considerado apropriado para o momento atual, marcado por desigualdades e divisões globais. “Vivemos um cenário global de transformação e de atenção, com as eleições nos EUA e as tensões no Oriente Médio e na Ucrânia”, adiantou ele.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou que o Horasis Global Meeting trouxe visibilidade ao Brasil e, especialmente, ao Estado, transformando-o na “capital do ESG”, com debates produtivos que prometem gerar benefícios para o planeta. “Queremos levar o Estado para o mundo e atrair o mundo para fazer negócios conosco”, ressaltou.

Além de debates estratégicos, o evento também contribuiu com insights para outros projetos de longo prazo, como o “ES 500 Anos”. Nailson Dalla Bernardina, diretor-presidente do ES em Ação, comentou o compromisso do Horasis em fortalecer o Estado para o futuro. “Foram mais de mil participantes nas plenárias e nas sessões, a maioria delas com temas relacionados ao ESG e essa nova economia, o que nos permitiu colher a visão de mundo sobre perspectivas de colocar o Espírito Santo cada vez mais a frente”.

Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Paulo Baraona, reforçou o protagonismo do Estado na agenda ESG. “Acredito que teremos daqui por diante parcerias duradouras que vão nos permitir transformar o debate qualificado em soluções que tragam ganhos para os negócios e para a sociedade”.

Balanço

O Horasis Global Meeting reuniu as maiores lideranças globais que, em mais de 60 sessões e 11 plenárias em três dias, em Vitória (ES), debateram temas sobre mudanças climáticas, energias renováveis, projetos sociais e sustentáveis, políticas públicas, economia, universalização do saneamento básico, inovação, governança, entre outros.

Estiveram presentes nomes como Paul Clements-Hunt, conhecido por ter coordenado a equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) que criou o conceito ESG; Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador; Hichem Mechichi, ex-primeiro-ministro da Tunísia; Luis Castiglioni, ex-vice presidente do Paraguai; Mamphela Ramphele, presidente honorária do Club de Rome; Benjamin Butler, da Embaixada do Futuro; Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio Brasil-China; Márcio França, ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Veronica Cruz Rios, presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento, entre outros.

Em sua plenária, Butler ressaltou que ficou inspirado com todos os debates durante o Horasis. “Nos três dias, percebi caminhos, pontes para o futuro. A gente pode mobilizar recursos, capital e pessoas para resolver conflitos e paradoxos. E isso só acontece se nos engajarmos como seres humanos. No evento, fizemos reflexões diárias”.

Com um olhar para educação, Arteaga, durante seu painel, disse que é a base para termos uma sociedade com valores éticos e com uma visão ampla sobre o mundo. “O recurso mais importante que um país pode ter é o cérebro das crianças e adolescentes, e não estamos prestando atenção, não estamos dando bons exemplos. Precisamos mais do que nunca falar sobre valores, ética, e a sociedade inteira deve colaborar, além do governo, da mídia, da academia”.

Ramphele também reforçou a importância do envolvimento de jovens lideranças em projetos de preservação do meio ambiente e de causas sociais, e que esse trabalho seja desenvolvido em sinergia com instituições públicas e governamentais engajadas nessas ações.

Centro global e negócios

Além de debates sobre o ESG, o Horasis Global Meeting serviu de palco para a conexão de novos negócios, com a aproximação de executivos e lideranças com o governo e também com empresas.

Hunt destacou que há fundos no mundo com recursos e que procuram oportunidades de investimentos, principalmente em questões relacionadas ao meio ambiente, à governança e ao social. “Com a segurança jurídica e organização, o Espírito Santo seria o local ideal para criar as bases de um centro global de discussão e geração de negócios. O Estado é politicamente estável, tem uma visão ESG, tem um plano de 500 anos, e a comunidade empresarial aqui é muito empreendedora. Acredito que pode vir a ser um modelo, não só para outros estados no Brasil, mas para outras províncias ao redor do mundo”.

O Horasis Global Meeting é uma apresentação da Apex, Sicoob e Cesan, com realização do ES em Ação, Findes/Cindes e Horasis, com patrocínio do Banestes, ArcelorMittal, Vale, Bandes, CNI, ES Gás, Fetransportes, Grupo Águia Branca, Marca Ambiental e Suzano; e apoio de Allemand, Espírito Madeira, Portocel, GVBus e Governo do Estado.

Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,5% para 4,55%

Foto: Agência Brasil

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 4,5% para 4,55% este ano, estourando o teto da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (28), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2025, a projeção da inflação também subiu de 3,99% para 4%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,6% e 3,5%, respectivamente.

A estimativa para 2024 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo CMN, a meta é de 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.

A partir de 2025, entrará em vigor o sistema de meta contínua e, assim, o CMN não precisará mais definir uma meta de inflação a cada ano. O colegiado fixou o centro da meta contínua em 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Em setembro, puxado principalmente pela conta de energia elétrica das residências, a inflação no país foi de 0,44% após o IPCA ter registrado deflação de 0,02% em agosto. De acordo com o IBGE, em 12 meses o IPCA acumula 4,42%.

Juros básicos

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 10,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o colegiado elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos, na reunião que ocorreu no mês passado.

A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano.

A próxima reunião do Copom está marcada para 5 e 6 de novembro, quando os analistas esperam um novo aumento da taxa básica. Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2024 em 11,75% ao ano.

Para o fim de 2025, a estimativa é que a taxa básica caia para 11,25% ao ano. Para 2026 e 2027, a previsão é que ela seja reduzida, novamente, para 9,5% ao ano e 9% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano subiu de 3,05% para 3,08%. No segundo trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) surpreendeu e subiu 1,4% em comparação com o primeiro trimestre. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o segundo trimestre de 2023, a alta foi de 3,3%.

Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 1,93%. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro estima expansão do PIB também em 2%, para os dois anos.

Em 2023, também superando as projeções, a economia brasileira cresceu 2,9%, com um valor total de R$ 10,9 trilhões, de acordo com o IBGE. Em 2022, a taxa de crescimento havia sido de 3%.

A previsão de cotação do dólar está em R$ 5,45 para o fim deste ano. No fim de 2025, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,40.

Fonte: Agência Brasil

​Vila Velha conquista Selo do Programa Bicicleta Brasil

Com a implementação do Projeto Bikes em 2023, a cidade de Vila Velha voltou a oferecer o serviço de bicicletas compartilhadas, por meio de 20 estações de bicicletas e uma rede de 400 unidades desse transporte, todas em conformidade com o Plano de Mobilidade.

Somado a isso, o constante investimento na malha cicloviária, fez o município canela-verde merecedor do Selo do Programa Bicicleta Brasil, uma iniciativa de reconhecimento e divulgação de boas práticas que incentivam o uso do modal visando à melhoria das condições de mobilidade urbana, concedido pelo Ministério das Cidades.

O Selo Bicicleta Brasil nasceu em 2021 com o objetivo de incentivar as ações de apoio e a destinação de recursos financeiros ao transporte cicloviário. O selo chega no contexto do prêmio Bicicleta Brasil, ao qual o município de Vila Velha segue na disputa pela menção honrosa na categoria Projetos, Planos, Programa e Urbanização, considerando a apresentação das iniciativas do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade.

O reconhecimento por meio do Selo demonstra o empenho do município em estimular o uso de bicicletas, através do projeto Bikes e também da ampliação da rede cicloviária, incentivando ao desenvolvimento de uma cidade mais sustentável e saudável.

Bairro Santa Paula, em Vila Velha, terá novo acesso à Rodovia do Sol em novembro

Uma nova entrada e saída de acesso aos bairros Santa Paula I e Santa Paula II está sendo construída. Para os condutores que saem da Rodovia do Sol, a conversão na avenida Dr. Dório Silva será seguida por nova conversão também à direita ainda na primeira quadra do bairro. Uma nova via projetada no sentido a rua Camará está sendo implantada pela secretaria de Obras e Projetos Estruturantes.

Outra definição do trânsito na região, prevista para novembro, é para os motoristas que saem do bairro e seguem em sentido da Rodovia do Sol, que terão acesso à rodovia pela avenida Dório Silva com cruzamento pelo asfalto até a outra mão de circulação no sentido Vila Velha. Atualmente, o retorno para acessar a rodovia é feito pelo bairro Riviera da Barra, passando pela unidade de Pronto Atendimento Zilda Arns.

“As primeiras intervenções vão dar o caminho das águas da chuva com a construção de uma rede de drenagem na rodovia. Já que hoje existe nesse trecho apenas canaletas de desvio” – explica a secretária da pasta, Menara Cavalcante.

Outro destaque segundo Menara, é a rua Projetada que depois de implantada vai permitir um bolsão de estacionamento na quadra da rua Camará. “Nosso objetivo é garantir fluidez no tráfego e melhorar a mobilidade urbana dos moradores do bairro e do entorno” – concluiu.

Scroll to top