O ano era 2021; iniciava-se a gestão Euclério Sampaio sob muita desconfiança dos analistas. O prefeito recém-empossado tinha uma clara missão: “elevar a estima do cariaciquense e criar um sentimento de pertencimento da população”.
Não demorou muito, Euclério venceu seu primeiro desafio: “a guerra ideológica nacional”. Quem não se recorda das suas primeiras declarações: “Narrativas e retóricas não promovem saúde e educação. Minha ideologia é o desenvolvimento da nossa cidade”.
Com essa pegada, Euclério abriu a “caixa preta” da cidade e convidou o Espírito Santo a conhecer as potencialidades de Cariacica. Fez parcerias com o setor público, privado e não rejeitou nenhum tipo de investimento. Obviamente, o governo do Estado foi o seu grande “sócio” na reestruturação do município, o que resultou em obras, geração de emprego e renda, um verdadeiro redesenhamento logístico.
Em 2022, Euclério colheu os frutos do seu jeito intimista de governar, fazendo o “seu” federal Messias Donato (Republicanos) e sendo peça-chave para a reeleição do governador Renato Casagrande, que no segundo turno obteve 112.080 votos em Cariacica (55,08%). Com esses feitos, a desconfiança política já não tinha tanto espaço; a dúvida administrativa virou passado e Cariacica não era mais o “patinho feio” da Região Metropolitana.
Agora, a cidade compreendeu o seu real tamanho e o seu importante papel para os capixabas. Com sua administração aprovada pela população e bem acima das críticas, a gestão Euclério Sampaio não parou e construiu uma composição política tão forte que nem mesmo seus adversários foram capazes de lutar contra, haja vista a sua triunfal reeleição, com números recordes.
Alguns criticaram a quase unanimidade do prefeito; eu prefiro ressaltar a qualidade do prefeito de reunir partidos e pessoas diferentes em torno de um projeto chamado Cariacica. Que os gestores olhem para o município de Cariacica; os ventos de lá sopram um tempo leve de uma nova realidade, onde a soberba, a divisão e a perseguição perderam para a esperança de uma política diferente e eficiente!
Hoje, Euclério Sampaio não é somente a “noiva” desejada pelos pretendentes ao governo, ele é um dos noivos preparados para postular o palácio. Já Cariacica, não é mais a “província” de outrora, é a forte cidade que vai conquistando cada vez mais a admiração dos capixabas.
Olhemos para Cariacica, a bela vitrine daquilo que realmente está dando certo.