
O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) recebeu, nesta terça-feira (18), o Selo FIN de Prevenção a Fraudes 2025, durante cerimônia realizada no Auditório FL Corporate, em São Paulo. A certificação reconhece instituições financeiras que se destacam na adoção de medidas rigorosas de prevenção, combate e conscientização sobre fraudes e golpes no setor bancário.
O Selo é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e celebra o compromisso do Banestes com políticas, códigos e boas práticas voltadas à segurança do sistema financeiro.
Para alcançar a certificação, o banco precisou comprovar excelência em diferentes áreas, como: prevenção e mitigação de fraudes e golpes; parcerias externas voltadas ao combate de crimes financeiros; gestão de risco transacional; governança de segurança; ações de conscientização; além de processos seguros para abertura de contas e demais operações.
“Passamos por uma verificação abrangente sobre processos, governança e tecnologias que garantem a prevenção adequada de fraudes no Banestes — desde a criação de regras e monitoramento até investigação, compartilhamento de informações, conscientização e treinamento das equipes”, afirmou a diretora de Riscos e Controle, Joseane Zoghbi.
O gerente de Segurança da Informação e Fraudes, Paulo Henrique Neiva, destacou que o processo de avaliação impulsiona melhorias internas. “Novas tecnologias serão adotadas, oferecendo mais facilidade de uso dos canais digitais, com mais funcionalidades e segurança”, afirmou.
A conquista do Selo FIN reflete um trabalho contínuo de aperfeiçoamento das práticas de segurança do Banestes. A certificação confirma que a instituição segue padrões de excelência na proteção dos clientes, fortalecendo a confiança e posicionando o banco em destaque no mercado financeiro.