Todo dia 30 de setembro se comemora o Dia da Moqueca Capixaba. O prato típico mais tradicional da gastronomia capixaba foi instituído pela Lei Municipal nº 8.313/12 e desde então faz parte do calendário oficial de Vitória. A escolha desse dia se deu pelo fato de ser a data de aniversário do saudoso, Cacau Monjardim, o criador da frase: Moqueca só capixaba o resto é peixada.
Caro leitor, nesta coluna iremos indicar o vinho que se harmoniza com esta iguaria, que é a moqueca capixaba.
Em se tratando de prato à base de peixe, os vinhos brancos com boa acidez e frescor, são mais recomendados, como: Sauvignon Blanc – a acidez refrescante desta uva é ideal para o peixe e os temperos da moqueca, para equilibrar a untuosidade do peixe, limpando o paladar –; vinho verde português – é leve, com acidez vibrante e notas cítricas –. Outras alternativas são os vinhos brancos aromáticos, das uvas: Torrontés; Gewurztraminer; Chardonnay – esta sem muita madeira e com boa acidez –. Até mesmo o bom e festejado, espumante, é uma excelente opção.
Os vinhos das uvas indicadas são facilmente encontrados em supermercados e em lojas especializadas na venda de vinhos. Quanto ao país de origem dos vinhos o leitor terá muitas ofertas, tanto para os vinhos nacionais quanto para os estrangeiros (Argentina, Brasil, Chile, Nova Zelândia, Portugal). A indicação desses países se dá pelo fato de se encontrar os vinhos das uvas indicadas com ótimo custo benefício e qualidade.
Foto: Internet
Agora, se o leitor não é apreciador de vinho, então, sugiro uma caipirinha de entrada e a cervejinha, por ser a bebida queridinha dos brasileiros e que também se harmoniza com esse saboroso prato típico mais tradicional da gastronomia capixaba.
Mas lembre-se: qualquer que seja a bebida alcoólica, não irá se harmonizar muito menos combinar com direção. Se beber não dirija!
Até a próxima semana.