A Prefeitura de Cariacica poderá agir com mais agilidade no combate à dengue, zika e chikungunya. O aumento da intensidade das ações acontece após o governo do Estado decretar situação de Emergência em Saúde Pública e instituir o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Arboviroses, em razão da alta incidência da doença no Estado. Isso dará mais agilidade no combate ao mosquito. A cidade também irá se programar para ter, em breve, um Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti.
“É de fundamental importância que se tenha uma equipe que enfrente a situação junto aos municípios. Também é importante que a população se conscientize cada vez mais para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, acrescentou o secretário de Saúde César Colnago.
A criação do CICC tem como princípio integrar, coordenar e articular os órgãos para o enfrentamento às arboviroses a fim de definir soluções e nivelar informações e o uso de recursos.
As ações integradas de combate à dengue foram definidas em uma reunião on-line comandada pelo governador Renato Casagrande e que contou com participações de equipes do Ministério da Saúde; da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, entre outras autoridades.
O Centro, inicialmente, integrará ações conjuntas da Sesa, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com a possibilidade de articulação de demais órgãos, com reuniões semanais.