Os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos da América foram comemorados em sessão solene nesta terça-feira (3) pela Assembleia Legislativa (Ales). Com a presença do cônsul-geral dos EUA no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands, a solenidade foi comandada pelo presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União).
Fizeram parte da mesa da solenidade, além do deputado Marcelo Santos e o cônsul Rowlands: o conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do ES, Domingos Taufner; o procurador-geral de Justiça (MPES), Francisco Martínez Berdeal; o defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo; o presidente da Findes, Paulo Baraona; e o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, João Bosco Reis da Silva.
O presidente da Ales abriu seu discurso lembrando que o ES é pequeno, mas gigante que oferece oportunidades a todos que o visitam.
“São pouco mais de 4 milhões de habitantes, mas é um povo trabalhador, um povo que acredita, é positivismo puro na veia. Nós acreditamos que vamos enfrentar os desafios e vamos superá-los, mas a gente não acredita em sorte, acreditamos em Deus e em planejamento. Foi acreditando em planejamento que nós conseguimos sair de um estado antes quebrado, que não tinha luz e muito menos túnel, e nós chegamos a ser esse estado pujante”, refletiu Marcelo Santos.
“Hoje, receber o cônsul-geral num Espírito Santo que hoje tem a exportação voltada para o mercado norte-americano, mas não só isso, que também oferece tantas coisas que produzimos aqui para o mercado americano, o que nós queremos aqui é estreitar ainda mais as oportunidades que nós temos”, concluiu.
Já o representante do governo estadunidense no Brasil destacou a imagem capixaba como reconhecida dentro e fora do país.
“O estado merece esse sentimento, realmente escutar o que vocês fizeram nos últimos 22 anos é tão impressionante. Começar de lugar onde muitas dúvidas e dívidas existiram e agora ter o êxito deste momento (…) Agora finalmente tive tempo e oportunidade de vir ao estado de vocês. O ES é um dos estados mais saudáveis do ponto de vista fiscal, e Vitória é reconhecida como um dos melhores destinos do país para se fazer negócios. As empresas americanas estão impressionadas com as condições aqui”, afirmou Rowlands.
“O ES tem a reputação de ser um estado onde o setor público e o empresariado estão realizando grandes feitos, tornando a região mais competitiva economicamente e criando oportunidade para investidores estrangeiros, brasileiros e capixabas”, arrematou.