A conscientização sobre a preservação dos recursos naturais e a adoção de práticas sustentáveis são essenciais para garantir um futuro saudável para o planeta. Dessa forma, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) de Cariacica está orientando os moradores a ligar corretamente os imóveis à rede coletora do esgoto.
Técnicos de Meio Ambiente da Semdec alertam que ao manter os domicílios conectados à rede de esgoto, os rios, lagos e mares são preservados de qualquer contaminação, preservando a biodiversidade aquática e garantindo a saúde das comunidades que dependem desses recursos naturais. Além disso, o tratamento adequado do esgoto contribui para a redução da proliferação de doenças transmitidas pela água e para a melhoria da qualidade de vida da população.
“Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte, adotando práticas responsáveis em relação ao saneamento básico e contribuindo para a preservação dos recursos naturais”, defende a secretária de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Luciana Tibério Gomes.
Tarifa social
Após a regularização da ligação de esgoto domiciliar, moradores de baixa renda têm a possibilidade de solicitar o benefício da tarifa social concedido pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). A tarifa social é em forma de desconto, que incide sobre as tarifas de água e esgoto dos imóveis classificados na categoria residencial.
A tarifa social, que deve ser requerida diretamente à Cesan, é voltada para famílias que estão inscritas no CadÚnico e com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo; famílias inscritas no Programa BPC – Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social