O Carnaval no Brasil começa em Vitória e o município abre alas para o brilho e a alegria das agremiações no Sambão do Povo. O desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória ultrapassa a marca de R$ 40 milhões em movimentação financeira e gera 6 mil empregos diretos e indiretos, consolidando-se como um importante catalisador de oportunidades de trabalho na cidade. São motoristas de aplicativo, taxistas, ambulantes, costureiras, aderecistas, além do segmento de hotelaria, bares e restaurantes, beneficiados com o evento.
Os desfiles também garantem renda e ocupação para muita gente. Em meio às mais de 35 mil pessoas que prestigiam o Carnaval, os ambulantes são essenciais, fornecendo alimentos, bebidas e outros produtos aos foliões, aproveitando para alavancar ainda mais as vendas.
A taxa de ocupação dos hotéis nesta época atinge a expressiva marca de 90%, refletindo o entusiasmo e a antecipação dos visitantes em participar do Carnaval de Vitória. Na edição deste ano, a expectativa é de que até 5 mil turistas irão ao Sambão do Povo.
Na tarde desta quinta-feira (9), a Prefeitura de Vitória oficializou um repasse de verbas para a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Liesge), em solenidade realizada na sala de reuniões do Palácio Municipal. O ato, que marca um passo importante para a realização do Carnaval 2025, reforça o evento como um dos maiores motores culturais e turísticos do Espírito Santo.
A cerimônia contou com a presença do prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, da vice-prefeita, Cris Samorini, secretários municipais, dos vereadores Anderson Goggi, Aylton Dadalto, Camilo Neves e Jocelino, além de lideranças das escolas de samba,odo deputado federal Evair de Melo e do presidente da Liesge, Edson Neto, e da Liese, Sandro Rosa.
Compromisso com organização e desenvolvimento
Durante o evento, o prefeito ressaltou que, ao longo do tempo, foi construída uma relação de confiança sólida com a Liesge e as escolas de samba, permitindo um planejamento eficiente para o Carnaval de Vitória.
Ele destacou a importância do evento não apenas como espetáculo cultural, mas como motor para a economia local, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e costura, além de elevar a autoestima da população.
O prefeito também comemorou a nova realidade de organização e repasses financeiros realizados com antecedência.” A união de paixão, energia e amor com planejamento e organização é o que transforma o Carnaval em um evento grandioso que impacta vidas e gera oportunidades em Vitória”.
Cris Samorini reforçou o papel transformador do Carnaval de Vitória para a economia e o tecido social da cidade. Segundo ela, as escolas de samba promovem a inclusão e fortalecem as comunidades ao longo de todo o ano. “O turismo também é estratégico, gerando receitas e valorizando a cultura local, além de beneficiar pequenos empreendedores que integram a economia criativa”, ressaltou.
O presidente da CDTIV, Marcus Gregório, lembrou que o Carnaval movimenta uma ampla cadeia produtiva, gerando empregos e renda em setores como hotelaria, transporte e gastronomia. Ele elogiou o compromisso da gestão municipal com o reajuste do repasse e reafirmou o apoio ao evento.
O deputado federal Evair de Melo destacou sua experiência ao assistir o Carnaval de Vitória pela primeira vez no ano anterior, descrevendo-o como um espetáculo marcante e emocionante. Ele ressaltou a dedicação das escolas de samba e o esforço coletivo que torna o evento possível. Enfatizou o impacto cultural, social e econômico do carnaval para a cidade e agradeceu o comprometimento de todos os envolvidos.
Além disso, elogiou o novo momento de apoio e organização proporcionado pela atual gestão, reforçando a importância de fortalecer o diálogo com a sociedade e manter o espírito de inovação e união para o futuro do evento.
Apoio financeiro impulsiona crescimento
O repasse de recursos será destinado a diversos aspectos da organização, como remuneração de jurados, incentivo às agremiações e premiações.
Edson Neto, presidente da Liesge, enfatizou a importância do apoio financeiro para o crescimento do evento. “O Carnaval de Vitória não é um custo, mas um investimento com grande retorno para a cidade, movimentando a economia local e gerando empregos.” Ele destacou que, com custos de produção que chegam a R$ 1 milhão por escola, o apoio da Prefeitura tem sido fundamental para elevar o nível do espetáculo.
Os desfiles de 2025 ocorrerão nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Sambão do Povo, com a expectativa de atrair milhares de espectadores, além de uma programação especial para valorizar a gastronomia e o artesanato local durante os dias do evento.
Com esse investimento, a Prefeitura de Vitória reafirma o lema de que “O Carnaval do Brasil Começa Aqui”, fortalecendo as bases para mais uma edição memorável do evento. Além de celebrar a cultura, o carnaval também desempenha um papel vital no fortalecimento da identidade local e na geração de empregos, consolidando-se como o maior evento cultural e turístico do Espírito Santo.