Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Banco Central prevê Pix por aproximação para 2025

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) criaram novas regras do Open Finance que permitirão o pagamento com Pix por aproximação. Os pagamentos online terão as etapas reduzidas e o Pix será disponibilizado nas carteiras digitais — as wallets.

A medida vai ampliar o escopo de instituições que serão obrigadas a participar do ecossistema do Open Finance e estabelecer a estrutura definitiva de governança do sistema financeiro aberto. Essas novas possibilidades tem previsão de chegada ao público geral em fevereiro de 2025.

Em relação à simplificação da jornada de iniciação de pagamentos, as novas regras do Open Finance irão diminuir etapas nos pagamentos online e possibilitarão a oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets. A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira. 

O Banco Central também aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance pavimentando o seu desenvolvimento mais rápido. Essa governança definitiva passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias. 

Notícias Recentes