Seja no contexto pessoal ou profissional, a comunicação é uma das habilidades mais essenciais a serem desenvolvidas. Na Bíblia, em Colossenses 4:6 encontramos uma orientação valiosa sobre como devemos nos comunicar:
“O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.”
Aqui encontramos um ensinamento importante sobre a importância de uma comunicação que seja agradável, equilibrada e assertiva, permitindo que nos expressemos de forma clara e respeitosa, assim sabendo como responder a cada pessoa de acordo com cada contexto e cada situação.
No ambiente de trabalho, a comunicação é a base para a boa marcha das operações e para a manutenção de um ambiente com harmonia e produtividade. Porém, quando a comunicação é “agressiva” ou mal-conduzida, pode desenvolver um ambiente hostil, provocar conflitos, desmotivação e até contribuir para o fracasso de uma empresa.
A comunicação não violenta (CNV) e assertiva são conhecimentos essenciais para garantir que as mensagens sejam transmitidas de forma clara e respeitosa, sem causar mal-entendidos ou ofensas. A CNV fomenta a atitude empática e a compreensão mútua, enquanto a comunicação assertiva garante que todas as informações sejam compartilhadas de forma direta e eficaz, sem ser passiva ou agressiva.
Quando a comunicação entre gestores ou entre gestores e colaboradores é deficiente e mal executada as consequências podem ser graves para uma empresa.
Quando as orientações sobre como executar uma tarefa não são claras, os colaboradores tendem a interpretar de forma errônea e desenvolver o trabalho de maneira indevida. Isso não somente traz como consequência os erros e retrabalho, mas também desperdiça tempo e recursos.
Um gestor que se comunica de forma agressiva ou mal-educada pode gerar ressentimento e revolta entre os membros da equipe. Isso é prejudicial ao ambiente de trabalho, estremece e reduz a moral, além de levar a uma alta rotatividade de funcionários.
Gestores que não oferecem feedback constante e construtivo, tendem a provocar que seus colaboradores se sintam desorientados e inseguros sobre sua performance e desempenho. Isso pode resultar em inércia e falta de desenvolvimento profissional.
A falta de comunicação ou a demora na transmissão de informações essenciais pode ocasionar confusão e frustração. Isso pode ser um problema bem grande em situações que exigem respostas rápidas ou um alinhamento das ações, uma coordenação eficaz entre diferentes pessoas ou setores da empresa.
É possível desenvolver e melhorar a comunicação dentro de uma empresa afim de evitar problemas como os mencionados.
É preciso ter clareza nas instruções. Tenha a certeza de que todas as orientações são dadas de forma clara e detalhada. Utilize exemplos, se necessário, e busque a confirmação de que a pessoa compreendeu de forma correta o que é esperado dela. Evite ambiguidades e verifique se houve entendimento antes de prosseguir.
Tenha em mente a prática da comunicação não-violenta. Sempre que precisar dar um feedback ou conversar sobre um problema, faça com empatia e respeito. Utilize “eu” ao invés de “você” para evitar soar acusador, por exemplo: “Eu percebi que…” em vez de: “Você nunca…”.
Dê suas opiniões e exponha as necessidades de forma clara e direta, mas sem ser rude ou desrespeitoso. A assertividade auxilia a evitar mal-entendidos e garante que todos entendam exatamente o que você quer comunicar.
Busque incentivar a comunicação aberta, clara e honesta dentro da equipe. Crie um ambiente onde os colaboradores estejam confortáveis para compartilhar ideias, preocupações e sugestões sem medo de julgamentos ou retaliação.
Crie um processo de feedback constante e regular para que os colaboradores entendam como estão se saindo e onde e como podem melhorar. O feedback deve ser construtivo, demonstrando e reconhecendo o que foi bem executado, considerando o que precisa ser melhorado e oferecendo sugestões claras para essas melhorias.
Por último, mas não menos importante, pondere sobre a possibilidade de ofertar treinamentos sobre comunicação para sua equipe, incluindo técnicas de comunicação não violenta e assertiva. Isso pode trazer melhorias significativas na forma como as informações são disseminadas ou recebidas dentro da empresa.
Uma boa comunicação é o alicerce de qualquer empresa. Quando aplicamos os princípios de Colossenses 4:6, garantimos que nosso falar seja sempre agradável e temperado, criamos um ambiente de trabalho mais harmonioso, produtivo e eficiente.
E por aí? Qual tem sido o impacto da comunicação na performance do seu negócio?