Nacionalmente, as havaianas são utilizadas de forma corriqueira e para ser calçada em qualquer ocasião: seja na praia, em casa ou naquela ida rápida ao mercado, o brasileiro sempre tem a sandália nos pés. Porém, quando exportada, os chinelos ganharam uma outra abordagem; muitas fashion girls viram o potencial de um calçado elegante e prático. Assim se espalharam pela Europa como uma sandália simples e descolada, chegando até a criarem uma colaboração com a grife italiana Dolce & Gabbana.
1- Frente quadrada
O modelo mais amado pelas consumidoras internacionais das Havaianas é o de frente quadrada. Parte de uma linha mais recente da marca, o formato cortado possui uma proposta mais geométrica, mas ainda mantendo a delicadeza com a tira fina.
2- High Low
Um bom styling High Low nunca sai de moda, e com os chinelos não é diferente. Quebrar a formalidade de um look mais elaborado e sóbrio com uma Havaianas nos pés é uma boa forma de usar as sandálias em ocasiões em que o conforto e o estilo devem andar juntos.
3- Vibrancia e ousadia
Dar um toque abrasileirado ao look com as havaianas é certeiro. Uma forma de elevar essa alegria e vibrancia numa composição é ousar nas sandálias; com modelos estampados e coloridos, chamar atenção para os pés com um chinelo ousado é um truque estiloso e despojado. Opções como a collab com a FARM e Dolce & Gabbana possuem estampas e cores interessantes que podem agregar a um look básico.
Além de se tratar de um calçado prático e versátil, as Havaianas também podem ser divertidas e até elegantes. Com a tendência do Brasilcore dominando o mundo da moda em 2023, a fórmula para o sucesso internacional dos chinelos nacionais entre as fashionistas de plantão era questão de tempo.