Reconhecer e valorizar a importância da leitura. Essa é a proposta do projeto de lei (PL) que dispõe sobre a criação do Cartão do Estudante Leitor, enviado à Câmara de Vereadores de Vitória, nesta quinta-feira (6). O anúncio foi feito pelo prefeito Lorenzo Pazolini, na sala de reuniões do palácio municipal, e contou com a presença de gestores e autoridades municipais.
O Cartão do Estudante Leitor consistirá em cartão, voucher ou parcerias com empresas privadas, como livrarias, que possibilitarão aos estudantes contemplados adquirirem livros, uma forma de incentivo à leitura. A premiação será destinada aos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de capital, que se destacarem em projetos de leitura durante o ano letivo.
“O nosso objetivo é valorizar o conhecimento, a leitura e sobretudo a educação pública de qualidade. É uma política pública que demonstra, referenda e reafirma o nosso compromisso com a educação na capital, a partir da instrumentalização do cartão que vai permitir aos nossos jovens que adquiram livros. Incentivar a leitura é fundamental porque ela estimula habilidades de compreensão, interpretação e expressão. Estou muito feliz em poder encaminhar esse projeto para apreciação dos vereadores, com a certeza de que estamos no caminho certo para incentivar o acesso dos estudantes à leitura”, disse o prefeito.
A subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Fabiola Risso, falou sobre a importância do projeto. “É um projeto importante que visa incentivar a leitura, para que possamos potencializar o prazer e o interesse dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental pela leitura, em todos os territórios do município. Agradeço ao prefeito Lorenzo Pazolini, que tem nos dado as condições para que possamos garantir o direito à aprendizagem e a educação pública de qualidade em Vitória”, disse.
A política pública tem a finalidade de incentivar a prática da leitura entre os estudantes do ensino fundamental; promover o aumento do conhecimento literário e gramatical dos estudante; estimular o desenvolvimento de habilidades de interpretação e análise textual e contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos por meio do acesso à informação e ao conhecimento.
Os critérios para seleção dos estudantes contemplados serão definidos pelas escolas municipais, levando em consideração o desempenho e participação dos estudantes em projetos de leitura ao longo do ano letivo. As normas específicas para a concessão
e utilização do Cartão do Estudante Leitor serão regulamentadas pelo Poder Executivo, mediante Decreto.