O 13 de junho é, tradicionalmente, Dia de Santo Antônio, conhecido como “santo casamenteiro”, a quem as pessoas recorrem quando querem encontrar um amor.
História:
Fernando Antônio de Bulhões, conhecido como Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exército de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido.
Protetor das coisas perdidas, dos casamentos e dos pobres. Segundo a Igreja Católica, é o Santo dos milagres. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Redigiu os Sermões, tratados sobre a quaresma e os evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes de sua obra.
Programação:
Na Basílica, em Vitória, haverá missas com bênçãos dos pães até às 15h. Às 18h30 tem oração da trezena e às 19h a procissão de Santo Antônio, da Igreja Matriz a Basílica, com missa de encerramento às 19h30.