Dia: 29 de outubro de 2024

Rede Estadual de ensino terá mais 30 escolas de Tempo Integral em 2025

Mais 30 escolas da Rede Estadual de ensino passam a ofertar Tempo Integral em 2025, saltando de 184 para um total de 214 unidades de ensino. A expansão implicará na oferta de 5.800 novas vagas distribuídas entre o Ensino Fundamental e Médio. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29), pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, por meio de vídeo nas redes sociais. A novidade está no contexto da Chamada Escolar 2025, que está com período de rematrículas aberto até dia 11 de novembro.

O governador enfatizou que a expansão reflete um trabalho que tem produzido resultado. “Mais notícias boas para a Educação. Nós já temos hoje 184 escolas de Tempo Integral e com as novas unidades chegaremos a 214 escolas. A gente vai ampliando cada vez mais, pois tanto as escolas de Tempo Integral quanto as Escolas do Futuro – que também terão expansão com 35 novas escolas, totalizando 50 Escolas do Futuro em 2025 –, são caminhos que estamos utilizando para aumentar a qualidade na Educação do Estado do Espírito Santo”, afirmou.

O secretário Vitor de Angelo ressaltou que a expansão do Tempo Integral e das Escolas do Futuro estão no contexto da Chamada Escolar. “O cronograma foi aberto nesta terça-feira e vai até dia 11 de dezembro, nestes primeiros dias com a rematrícula, para os alunos que já são da Rede Estadual. Depois, nos últimos 30 dias, será para os alunos que ainda não são da Rede e querem solicitar vaga em alguma das escolas estaduais, como, por exemplo, as de Tempo Integral”, completou.

Confira a relação das 30 novas Escolas de Tempo Integral

 

ESCOLAMUNICIPIO
EEEFM JOSÉ CUPERTINOAFONSO CLÁUDIO
EEEFM PROF ALDY SOARES MERCON VARGASCONCEIÇÃO DO CASTELO
EEEFM FIORAVANTE CALIMANVENDA NOVA DO IMIGRANTE
EEEFM ECOPORANGAECOPORANGA
EEEFM MARCONDES DE SOUZAMUQUI
EEEFM AGOSTINHO AGRIZZIVAREGEM ALTA
EEEFM ANTÔNIO JACQUES SOARESITAPEMIRIM
EEEFM LEOPOLDINO ROCHAITAPEMIRIM
EEEFM ELZA LEMOS ANDREATTAVITÓRIA
EEEM GOMES CARDIMVITÓRIA
EEEM COLÉGIO ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTOVITÓRIA
EEEFM IRMÃ MARIA HORTAVITÓRIA
EEEFM ANTÔNIO JOSÉ PEIXOTO MIGUELSERRA
EEEFM JACARAÍPESERRA
EEEFM MARINETE DE SOUZA LIRASERRA
EEEFM PROFESSOR JOÃO LOYOLASERRA
EEEFM SILVIO EGITO SOBRINHOSERRA
EEEM IRMÃ DULCE LOPES PONTESVIANA
EEEFM GERALDO VARGAS NOGUEIRACOLATINA
EEEFM MISAEL PINTO NETTOARACRUZ
EEEFM PAULO DAMIÃO TRISTÃO PURINHALINHARES
EEEF CÓRREGO QUEIXADASÃO GABRIEL DA PALHA
EEEF PROFESSORA DEUSZUITA RIBEIRO MACHADOPEDRO CANÁRIO
EEEFM VALDICIO BARBOSA DOS SANTOSCONCEIÇÃO DA BARRA
EEEF TRÊS DE MAIOPEDRO CANÁRIO
EEEFM CÓRREGO DO CEDROCONCEIÇÃO DA BARRA
EEEFM XIII DE SETEMBROSÃO MATEUS
EEEFM ADOLFINA ZAMPROGNOVILA VELHA
EEEFM TERRA VERMELHAVILA VELHA
EEEFM MARCÍLIO DIASVILA VELHA

Ampliação Escolas do Futuro

 A expansão para 2025, com 35 novas escolas, totalizará 50 Escolas do Futuro na Rede Estadual de ensino. As escolas confirmadas para 2025 estão distribuídas entre diversas Superintendências Regionais de Educação (SRE) do Espírito Santo e incluem instituições de várias regiões do Estado, como Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Nova Venécia, Vila Velha, entre outras.

Confira a relação das 35 novas Escolas do Futuro:

 

SREESCOLA
SRE Afonso CláudioCEEFMTI AFONSO CLÁUDIO
SRE Afonso CláudioEEEFM SAO JORGE
SRE Barra de São FranciscoCEEFMTI DANIEL COMBONI
SRE Cachoeiro de ItapemirimEEEFM JOÃO BLEY
SRE Cachoeiro de ItapemirimCEEFMTI SENADOR DIRCEU CARDOSO
SRE Cachoeiro de ItapemirimEEEFM FERNANDO DE ABREU
SRE Cachoeiro de ItapemirimCEEFMTI LICEU MUNIZ FREIRE
SRE CarapinaCEEFMTI NAIR MIRANDA
SRE CarapinaEEEM CLÓVIS BORGES MIGUEL
SRE CariacicaEEEFM EMILIO OSCAR HULLE
SRE CariacicaEEEFM ALZIRA RAMOS
SRE CariacicaCEEFMTI PROFESSOR JOSE LEAO NUNES
SRE CariacicaEEEFM ANA LOPES BALESTRERO
SRE CariacicaEEEFM JOSE VITOR FILHO
SRE ColatinaCEEMTI BAIXO GUANDU
SRE ColatinaEEEFM PROF ALEYDE COSME
SRE ColatinaEEEFM PADRE ANTÔNIO VOLKERS
SRE Comendadora Jurema Moretz SohnEEEFM BERNARDO HORTA
SRE Comendadora Jurema Moretz SohnEEEFM PROF.ª MARIA TRINDADE DE OLIVEIRA
SRE Comendadora Jurema Moretz SohnCEEFMTI HENRIQUE COUTINHO
SRE Comendadora Jurema Moretz SohnEEEFM PEDRO DE ALCÂNTARA GALVÊAS
SRE Comendadora Jurema Moretz SohnCEEFMTI ARISTEU AGUIAR
SRE LinharesEEEFM JOÃO NEIVA
SRE LinharesEEEFM CANDIDO PORTINARI
SRE LinharesEEEFM ERMENTINA LEAL
SRE Nova VenéciaEEEFM ANTONIO DOS SANTOS NEVES
SRE Nova VenéciaEEEFM PROF ANA PORTELA DE SA
SRE Nova VenéciaEEEM NOSSA SENHORA DE LOURDES
SRE São MateusCEEFMTI MANOEL DUARTE DA CUNHA
SRE São MateusEEEFM SANTO ANTÔNIO
SRE São MateusEEEFM WALLACE CASTELLO DUTRA
SRE Vila VelhaEEEM AGENOR RORIS
SRE Vila VelhaCEEFMTI ASSISOLINA ASSIS ANDRADE
SRE Vila VelhaEEEFM AGENOR DE SOUZA LE
SRE Vila VelhaCEEFMTI PROF MAURA ABAURRE

Farmácia Cidadã Estadual de Cariacica muda de endereço e atenderá no Faça Fácil

A Farmácia Cidadã Estadual de Cariacica, que funciona no CRE Metropolitano desde 2008, passará a funcionar em novo endereço a partir do dia 1º de novembro.  Durante esta quarta (30) e quinta-feira (31) ocorrerá a mudança para o Faça Fácil Cariacica, que fica na Rodovia Leste-Oeste, em Santo André. A antiga unidade estará fechada nos dias da mudança.

No novo local, a Farmácia Cidadã atenderá mais de 10 mil pacientes do município e outros 5.500 de cidades vizinhas, que são: Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Viana.

A mudança é fruto de uma parceria com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e visa facilitar o acesso dos usuários, já que o novo local está em frente ao terminal de ônibus, com travessias seguras e acessibilidade para cadeirantes.

Para quem optar por ir de carro, o estacionamento estará disponível na Rua José Carlos Favalessa, também em Santo André.

O horário de atendimento para a dispensação de medicamentos será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no mesmo horário de funcionamento do Faça Fácil. Aos sábados, o atendimento será apenas para abertura de novos processos de solicitação de medicamentos, das 8h às 13h.

Nova espécie de árvore é descoberta no Monumento Natural Serra das Torres

Uma nova espécie de árvore da família botânica Lauraceae, popularmente conhecida por incluir plantas como canelas, abacateiros e louros, foi descoberta no Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast), uma das Unidades de Conservação sob gestão do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Batizada de Aiouea myrmecophila, a descoberta reforça a rica biodiversidade da Floresta Atlântica capixaba.

Publicada na revista científica Feddes Repertorium, a descoberta é de autoria dos pesquisadores Marcelo Leandro Brotto, do Museu Botânico Municipal de Curitiba, e de Pedro Luís Rodrigues de Morais, da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

A nova espécie se destaca por sua curiosa interação com as formigas. Durante a coleta de amostras, os pesquisadores observaram que as formigas habitam apenas os ramos onde ficam inseridas as folhas, criando ‘túneis’ para o centro do ramo e pequenas ‘janelas’ para saírem. O nome myrmecophila deriva do grego, significando “amiga das formigas”, refletindo essa relação simbólica.

Além da característica particular das formigas não agressivas, a Aiouea myrmecophil apresenta folhas grandes, que variam de 16 a 35 centímetros de comprimento, flores verdes minúsculas de 3 milímetros e frutos de forma elíptica com até 1,5 centímetros. A árvore pode atingir 12 metros de altura e se desenvolve sob a sombra da camada superior da floresta.

O gestor do Monumento Natural Serra das Torres, Guilherme Carneiro, lembra que a descoberta desta espécie endêmica, sendo registrada apenas em cinco localidades, só foi possível com o apoio do Iema, que gerencia a Unidade de Conservação. “Essa área é crucial para a preservação da espécie, já que uma das cinco unidades da árvore está Monast”, explica Guilherme Carneiro.

Pelo baixo número registrado (cinco unidades), os pesquisadores alertam que a Aiouea myrmecophila está em risco de extinção, destacando a importância da conservação da Floresta Atlântica, que abriga muitas espécies endêmicas em trechos restritos. A nova espécie retrata a importância da manutenção das áreas protegidas, fundamentais para garantir a preservação da biodiversidade local e a continuidade de espécies, como a amiga das formigas.

Vila Velha é o segundo município que mais choveu no Brasil em 24 horas

Foto: Freepik

O município de Vila Velha se destacou entre as cidades brasileiras com o maior volume de chuvas, registrando até as 8h desta terça-feira (29) 44,0 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município ficou atrás apenas de Jataí, em Goiás, que anotou 55,2 mm.

Na cidade canela-verde, várias ruas ficaram alagadas, dificultando o tráfego e gerando preocupações entre os moradores. Um dos pontos críticos é a via que liga os bairros Ibes e Guadalajara, onde o acúmulo de água causou problemas de mobilidade.

Além de Vila Velha, a cidade de Alfredo Chaves, situada na região Sul do Espírito Santo, também registrou um significativo acumulado de chuvas, com 34,6 mm. Outros municípios que figuram na lista das maiores precipitações incluem Guarda-Mor (MG) com 41,2 mm e Pires Do Rio (GO) com 32,4 mm.

Ranking das cidades com maior acumulado de chuva:
1. Jataí (GO): 55,2 mm
2. Vila Velha (ES): 44,0 mm
3. Guarda-Mor (MG): 41,2 mm
4. Alfredo Chaves (ES): 34,6 mm
5. Pires Do Rio (GO): 32,4 mm

As autoridades locais estão monitorando a situação e recomendam que os moradores redobrem a atenção ao transitar pelas áreas afetadas. A previsão do tempo indica a possibilidade de mais chuvas nos próximos dias, o que pode agravar ainda mais os impactos já registrados.

Mais de mil empreendedores se inscreveram para ocupar lojas no Mercado Municipal de Cariacica

Após grande procura, as inscrições para ocupar as 59 lojas (boxes) e três restaurantes do Mercado Municipal de Cariacica estão temporariamente suspensas. Em poucos dias, mais de mil empreendedores se inscreveram interessados em abrir um negócio no espaço, superando as expectativas.

A responsabilidade pela seleção será da empresa Conexxo Gestão, responsável pela administração do local. A seleção será feita de acordo com as atividades que podem atuar no Mercado Municipal e a decisão de pausar o processo foi tomada para permitir uma análise cuidadosa das propostas.

“Essa alta procura evidencia o potencial de crescimento econômico da cidade. Com a pausa nas inscrições, nossa equipe se dedicará a uma avaliação minuciosa de cada proposta, buscando selecionar empreendimentos que não apenas atendam às necessidades do mercado, mas que também agreguem valor à comunidade”, detalha Raimundo Nonato, diretor da concessionária que administra o Mercado.

Com 3.665 metros quadrados de área construída e três pavimentos, o Mercado Municipal vai gerar 250 empregos diretos e 150 indiretos. O espaço será destinado à comercialização de produtos variados e tem como objetivo fomentar a participação de pequenos produtores e empreendedores de diferentes setores.

Os segmentos permitidos incluem chaveiro, conserto de roupas, estúdio de tatuagem, confeitaria, sorveteria, laticínios, embutidos, frutas, hortifruti, variedades, instituição financeira, lanchonete, especiarias, produtos da roça, manicure, barbeiro, floricultura, casa lotérica e artesanato.

O prefeito Euclério Sampaio destaca a satisfação com o impacto positivo do mercado: “Estou muito satisfeito com esse sucesso. Foi uma aposta estratégica da nossa administração que está dando resultados concretos. Essa iniciativa fortalece o desenvolvimento da região e impulsiona o crescimento econômico de todo o município, beneficiando diretamente a população e gerando novas oportunidades”, afirma ele.

A proposta do Mercado Municipal é criar um ambiente que estimule o comércio local, oferecendo aos cidadãos uma experiência única de compras e gastronomia, contribuindo também para a geração de empregos na região.

O Mercado Municipal  é localizado na Rodovia Governador José Sette, próximo ao Terminal de Itacibá. A abertura ao público deve acontecer em 90 dias, após uma taxa de ocupação de pelo menos 50%, conforme prevê o contrato.

Mercado São Sebastião, em Vitória, recebe nova iluminação

Mercado São Sebastião – Nova Iluminação

A fachada do Mercado São Sebastião, em Jucutuquara, está mais iluminada. A antiga estrutura, que é um importante patrimônio de Vitória, teve a iluminação renovada pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran).

Foram substituídos dois projetores por outros novos com iluminação do tipo LED. Também foi feita a instalação de um braço com uso de luz LED para realçar a beleza e a iluminação.

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, um patrimônio tão rico e bem, conservado merecia uma nova iluminação e com luzes modernas e econômicas.

“Além disso, o mercado tem importante localização próximo a importantes vias principais de Vitória e é um bem tombado. Também foi um pedido justo da comunidade que atendemos e servirá para maior segurança e destaque do atrativo”, destacou Alex Mariano.

História

O Mercado foi edificado em 1945, época de grande prosperidade econômica em que Vitória buscava se equiparar a grandeza arquitetônica de metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo. Das poucas obras deste período, que foram resguardadas, o Mercado faz parte do grupo representativo da produção capixaba do início do século XX.

Conhecido por ser o primeiro mercado construído fora do centro da cidade, abrigava açougueiros, verdureiros e peixeiros. A criação de espaços desta natureza data de uma época em que cabia ao município a responsabilidade de garantir o abastecimento de gêneros alimentícios para a população.

É tombado como patrimônio histórico de Vitória. Fica na rua Lisandro Nicoletti, 31, próximo à praçinha de Jucutuquara.

Deputado propõe armários em escolas estaduais

O peso inadequado do material escolar pode ser sinônimo de problema de saúde para estudantes. Preocupado com o assunto, o deputado Alcântaro Filho (Republicanos) apresentou proposta que estabelece às escolas da rede pública estadual o dever de instalarem armários individuais para que seus alunos possam guardar os itens de uso diário.

O Projeto de Lei (PL) 538/2024 define que o espaço só poderá ser usado para objetos de papel, como livros, cadernos, apostilas e similares. A matéria estabelece ainda que as unidades escolares deverão promover a instalação dos equipamentos de forma progressiva, condicionada à viabilidade econômica e de espaço, a critério do Poder Executivo. Também caberá à equipe da escola definir qual material será transportado diariamente pelos alunos, devendo o restante do material permanecer nos armários.

“Estudos demonstram que muitas crianças e adolescentes carregam mochilas acima do peso recomendado, o que pode levar a problemas posturais e dores crônicas. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o peso das mochilas não exceda 10% do peso corporal da criança. Com a instalação de armários individuais, os alunos poderão deixar na escola o material que não precisam diariamente, aliviando o peso que carregam”, defende o deputado em mensagem de justificativa do PL.

A matéria coloca ainda a obrigação dos alunos receberem orientações no início de cada semestre sobre os riscos do transporte de peso excessivo. “Além de proporcionar comodidade e segurança, essa medida contribuirá para a organização da rotina escolar dos alunos, promovendo um ambiente mais saudável”, conclui o autor.

O projeto será discutido nas comissões de Justiça, Educação e Finanças. Se aprovado e sancionado, entrará em vigor como lei na data de publicação, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do exercício seguinte.

Enem 2024: como diminuir a ansiedade às vésperas do exame

A jornada de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 está na reta final para os mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados.

Muitos candidatos sentem um certo nervosismo antes e durante as provas, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Dominar a ansiedade e o estresse pode ser tão importante quanto ter o conteúdo das matérias na ponta da língua, segundo a psicóloga Cláudia Caldas, orientadora educacional do colégio Galois, em Brasília, que prepara alunos do ensino médio para o exame.

Às vésperas do exame, a psicóloga conta que aumentou a procura por atendimento por parte dos jovens para falar sobre suas preocupações. Frequentemente, no ensino médio, os estudantes se sentem cobrados pelos familiares ou se cobram demais por um bom resultado.

Brasília (DF), 24/10/2024 - Orientadora do colégio Galois, Cláudia Caldas, fala sobre preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Brasília (DF), 24/10/2024 – Orientadora Cláudia Caldas fala sobre preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A pressão, algumas vezes, resulta em crise de choro. Por isso, com o objetivo de garantir o controle emocional para um bom desempenho nas provas, a orientação é que os candidatos do Enem compartilhem seus sentimentos com amigos ou parentes, descansem adequadamente e relaxem para evitar o esgotamento mental.

“Trabalhamos tanto conversando, porque os alunos querem muito falar, colocar para fora; como a gente também orienta que é preciso descansar, o que é algo que eles têm muita dificuldade em fazer. Eles se cobram bastante.”

O estudante Guilherme Cutrim, de 17 anos, que participará do Enem pela primeira vez para tentar uma vaga no curso de Direito, conhece bem essa cobrança. “Meus pais não me pressionam tanto, mas, eu sim. E mesmo sendo difícil, consigo lidar com essa ansiedade e espero ir bem”, diz Cutrim.

Brasília (DF), 24/10/2024 - Aluna do colégio Galois, Isabella Costa Dahdah, em sala de aula na preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Brasília (DF), 24/10/2024 – Aluna Isabella Costa Dahdah faz pequenas pausas na jornada de estudos. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A jovem Isabella Costa Dahdah, de 17 anos, que também quer cursar a faculdade de direito, adotou a tática de fazer pequenos intervalos durante a jornada diária de quase 12 horas de estudos em casa e sala de aula.

“Estou focando muito no Enem: estudo teorias, pego provas antigas e apostilas e faço muitos exercícios. Nas pausas, busco relaxar com esporte, filmes, encontro meus amigos, principalmente, e saio para comer algo.”

Outro ponto destacado pela orientadora educacional Cláudia Caldas é a pratica de uma atividade física.

“Alguns até saem de esporte e a gente pede para voltar porque é um dos momentos em que eles, realmente, conseguem colocar para fora e fazer a produção de hormônios da felicidade, da alegria.”

Brasília (DF), 24/10/2024 - Aluno do colégio Galois, Matheus Yida, em sala de aula na preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Aluno do colégio Galois, Matheus Yida na preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024 – José Cruz/Agência Brasil

A atividade física é uma das estratégias adotadas pelo aluno do terceiro ano do ensino médio, Matheus Yida, de 18 anos, que pretende alcançar a nota para aprovação em um curso de medicina. “Sinto que o exercício físico me ajuda a estudar. Eu jogo tênis e isso me ajuda a ficar ativo não só psicologicamente, mas fisicamente. Há aquela conexão entre a cabeça e o corpo que faz com que eu sinta que eu estudo melhor quando eu faço atividade física”.

Momentos finais

O professor de matemática Toshio Nakamura elege táticas distintas para as 48 horas que antecedem o Enem, conforme o grau de preparação do candidato.

Brasília (DF), 24/10/2024 - Professor do colégio Galois, Toshio Nakamura, fala sobre preparação nos últimos dias antes da prova do Enem 2024. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Professor Toshio Nakamura dá dicas de como se preparar antes da prova do Enem. Foto: José Cruz/Agência Brasil

“Ao aluno que estudou muito e se preparou adequadamente durante o ano, recomendo que não estude. Se for estudar, que faça a revisão de assuntos de leitura e não os de cálculo para não se desgastar. Em relação ao candidato que não levou muito a sério o estudo, procure estudar até o último instante porque, depois dessa revisão, pode ser que ele encontre várias questões parecidas na hora da prova.”

Já no dia da prova, o professor Toshio destaca que é importante saber o local de aplicação de prova. Caso o participante não conheça o endereço, o ideal é visitá-lo e percorrer o trajeto nos dias anteriores para não chegar em cima da hora ou até mesmo, atrasado e, assim, ser impedido de entrar na sala de prova. “É importante estar tranquilo, porque quando se faz alguma prova estressado, provavelmente, não vai se sair bem.”

Mas, se no exato momento da realização do Enem, bater o nervoso, especialistas indicam técnicas de relaxamento, como a respiração profunda para alívio do estresse.

Em sua experiência de ensino há mais de quatro décadas, Toshio Nakamura crê que ao abrir o caderno de provas, se o candidato encontrar questões que consegue solucionar, a tranquilidade começará a chegar. “Mesmo que a pessoa seja extremamente nervosa, aquela que se preparou, ao ler as questões vai ficar mais tranquila porque verificará que, realmente, é capaz de resolvê-las”.

Dicas

Agência Brasil traz uma lista de dicas de como os candidatos podem enfrentar o estresse e manter o controle emocional:

·         Faça um planejamento de estudos realista: um cronograma pode ajudar a se sentir mais confiante e menos sobrecarregado nestes últimos dias;

·         Simulados: faça provas em condições semelhantes às do exame, na mesma duração do Enem, assim o candidato se familiariza com o formato das questões e diminui a ansiedade;

·         Revise cada matéria que compõe o exame, focando nas áreas que considera mais desafiadoras;

·         Converse sobre inseguranças com pessoas de sua confiança. Falar sobre preocupações pode ajudar a aliviá-las.

·         Organize-se para ter o controle da situação;

·         Tente não remoer o passado de estudos e não antecipe questões futuras para evitar a ansiedade;

·         Evite comparações: confrontar desempenhos e progressos pode aumentar a insegurança e a baixa autoestima, prejudicando o foco e a confiança. Cada pessoa tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizado.

·         Exercícios físicos: a atividade física regular ajuda a reduzir o estresse. Evite esportes muito intensos nos últimos dias. O corpo cansado pode afetar a mente.

·         Faça pausas regulares durante os períodos de estudo para manter a concentração e evitar o esgotamento mental;

·         Adote o lazer para relaxar;

·         Pratique técnicas de relaxamento: meditação ou mindfulness e respiração profunda podem acalmar a mente. Inspire lentamente pelo nariz, segure por alguns segundos e expire pela boca.

·         Seja positivo: pensamentos e afirmações positivas ajudam a construir a autoconfiança para o exame;

·         Alimentação saudável: mantenha uma dieta equilibrada, rica em fibras (frutas e vegetais) e proteínas. Evite excessos de cafeína e açúcar, pois podem aumentar a ansiedade;

·         Descanse adequadamente: priorize boas noites de sono para melhorar a concentração e o desempenho e reduzir a ansiedade;

·         Separe o que precisa levar com antecedência (documentos, material permitido);

·         Chegue cedo no dia da prova para evitar estresse de última hora.

 

Fonte: Agência Brasil

Deputado propõe Parque Moscoso como patrimônio histórico e turístico do ES

Um local que reúne história, cultura e lazer no centro de Vitória, o Parque Moscoso, que tem 112 anos, pode ser declarado como patrimônio histórico, cultural e turístico do Espírito Santo. A proposição é do deputado Coronel Weliton (PRD), por meio do Projeto de Lei (PL) 299/2024.

O parlamentar justifica a proposta destacando que o Parque Moscoso marcou a vida de muitas pessoas e várias gerações de capixabas. Inaugurado no ano de 1912, no governo de Jerônimo Monteiro, é o parque mais antigo da capital capixaba. Foi construído na parte baixa da cidade, onde existia uma área conhecida como Campinho, que era formada por terrenos alagados pelas marés da baía de Vitória.

O nome do parque é uma homenagem a Henrique Moscoso, que foi presidente da Província do Espírito Santo de 1888 a 1889. O Parque Moscoso foi projetado conforme as tendências arquitetônicas da época, caracterizado pelo estilo eclético e pela art nouveau. No jardim foram instaladas fontes, repuxos, ruínas de templos greco-latinos, lagoas com pequenas ilhas artificiais e pontes.

Em 1952, uma intervenção restringiu o seu uso e modificou a sua finalidade original, que era de parque urbano. Foi construída a concha acústica e um jardim de infância, com brinquedos para as crianças, além de muros e grades para implantação de cobrança de ingresso.

Mas, em 2001, um novo processo de revitalização recuperou as características originais. “O muro foi substituído por grades, os traçados dos caminhos e as fontes voltaram aos locais originais e pequenos detalhes foram recuperando as características originais, tornando-o parecido ao que era no passado”, afirma trecho da justificativa.

A Comissão de Justiça já se mostrou favorável à matéria. Agora faltam as avaliações dos colegiados de Cultura, de Turismo e de Finanças para o projeto ser votado pelo Plenário.

Finados: veja o funcionamento da Prefeitura de Cariacica no feriado deste sábado (02)

No próximo sábado (02), é feriado de Finados, dia em que, tradicionalmente, muitas pessoas vão até os cemitérios para visitar os túmulos dos entes queridos.

Por cair em um sábado, não há expediente administrativo nos órgão públicos municipais. No entanto, alguns serviços serão mantidos em regime de plantão, por serem considerados essenciais para a população.

Confira abaixo os serviços que vão funcionar no sábado (02):

Saúde

– PA do Trevo de Alto Lage (que abriga os PAs adulto e infantil) – 24 horas;
– PA de Bela Vista – 7h às 17 horas;
– PA de Nova Rosa da Penha I – 7h às 17 horas;
– PA de Flexal (atendimento com clínico geral de segunda a domingo durante 24 horas / atendimento com pediatra de segunda a domingo das 7 às 19 horas);
– Farmácia Central, funciona todos os dias, das 8h às 18h;

Serviços

– Serviços de varrição e limpeza nas principais vias do município;
– Manutenção de equipamentos públicos;
– Coleta de lixo domiciliar e hospitalar;

Necrópole

– Coordenação de Necrópole – a liberação de sepultamentos nos cemitérios municipais deve ser feita de forma presencial no novo Centro Administrativo, que fica na avenida Alice Coutinho, nº 109, em Vera Cruz. O horário de atendimento é das 7h às 18 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. Demais informações podem ser obtidas pelo telefone 3354-5909;

Cemitérios

Funcionamento das 6h às 18 horas

    • Santo Agostinho, Rua Santo Agostinho, s/nº, Bairro Aparecida
    • São Jorge, Rua Projetada, s/nº, Oriente
    • São Pedro, Rua Telefônica, s/nº, Cruzeiro do Sul
    • São José, Rua Demóstenes Nunes Vieira, s/nº, Alto Lage
    • Jardim da Saudade, Rodovia BR-101 (Contorno), Nova Rosa da Penha
    • São João Batista, Rua Florentino Avidos, s/nº, Cariacica-Sede
    • Santo Amaro, Rua Goiás, s/nº, Novo Brasil
    • Padre Mathias, Rodovia BR-101 (Contorno), 3255, Nova Rosa da Penha

Conselho Tutelar

Plantão 24 horas

Contatos do plantão: 99945-6962, 99945-6172, 99580-9529 e 99933-9170

Defesa Civil

Plantão: 27 98831-6000 ou emergências pelo 199 (24 horas)

Scroll to top