⁠Uvas & Vinhos

Angelo, um vinho familiar!

Na Itália existem centenas, milhares de produtores de bons, ótimos e excelentes vinhos. Nas minhas andanças, pesquisas e degustações, já encontrei uma região e um produtor com o meu sobrenome, desta vez, encontrei um vinho que tem o meu nome de família. 

Primeiro foi o vinho Aglianico Del Vulture que seu produtor se chama Donato D’Angelo, depois foi uma região chamada Sant’Angelo onde existe uma das mais antigas vinícolas da região de Montalcino, que produz o Lisini Brunello di Montalcino Ugolaia, aliás, um ótimo vinho. Posteriormente dedicaremos uma coluna para todo o vinho citado.

Foto arquivo pessoal

Agora encontrei um vinho batizado com o nome Angelo Montepulciano D’Abruzzo DOC – Denominazione Di Origine Controllata –. Produzido e engarrafado na Cantine di Priocca, Mondo del Vino.

Agora alguns esclarecimentos quanto ao nome do vinhoꓽ

Montepulciano refere-se à variedade da uva tinta italiana (a segunda mais cultivada no país) conhecida por produzir vinhos tintos encorpados e ricos em sabores de frutas silvestres e notas terrosas. É importante não confundir com a cidade de Montepulciano, na Toscana, que produz vinhos diferentes, como o Vino Nobile di Montepulciano, um dos grandes tintos da Toscana e das melhores expressões da uva Sangiovese; d’Abruzzo indica a região italiana (Abruzzo) onde a uva é cultivada e o vinho é produzido. A região de Abruzzo é famosa por produzir os vinhos Montepulciano d’Abruzzo, aproveitando seu terroir e clima mediterrâneo; Angelo é o nome do produtor/embaixador italiano que elabora este vinho, da vinícola Mondo del Vino, uma grande empresa produtora e exportadora de vinhos italianos.

Este vinho com bom corpo e estrutura tem notas de ameixa e amoras silvestres, 13% de teor alcoólico por volume, harmoniza-se com massas, carnes vermelhas e queijos envelhecidos. Temperatura ideal de serviço é entre 16°C – 18°C. Indico aos apreciadores, o vinho vale o investimento.

Bom caro leitor, um vinho caro ser bom não é mérito é obrigação, por isso, sempre oriento a pesquisar muito na internet e gastar sola de sapato visitando wine stores, tanto no Brasil quanto no exterior. Vale a pena a pesquisa porque há vários vinhos no novo e no velho mundo com excelente custo benefício e qualidade. O vinho citado, por exemplo, está na faixa dos 20 dólares. Preço que cabe no bolso de qualquer apreciador de vinho.

Até a próxima semana, mas, lembre-se: direção e bebida alcoólica não se misturam.

 

“A opinião deste colunista não reflete, necessariamente, a opinião da RedeTV! Espírito Santo.”

Publicitário; cursou Artes Plásticas na UFES; Enófilo, escreve sobre vinhos desde2010. Já escreveu sobre o tema em vários veículos de comunicação: revista SIM; jornais Em Pauta, O Ponto; Século Diário (jornal online); MovNews (jornal online). Assessor de Comunicação da PMV de 1994 a 2002; Assessor Técnico da Imprensa Oficial do ES de 2003 a 2019.

Colunas Recentes