A deputada Janete de Sá (PSB) anunciou que a Assembleia Legislativa (Ales) vai sediar, entre 21 e 23 de novembro, a ação de uma clínica móvel para realizar a castração de até 120 cães e gatos. De acordo com a deputada, será dada preferência para animais de rua e pertencentes a pessoas de baixa renda.
Um dos pontos a serem discutidos com segmentos da área é como será feita a tutela dos bichos que vivem na rua. A parlamentar explicou que eles precisam de cuidados provisórios após a realização do procedimento. “Vamos estar castrando animal de rua desde que alguém queira tutelar aquele animal por dez dias pelo menos”, disse.
Segundo Janete de Sá, o “castramóvel” será apresentado a vários municípios para que os prefeitos adotem ações de controle e de bem-estar animal. “É uma clínica sobre rodas adequada para poder dar um tratamento público qualificado a esses animais cuja prioridade nossa de castração é do animal de rua e do animal de pessoas de baixa renda”.
A presidente da CPI dos Maus-Tratos contra os Animais e da Comissão do Bem-Estar dos Animais pediu que os cidadãos denunciem essas ocorrências pelo e-mail: defesadosanimaises@gmail.com. De acordo com dados repassados por ela, entre abril e setembro de 2024 foram oficiados aos órgãos competentes 56 casos, com 43 resolvidos.