
Foto: Governo ES
Desde o início de agosto, as escolas públicas do Espírito Santo estão engajadas em uma grande mobilização educacional: a Avaliação da Fluência em Leitura 2025, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A iniciativa teve início no dia 1º e segue até a próxima segunda-feira, 11 de agosto.
Nesta quinta-feira (07), a avaliação segue em andamento em aproximadamente 1.400 escolas das redes estadual e municipais, abrangendo os 78 municípios capixabas. A ação envolve cerca de 49 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, etapa considerada essencial no processo de alfabetização infantil.
Avaliação estratégica e individualizada
O objetivo da avaliação é mensurar o nível de fluência em leitura dos alunos em uma fase decisiva da vida escolar. Para o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, trata-se de uma ferramenta estratégica para aprimorar a qualidade da educação pública no Espírito Santo.
“A fluência em leitura é um dos principais indicadores da qualidade da educação. Com essa avaliação, conseguimos acompanhar de forma precisa o desenvolvimento dos nossos estudantes, identificando eventuais dificuldades e direcionando ações de apoio pedagógico às escolas e aos professores. O nosso compromisso é garantir que nenhuma criança fique para trás”, destacou o secretário.
A aplicação da avaliação ocorre de forma individual. Cada estudante lê pequenos textos em voz alta, enquanto a leitura é gravada por meio de um aplicativo instalado em dispositivos Android. Esses áudios são sincronizados com o sistema da avaliação até o encerramento do processo e servirão de base para a correção e análise dos dados.
Um momento de escuta, cuidado e transformação
De acordo com Bianca Silva Santana, gerente de Avaliação da Sedu, o momento vai além de um simples diagnóstico pedagógico. Segundo ela, a ação fortalece o compromisso das escolas com a escuta atenta, o acolhimento e o desenvolvimento de cada criança.
“Mais do que um instrumento de medição, a avaliação tem fortalecido o compromisso das escolas com a aprendizagem dos estudantes, oferecendo uma escuta atenta e qualificada a cada leitura. Em um ambiente acolhedor e organizado, professores e gestores reafirmam diariamente o papel da escola como espaço de desenvolvimento, cuidado e transformação”, ressaltou Bianca.
Os resultados obtidos com a avaliação serão utilizados para orientar políticas públicas, formar professores e implementar estratégias pedagógicas direcionadas à superação das dificuldades de leitura identificadas em sala de aula.