Empreendedorismo

A busca pelo equilíbrio para mulheres empreendedoras: Vida profissional e pessoal

Encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um desafio constante, em especial para mulheres empreendedoras que precisam lidar com diversas responsabilidades no seu dia a dia. 
Imagem criada com tecnologia de inteligência artificial.

Como mãe, esposa, dona de casa e empreendedora, sei muito bem como é desafiador encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

Por isso gostaria de falar sobre alguns dos desafios que enfrentamos, abordar e compartilhar algumas ferramentas e técnicas que me ajudam a manter esse equilíbrio tão desejado e essencial. 

As mulheres empreendedoras diariamente enfrentam uma série de desafios ao tentar equilibrar suas responsabilidades empresariais com as demandas da vida familiar. 

Ouso dizer que a número um no ranking das maiores dificuldades é a gestão do tempo. Mulheres que empreendem muitas das vezes precisam dividir seu tempo entre as atividades de negócios, como por exemplo reuniões, desenvolvimento de produtos ou serviços, marketing, e ainda encontrar tempo para suas famílias. 

Outro grande desafio na busca por esse equilíbrio passa pela maternidade. Essa fase traz desafios adicionais, já que há a necessidade do cuidado com as crianças pequenas, gerir as atividades escolares e atender às demandas emocionais dos filhos, tudo isso enquanto tenta manter um negócio em funcionamento. 

Essa lista poderia ser bem maior, mas vou concluir falando sobre algo que muitas mulheres enfrentam e que mexe muito com o emocional: a pressão social! 

Ainda existe uma pressão significativa sobre as mulheres para que desempenhem perfeitamente seus papéis tanto no trabalho quanto em casa. A busca por essa perfeição inalcançável pode gerar uma sensação de culpa e estresse quando uma área parece estar recebendo mais atenção do que a outra. 

Para ajudar a equilibrar essas responsabilidades, existem várias ferramentas e técnicas de gestão do tempo que podem ser extremamente úteis. Adotei várias dessas ferramentas e técnicas que se tornaram minhas aliadas e vou dividir algumas delas com vocês agora: 

Trello: 

Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos baseada em quadros, onde você pode organizar tarefas em listas. Com essa ferramenta você pode criar quadros para diferentes aspectos da sua vida, como trabalho, casa e projetos pessoais. Isso ajuda a visualizar todas as suas tarefas e priorizar o que é mais importante. 

  1. Google calendário:

Google Calendário é uma ferramenta de agendamento que permite gerenciar os compromissos e eventos em um calendário digital. 

É possível agendar compromissos de trabalho e pessoais, estabelecer lembretes e compartilhar o calendário com colegas de trabalho, familiares ou amigos. Isso garante que não ocorrerão conflitos de agenda e que você não perca seus compromissos importantes. 

  1. Técnica Pomodoro:

A Técnica Pomodoro é um método de gestão do tempo que divide o trabalho em intervalos de 25 minutos, chamados de “pomodoros”, com pausas curtas entre eles. 

Essa técnica auxilia a manter o foco e a produtividade, promove uma forma de trabalhar mais eficiente e garante que tenha tempo para pausas e descanso. 

Quero finalizar toda essa reflexão citando a Bíblia. Ela nos oferece lições valiosas para todas as áreas da vida, e a gestão do tempo não é exceção. 

Em Eclesiastes 3:1, lemos: 

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” 

Este versículo nos traz a memória a importância de entender que há um tempo para todas as coisas. Precisamos ter paz ao executar as demandas de cada área da nossa vida, compreendendo a importância de dar atenção de qualidade e dedicação exclusiva para aquilo que nos propomos a fazer. Saber que estamos fazendo o melhor com as ferramentas que temos à disposição nos ajuda a evitar o estresse e a culpa. 

Ao entender que há um tempo certo para cada tarefa, podemos nos concentrar plenamente no que estamos fazendo no momento, seja trabalhando em nosso negócio, passando tempo com a família ou cuidando de nós mesmas. Essa compreensão nos permite encontrar um equilíbrio saudável e sustentável. 

Equilibrar a vida profissional e pessoal é um desafio significativo para mulheres empreendedoras, mas é possível encontrar harmonia com a ajuda das ferramentas e técnicas certas. 

O equilíbrio não é sobre fazer tudo perfeitamente, mas sim encontrar uma forma benéfica e sustentável de atender às suas responsabilidades e cuidar de si mesma. Com planejamento, organização e as ferramentas certas, você pode alcançar um equilíbrio saudável entre sua vida profissional e pessoal.

“A opinião deste colunista não reflete, necessariamente, a opinião da RedeTV! Espírito Santo.”

É esposa, mãe e cristã. Analista de sistemas, empresária há mais de 10 anos, master business administration em garantia de qualidade de software pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com certificações internacionais e nacionais, especialista em didática no ensino superior, practitioner em PNL, empreendedora no mundo digital e comunicação há pelo menos 8 anos. Idealizadora do projeto “Ela Conecta” onde une mulheres, empresárias nos mais diversos segmentos para geração de networking, desenvolvimento pessoal, profissional, técnico, emocional e social. Escritora, palestrante, mentora, coautora do livro: “O Universo Digital para empreendedoras”. Idealizadora, gestora e apresentadora do programa “Empreender Cem Por Cento” que é veiculado pela RedeTV ES. Carioca em terras capixabas, apaixonou-se pelo potencial do empreendedorismo no Espírito Santo. Hoje fala sobre esse tema e apoia empreendedores locais no desenvolvimento de habilidades essenciais.

Colunas Recentes