A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei (PL) 288/2024, que denomina a sede do Samu 192 no município da Serra como Central de Regulação do Samu Médico Doutor Leandro Medice. A homenagem é destinada ao médico cardiologista que faleceu no Rio Grande do Sul em 13 de maio, enquanto prestava auxílio às vítimas das enchentes causadas pelas fortes chuvas naquele estado.
Na justificativa do projeto, o deputado Danilo Bahiense destacou a formação e trajetória profissional do médico Leandro Medice, justificando a proposta de nomear a Central do Samu na Serra em memória de um verdadeiro herói capixaba. Leandro Medice foi enterrado no dia 15 de maio no cemitério Jardim da Paz, na Serra. Na ocasião, recebeu homenagens de seus colegas do Samu 192, que acionaram as sirenes de várias ambulâncias durante o funeral. A causa de sua morte foi um infarto.
Leandro Medice trabalhou como médico no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e fez parte do corpo clínico do Hospital Evangélico de Vila Velha por nove anos, entre 2012 e 2021, atuando como médico intensivista na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, era proprietário do Instituto Medice, em Vila Velha.
Após a aprovação pela Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei segue agora para sanção do governador do Estado, Renato Casagrande. Se sancionado, o nome de Leandro Medice será oficialmente atribuído à Central de Regulação do Samu no município da Serra, perpetuando sua memória e reconhecendo sua contribuição para a saúde pública e seu espírito altruísta.