A Sessão Ordinária desta última terça-feira (12/12) da Câmara de Vitória incluiu uma série de homenagens e a apresentação do Projeto de Dança Sênior, na Tribuna Livre. A aposentada e dançarina Claudia Paiva Fernandes, falou sobre essa modalidade da dança e seus benefícios.
“É mais que uma dança de salão. Preconizamos não somente o momento da dança, mas também a saúde da pessoa idosa. A dança sênior é completa e adaptada para a pessoa idosa e para a pessoa deficiente”, assegurou.
“Exercitamos a lateralidade, a coordenação motora, a concentração e a socialização de seus participantes. A dança promove qualidade de vida e trabalha o corpo e a mente”, disse. O grupo de Dança Sênior inclui mais de 80 pessoas.
O vereador Chico Hosken, que indicou a Cláudia Fernandes para participar da Tribuna Livre afirmou que vai protocolar um projeto para que a dança sênior seja incluída nas políticas públicas.
Homenagens – Os policiais Carlos Roberto Borel e Carlos Magno Mageski, que salvaram a vida de uma criança, receberam uma moção de aplauso das mãos do vereador Leandro Piquet. “Ser polícia, muitas vezes, é ser psicólogo, é prestar um serviço comunitário, acolhendo a família da vítima. Os homenageados conseguiram salvar uma criança ao fazerem a manobra de Heimlich”, elogiou Piquet. A manobra é usada no caso de engasgo.
O vereador Davi Esmael também fez suas homenagens. Ele destacou o trabalho da pequena Liz Valverde, jogadora de futebol.
“Nesse momento é um tempo de reconhecimento, de alegrar-nos. E para algumas meninas o ano foi incrível. Entre as homenageadas está a Liz Valverde Olimpio Rhem, uma amiga que o futebol me deu. Ela fez a escolha de jogar entre meninos o que possibilitou um treino diferente e no último sábado, foi campeã estadual e convocada para a seleção brasileira sub-15”, afirmou o vereador.
Davi Esmael também homenageou as atletas: Milena Alvarenga, Rafaela Favero, Sophia Schunk, Joana Alves, Júlia Sassine, Laura Fonseca, Letícia colodetti, Rafaela Novaes, Sophia Mantovani, Isabela Santos, Manuela Almeida, Sofia Mezzadri, Manuela vieira, Mariana Pinto Lima.
“Cada uma, da mesma forma, tem buscado o sonho de ser atleta”, lembrou Davi. Lourival Correa Filho e Celso Jantorno, da equipe técnica da seleção brasileira sub-16 receberam a Menção Honrosa.
Esporte – André Brandino homenageou a equipe do remo do projeto social do Saldanha. “O Saldanha desbancou o Vasco e muitos clubes que têm recursos. São jovens que estão na idade de risco, quando podem ser aliciados pelo tráfico, mas eles estão no caminho certo, se tornando profissionais”, disse parabenizando os professores Bruno Dessaune e Rodolfo Kristian Koehlert.
A equipe é composta pelos atletas: João Vitor Rocha, Arthur Gomes Nascimento, Gabriel de Andrade, Carlos Daniel Barcelos, Danilo Nascimento, Hiago Barcelos Dias, Iago de Souza, Thiago da Costa, Jhon Kevin de Lima, Eduardo Amaral, Isaque Saraiva e Gabriel Nicolau.
O vereador Leonardo Monjardim homenageou o atleta capixaba Alessandro Magno Rocha dos Santos (Casé), estrela do basquete. “É uma honra homenageá-lo porque você não é só um bom jogador, mas também faz a diferença no trabalho social que você realiza e que atende 300 crianças me Goiabeiras”, afirmou.
União – Vinicius Simões celebrou a união de dois casais, homenageando-os com a Comenda da Família.
“É uma honra enorme poder estar aqui para que a cidade de Vitória conheça a história desses casais”, disse o vereador.
Receberam a Comenda os casais: Ana Maria Tonini de Souza e José Araújo de Souza, casados há 40 anos, e Neuse Torres Vieira e Domício Bonifácio Vieira, casados há 73 anos. “Esses casais nos dão exemplo de vida, de tolerância e de amor”, afirmou o vereador.
Projeto de lei – Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 136/2023, que denomina “Lizandre Ignês Carpanedo do Carmo” o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), situado na rua José Celso Cláudio, em Jardim Camburi.
A educadora Lizandre Ignês Carpanedo do Carmo trabalhou por 28 anos na rede municipal de ensino naquele bairro.
Estiveram presentes na sessão os vereadores: Delegado Piquet (Republicanos), Aloísio Varejão (PSB), Anderson Goggi (PP), André Brandino (PSC), André Moreira (PSOL), Chico Hosken (PODE), Davi Esmael (PSD), Duda Brasil (União); Karla Coser (PT), Leonardo Monjardim (Patriota); Luiz Emanuel (Republicanos), Luiz Paulo Amorim (SDD), Maurício Leite (Cidadania), Vinicius Simões (Cidadania).
Confira o que foi apreciado:
1. Projeto de Lei n° n° 136/2023, processo n° 7461/2023
Autor: vereador Maurício Leite
Ementa: Denomina “Lizandre Ignês Carpanedo do Carmo” o novo Centro Municipal de Educação Infantil localizado no bairro Jardim Camburi, Vitória/ES.
APROVADA
URGÊNCIA
1. Projeto de Lei n° n° 300/2023, processo n° 15472/2023
Autor: vereador Leandro Piquet
Ementa: Fica incluído no Anexo I, da Lei nº 9.278/2018 de 08 de junho de 2018, que institui o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas no Município de Vitória o “DIA DO MARINHEIRO”.
URGÊNCIA APROVADA
URGÊNCIA URGENTÍSSIMA
1. Projeto de Lei n° n° 244/2023, processo n° 13145/2023
Autor: vereador Leonardo Monjardim
Ementa: Denomina de “Yolanda Monjardim Faria Santos” o logradouro público situado no bairro Santa Cecília, no Município de Vitória – ES
MATÉRIA APROVADA