Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Alunos de Cariacica criam robô “cão-guia” para ajudar pessoas com deficiência visual

Estudantes do 8º ano de uma escola de Cariacica tiveram destaque ao criar um projeto inovador que usa tecnologia para apoiar pessoas com deficiência auditiva. O “Robô Caramelo” foi um dispositivo criado pelos alunos que tem por objetivo facilitar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, superando barreiras e promovendo a inclusão. A ideia surgiu após a Secretaria de Educação Municipal distribuir kits de robótica, com o objetivo de estimular a criatividade dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Cívico-Militar (EMEFTI ECIM) Terfina Rocha Ferreira, localizado no bairro Itacibá.

Orientado pelo professor Dionatan, e por outros dois professores, Amanda Fernandes, de 14 anos, é a programadora, Brendon Fontana Maia, de 13 anos, é o engenheiro, enquanto que Brayan Araújo, de14 anos, é o líder de equipe.

O “Robô Caramelo” obteve o 2º lugar na Olimpíada de Robótica 2024 e foi selecionado como finalista na Feira de Inovação Capixaba (Fecinc), evento científico de destaque no estado. O projeto, desenvolvido dentro da própria escola, chama a atenção pelo uso de tecnologia 3D para a criação de peças e componentes, tudo feito com impressoras 3D disponíveis na instituição.

Os alunos apontam que, além dos custos altos de tecnologias já existentes, a complexidade e o tempo necessários para a aprendizagem de alternativas tradicionais tornam essas soluções limitadas. Diante disso, o “Robô Caramelo” se apresenta como uma opção mais acessível, oferecendo autonomia e promovendo a inclusão de pessoas surdas. O projeto continua sendo aprimorado, com ajustes feitos a cada nova competição e evento em que participam.

Notícias Recentes