Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Céu de Linhares amanhece cor-de-rosa em fenômeno raro

"Espalhamento de Mie" transformou o céu em um espetáculo de cores vibrantes no Norte do Espírito Santo

Foto: Reprodução

Quem observou o céu em Linhares, no Norte do Espírito Santo, no amanhecer desta sexta-feira (13), teve a chance de presenciar um espetáculo de cores em tons avermelhados e nuances de violeta. O fenômeno, que aconteceu antes das 6h, é conhecido como “Espalhamento de Mie”, segundo informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).


Entenda o “Espalhamento de Mie”

De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Incaper, o “Espalhamento de Mie” é um efeito óptico que ocorre principalmente durante o nascer ou o pôr do sol. Nesse fenômeno, a luz solar interage com partículas suspensas na camada baixa da atmosfera, como poeira, pólen, fumaça ou aerossóis. Essa interação faz com que a luz se espalhe em comprimentos de onda que variam entre o vermelho e o laranja, criando a paleta de cores observada no céu.

O nome “Espalhamento de Mie” é uma homenagem ao físico alemão Gustav Mie, que em 1908 desenvolveu equações para explicar como as ondas eletromagnéticas, como a luz, interagem com partículas esféricas na atmosfera.

“O céu colorido de Linhares nesta manhã foi um espetáculo da física atmosférica, resultado da interação entre a luz solar e as partículas presentes no ar”, finalizou o Incaper em nota.

Notícias Recentes