Um novo projeto de turismo e consciência ambiental pensado para a cidade de Vitória. Na tarde desta segunda-feira (17), o projeto Amigos da Jubarte apresentou uma ideia inovadora para a Prefeitura de Vitória, um museu chamado Casa Mar.
O projeto visa a uma melhora na implantação da educação ambiental e na difusão das pesquisas da ecologia das baleias jubarte, desenvolvidas pela ONG Amigos da Jubarte. Além de ser um atrativo cultural e turístico para a capital.
Para o caso de aprovação do projeto, serão utilizadas no museu tecnologias de interação, com painéis de conteúdo imersivos, jogos com razões educativas, espaços sensoriais expositivos e muito mais.
Thiago Ferrari, diretor do Instituto O Canal e coordenador do projeto Amigos da Jubarte, comenta sobre o conceito ecológico e inovador do projeto. “A Casa Mar tem o conceito de trazer os atrativos naturais do mangue, da restinga e do mar de vitória para dentro do museu, trabalhando com a fauna e a flora desses ambientes”.
O projeto nasce a partir de uma proposta de sustentabilidade, com um design sustentável e de integração com a comunidade, que proporcionará uma experiência incrível para os visitantes. O local de exposição do museu ainda está em processo de estudo.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve presente na reunião e elogiou a iniciativa. “O projeto é uma ótima ação proposta para a cidade de Vitória, que será um novo atrativo não só para a população local, como também para visitantes”.
Tarcísio Foeger, secretário de Meio Ambiente de Vitória, enfatizou que o projeto Casa Mar é uma ação que perpassa por várias linhas de desenvolvimento de políticas públicas, de conservação ambiental, turismo, desenvolvimento da cidade e ciência e tecnologia.
As ideias estão sendo debatidas entre a Prefeitura de Vitória e o projeto Amigos da Jubarte, procurando a melhor forma de fazer a aplicação na cidade, pensando no local mais apropriado, na arquitetura e em tudo que envolve a implementação do museu.