Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Aracruz sedia a terceira edição dos Jogos Indígenas

Com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), vai acontecer, entre os dias 15 e 17 deste mês, a terceira edição dos Jogos Tradicionais Indígenas do Espírito Santo, na Aldeia de Caieiras Velha, em Aracruz.

Serão sete modalidades em disputa: arco e flecha, arremesso de lança, bodoque ao alvo, cabo de força, corrida com tora, luta corporal e zarabatana ao alvo, com a participação de 240 atletas no feminino e 240 no masculino, totalizando 480 competidores. O evento, que está sendo organizado pelo Instituto Indígena Cocar, será aberto ao público, com entrada gratuita.

Na disputa do arco e flecha, o competidor precisa acertar o centro do alvo, assim como na disputa da zarabatana. Já com o bodoque, o arremesso é feito com pelotas, que devem derrubar latas.

Na corrida com tora, o competidor faz um percurso de cerca de cinquenta metros correndo, carregando a tora. No cabo de força, o objetivo é puxar a equipe adversária para o seu lado, ultrapassando uma linha delimitada. Na luta corporal, para vencer, é necessário retirar o oponente por três vezes do círculo onde acontece o combate. No arremesso de lança, ganha quem fizer a lança chegar mais longe possível.

“Este é um momento de encontro, um momento de celebração, onde temos a oportunidade de competir e, ao mesmo tempo, brincar. Alguns atletas já estão treinando há muito tempo para tornar a disputa ainda mais competitiva. Então, nossa expectativa é alta e convidamos todo o Estado para vir, participar e prestigiar o evento, com toda a família. Em alguns momentos, como no bodoque ao alvo, por exemplo, vamos ter um momento de interação, onde as pessoas vão poder participar também”, explicou o coordenador geral da competição, Jocelino da Silveira Quiezza Ka’arondara.

“Com certeza será uma grande competição. O apoio da Secretaria de Esportes e Lazer na realização dos Jogos Indígenas demonstra o compromisso do Governo do Estado com o esporte inclusivo, para todos. A organização está de parabéns por mais uma vez reunir toda a comunidade indígena em torno da celebração do esporte e de sua cultura, valorizando assim nossos povos originários”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

 

Notícias Recentes