Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

União autoriza reforma do prédio do IAPI destinada à moradia popular

Foto: Redes Sociais

A Secretaria de Patrimônio da União do Espírito Santo (SPU-ES) autorizou a reforma do edifício Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, com o objetivo de contemplar cento e seis famílias desabrigadas. A IAPI como é popularmente conhecido o edifício, estava em situação de abandono há décadas.

A reforma será realizada pela Associação Comunitária do Estado do Espírito Santo (AHABITAES), após a assinatura de uma carta de anuência da presidente da instituição, Maria da Penha de Souza. O imóvel será destinado as famílias já cadastradas.

O próximo passo será a obtenção dos recursos junto ao Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), através do programa social Minha Casa Minha Vida.

No fim de 2018, a AHABITAES recebeu o prédio da SPU-ES e cedido a moradia popular, porém, por questões burocráticas, o projeto social não foi adiante. Somente em 2023, o prédio voltou a ser incluído na lista de imóveis da União, destinada à moradia popular.

O edifício Getúlio Vargas começou a ser construído no final da década de 50 e durante anos, o prédio foi sede de atendimentos voltados para a área de saúde.

Projeto Popular

O projeto da Associação Comunitária do Estado do ES visa a construção de 106 apartamentos, 7 lojas, um local para festa com 1000 metros quadrados com capacidade de 300 pessoas. Além disso, o prédio terá energia solar e 3 elevadores. As lojas poderão ser vendidas, entretanto, o aluguel deverá ser revestido para as despesas do edifício.