Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Autoridades investigam três casos suspeitos de intoxicação por metanol no Espírito Santo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta segunda-feira (6) que três pacientes estão sendo monitorados por suspeita de intoxicação por metanol no Espírito Santo. Dois deles são moradores de Viana e um de Vitória, todos na Grande Vitória.

De acordo com a pasta, os casos foram notificados ainda na madrugada desta segunda-feira. Outros quatro registros chegaram a ser investigados em Vila Velha, Serra, Viana e Guaçuí, mas já foram descartados após exames clínicos.

Segundo a Sesa, os três pacientes ingeriram bebidas alcoólicas antes de apresentarem os sintomas. Embora os primeiros exames tenham dado resultado negativo, o protocolo do Ministério da Saúde determina que os pacientes permaneçam em observação por 24 horas nos serviços de saúde, a fim de garantir a segurança durante o monitoramento clínico.

Riscos e sintomas

O metanol é um álcool altamente tóxico, impróprio para consumo humano e que pode causar complicações graves, como cegueira e até a morte. A Sesa reforçou a necessidade de atenção a sinais de alerta após a ingestão de bebidas alcoólicas, entre eles tontura, náusea, vômito, visão embaçada e dificuldade respiratória.

Em caso de suspeita de intoxicação, a orientação é procurar imediatamente um serviço de urgência, como os Prontos-Atendimentos (PAs) ou Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), para avaliação médica e tratamento adequado.

Canal de orientação

A população pode buscar informações adicionais ou orientações emergenciais no Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES), que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento é gratuito pelo telefone 0800 283 9904.

Notícias Recentes