O Centro de Memória do Tribunal de Justiça do Espírito Santo já está aberto ao público em 2024. O espaço está localizado no andar térreo do Palácio da Justiça, situado na rua Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá, em Vitória, e a visita gratuita pode ser feita das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
Quem vier conhecer o local vai encontrar peças e documentos históricos, como artigo escrito por Ruy Barbosa em 1921, processos de 1890 e até um edital para concurso de juiz de São Mateus e Anchieta de 1720.
Também será possível conhecer de perto objetos memoráveis do mundo jurídico, como móveis do antigo Tribunal do Júri da Comarca de Colatina, assim como uma urna de sorteio de Júri e um sino utilizado nos leilões em Praça Pública, na Comarca de Santa Teresa.
E para a visitante ou o visitante que não puder vir pessoalmente, este importante material de pesquisa pode ser consultado de forma virtual. Na página online do Centro de Memória estão disponíveis imagens de objetos, mobiliários e processos antigos, bem como fotos dos prédios da Justiça ao longo dos anos, galeria de presidentes e informações sobre a história do Poder Judiciário do Espírito Santo.
Saiba mais em: https://www.tjes.jus.br/institucional/setores/secretaria-judiciaria/coordenadoria-de-gestao-da-informacao-documental/museu-da-justica/