Com o tema “Corpo, Mente, Ambiente – Saúde é Praia Limpa”, a Campanha Praia Limpa 2025 alcançou milhares de pessoas, por meio de atividades educativas em várias praias e comunidades da capital capixaba.
Realizada durante as manhãs de sábado e domingo, a iniciativa teve como principal objetivo conscientizar moradores, turistas e comerciantes sobre a importância de práticas sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente, especialmente com a preservação das praias e ecossistemas costeiros.
A campanha destacou a relevância de um trabalho coletivo na preservação ambiental. Com abordagens diretas, esquetes teatrais, jogos educativos e a presença de voluntários nos stands, a ação promoveu uma ampla sensibilização sobre a responsabilidade compartilhada para manter as praias limpas e preservar o ecossistema costeiro, incluindo áreas de restinga.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressaltou a importância da iniciativa para a cidade. “a campanha visa conscientizar a população sobre a responsabilidade compartilhada quanto ao cuidado e à manutenção das condições de limpeza das praias, bem como do seu ecossistema, que é o caso da restinga. As atividades são um sucesso e permitem manter nossa orla organizada, proporcionando momentos de lazer e contemplação para nossos moradores e turistas. A ação é fruto do diálogo e engajamento entre o poder público e diversos parceiros que se preocupam e atuam na preservação de nossas praias.”
Já o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, enfatizou o protagonismo socioambiental da população: “Em meio aos dias ensolarados e típicos do verão capixaba, as ações da campanha Praia Limpa têm ótima interação com os frequentadores das praias. Isso ajuda a sensibilizar as pessoas quanto ao seu protagonismo socioambiental para manutenção da boa qualidade de vida desse ambiente. As atividades proporcionam a sensibilização da população quanto à necessidade de cuidar desse ambiente de acesso coletivo e importante para o lazer, mas também local onde diversas outras formas de vida estabelecem habitat e mantêm relações de sobrevivência.”
Confira o balanço da campanha:
1º Final de Semana (4 e 5 de janeiro)
04/01 – Arena de Verão (Praia de Camburi)
150 pessoas alcançadas
36 voluntários e parceiros: CVSA, Central de Serviços e Projeto Baleia Jubarte.
05/01 – Ilha do Frade
Atividade cancelada devido à chuva.
2º Final de Semana (11 e 12 de janeiro)
11/01 – Praia da Curva da Jurema
350 pessoas alcançadas
62 voluntários e parceiros: CVSA, Central de Serviços, UNIMED e ArcelorMittal.
12/01 – Praia Grande (Ilha do Boi)
200 pessoas alcançadas
26 voluntários e parceiros: CVSA, Central de Serviços, Últimos Refúgios, Projeto Baleia Jubarte e ArcelorMittal.
3º Final de Semana (18 e 19 de janeiro)
18/01 – Santo Antônio
100 pessoas alcançadas
40 voluntários e parceiros: Associação de Moradores de Santo Antônio, servidores da SEMMAM, SEMUS, CVSA e Central de Serviços.
19/01 – Praia do Iate Clube e Guarderia
1.500 pessoas alcançadas
62 voluntários e parceiros: CVSA, Central de Serviços, Polícia Militar Ambiental, Projeto TAMAR e ArcelorMittal.
A Campanha Praia Limpa 2025 reforçou o compromisso de Vitória com a educação ambiental e a sustentabilidade. Além de garantir a limpeza das praias, a iniciativa consolidou uma cultura de respeito ao meio ambiente entre os frequentadores da orla.