Cariacica vem se mantendo no grupo de cidades com a nota máxima, “A”, no ranking de Capacidade de Pagamento (Capag) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Neste ano, pela primeira vez, o município conquistou também a nota “A” no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. Juntas, essas classificações colocam Cariacica em um patamar de destaque com uma avaliação final de “A+”.
A nota “A” no Capag, mantida por seis anos consecutivos, representa a saúde fiscal de Cariacica, sinalizando que o município está em posição sólida para obter novos empréstimos com garantia da União sem representar risco de crédito ao Tesouro Nacional.
O Capag avalia indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez, fornecendo um diagnóstico completo da solvência e do equilíbrio financeiro dos entes federativos.
Por outro lado, a conquista da nota máxima no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é uma avaliação rigorosa das informações contábeis e fiscais enviadas pelos municípios ao Tesouro por meio do Siconfi. O objetivo é verificar a transparência e a precisão dos dados.
Para garantir uma boa colocação, os municípios precisam manter uma consistência impecável nos seus relatórios, que incluem a Declaração de Contas Anuais (DCA), Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC).
“A avaliação máxima nestes rankings demonstra o comprometimento da administração municipal com a transparência e a precisão das informações financeiras. A melhoria dos controles contábeis e fiscais do município foi fundamental para que recebêssemos esse reconhecimento nacional”, afirmou o prefeito de Cariacica, Euclerio Sampaio.