Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Cariacica atinge marca histórica de 30 dias sem homicídios e registra queda de 21% nas mortes violentas em 2025

Dados positivos refletem ações do Programa Estado Presente, integração das forças de segurança e investimentos em tecnologia

Divulgação: Governo ES

Pela primeira vez desde o início da série histórica de homicídios, em 1996, o município de Cariacica completou 30 dias consecutivos sem registrar um único assassinato. A última ocorrência foi registrada em 5 de julho. Desde então, nenhum homicídio ou morte violenta foi contabilizado até esta segunda-feira (4), consolidando um marco inédito na segurança pública da cidade.

Os números de 2025 também indicam uma queda significativa de 21% nas ocorrências de homicídios dolosos e feminicídios em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 52 casos entre 1º de janeiro e 4 de agosto deste ano, contra 66 no mesmo intervalo de 2024 — o que representa 14 vidas poupadas.

O governador Renato Casagrande celebrou os resultados, creditando a conquista ao trabalho do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e à atuação conjunta das instituições de segurança. “Essa conquista é fruto do trabalho do Programa Estado Presente, da integração entre as forças de segurança e do acompanhamento que fazemos todo mês, analisando os números e pensando em estratégias. Sabemos que há desafios, mas resultados como esse mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.

O vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do programa, também destacou o avanço e relembrou a recente instalação dos primeiros totens de segurança em Cariacica, ressaltando o esforço integrado entre o Governo do Estado, a Prefeitura e as forças de segurança. “Organizamos uma ampla rede de trabalho e a integração é uma de nossas premissas”, disse.

Ferraço ainda agradeceu o empenho dos profissionais que atuam diariamente na segurança pública. “Agradeço às mulheres e aos homens das nossas polícias e da Guarda Municipal que se empenham diuturnamente em defesa da sociedade. A Segurança Pública se faz e se aprimora todos os dias e estamos nessa pegada.”

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, também reforçou a importância dos investimentos e da atuação contínua das forças policiais. “Um município do tamanho de Cariacica, com todos os desafios que enfrentamos, permanecer mais de 30 dias sem assassinatos é algo histórico. Temos totens com câmeras inteligentes, reforço no policiamento e ações estratégicas sendo entregues por todo o Estado, especialmente aqui”, pontuou.

Redução em outras formas de violência

Além da queda nos homicídios, Cariacica também registra mais de 230 dias sem casos de latrocínio — o último roubo seguido de morte aconteceu em 10 de dezembro de 2024. No que diz respeito aos feminicídios, já são 79 dias sem ocorrências, desde o último caso registrado em 17 de maio deste ano.

Esses dados reforçam os avanços no combate à violência letal e consolidam Cariacica como um exemplo de como a articulação entre tecnologia, gestão pública e trabalho integrado pode produzir resultados concretos em segurança.

Notícias Recentes