Nesta terça-feira (25), a partir das 09h, aproximadamente 24 crianças com idades entre 6 e 12 anos e diagnosticadas com transtorno do espectro autista terão a oportunidade de desfrutar de um banho de mar assistido, como parte do projeto Praia Sem Barreiras, em Jacaraípe. As crianças participam do Programa de Apoio ao Desenvolvimento ao Autista, promovido pela Apae da Serra.
Para organizar melhor o atendimento, os participantes serão divididos em dois grupos – um no período da manhã e outro à tarde – contando com o suporte de profissionais, como salva-vidas e agentes de saúde.
Utilizando cadeiras anfíbias e sempre sob acompanhamento especializado, o projeto garante segurança e conforto durante a atividade. A grande procura pelo serviço ressalta a importância da iniciativa, que ficará disponível até 2 de maio.
Projeto
Lançado em 11 de janeiro, o projeto já beneficiou mais de 200 pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A iniciativa é da prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), em parceria com a Associação Latina de Desenvolvimento Esportivo, Cultural e Ambiental (ALDEEA).
Os atendimentos podem ser agendados ou realizados por livre demanda, diretamente no estande do projeto em Jacaraípe. Excepcionalmente, durante o Carnaval – de 01 a 04 de março – o funcionamento ocorrerá das 08h às 16h.
Anderson Madeira, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, afirma que o Praia Sem Barreiras reafirma o compromisso do município com a inclusão e acessibilidade, promovendo o direito ao lazer e a igualdade de oportunidades.
“O projeto Praia Sem Barreiras veio para ficar; além de estimular a inclusão social, ele possibilita a participação plena de todos nas atividades recreativas, fortalecendo a coesão comunitária e valorizando a cidadania”, ressalta.
Funcionamento no Carnaval
Durante o período de Carnaval, de 01 a 04 de março, os horários do projeto serão alterados, funcionando das 08h às 16h.