Empreendedorismo

Missão, Visão e Valores: O GPS que te leva ao sucesso do seu negócio

Fonte da imagem: Canva

 Investir tempo para estabelecer uma base sólida é fundamental quando o assunto é o sucesso de um negócio, e não importa o tamanho, quer seja ele uma grande empresa ou um pequeno empreendimento gerido por uma única pessoa. Essa base, deve servir como um verdadeiro GPS para todas as ações e decisões e começa com três elementos fundamentais: Missão, Visão e Valores. Hoje, desejo falar sobre a importância e a necessidade de definir de maneira clara essas três declarações e como elas podem impactar positivamente o seu negócio.

 

O Que São Missão, Visão e Valores?

 

  • Missão: A missão é a razão de existir da sua empresa. É o “porquê” do negócio, ou seja, o que você faz e para quem faz. Ela responde perguntas como:
    • Qual é o propósito do meu negócio?
    • Como ele ajuda ou impacta a vida das pessoas?

 

Exemplo: Se você tem uma loja de produtos naturais, sua missão pode ser “Oferecer alimentos saudáveis que promovam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.”

 

  • Visão: A visão olha para o futuro. Ela define onde você quer chegar a longo prazo. É uma declaração relacionada a inspiração e ambição e que aponta o caminho que você quer seguir.

 

Exemplo: “Ser reconhecida como a melhor loja de produtos naturais da cidade, conhecida por seu atendimento personalizado e variedade de produtos de alta qualidade.”

 

  • Valores: Já os valores são os princípios que orientam as ações e decisões do seu negócio. Eles definem como você vai conduzir o dia a dia da sua empresa, sempre baseados em princípios éticos e de comportamento.

 

Exemplo: “Sustentabilidade, compromisso com a saúde do cliente e transparência nas relações.”

 

Ainda há aqueles donos(as) de pequenas empresas ou empreendedores individuais que acreditam que a criação de Missão, Visão e Valores é algo necessário apenas para grandes corporações. Mas isso está longe de ser verdade. Ainda que você seja o único responsável pelo seu negócio, essas declarações são fundamentais por diversos motivos.

 

  1. Direcionamento claro: Quando você tem uma missão bem definida, sabe exatamente por que o seu negócio existe e o que está tentando alcançar. Isso ajuda a tomar decisões mais assertivas no dia a dia, mantendo o foco no que realmente importa.

 

  1. Motivação e Propósito: Ter uma visão para o futuro do seu negócio te dá um motivo para continuar, mesmo nos momentos mais difíceis. Isso gera motivação e mantém vontade de conquistar seus objetivos.

 

  1. Guia para o comportamento: Seus valores guiam a forma como você age e como deseja que seu negócio seja visto. Eles ajudam a manter a ética e a integridade nas suas ações, além de garantir que você sempre trabalhe de forma alinhada aos seus princípios.

 

Ter essas declarações é importante, mas tão essencial quanto criá-las é comunicá-las. Elas não devem ficar somente no quadrinho, pendurado no seu escritório. A missão, a visão e os valores da sua empresa não devem ficar guardados em uma gaveta. Eles precisam ser compartilhados: com seus clientes, parceiros, colaboradores e qualquer pessoa que tenha contato com seu negócio.

 

Quando você comunica sua missão, visão e valores para as pessoas externas ao seu negócio, cria um relacionamento de transparência e confiança. Os clientes, por exemplo, se sentem mais seguros sabendo qual é o propósito da sua empresa e o que ela defende.

 

Essas declarações fortalecem sua marca. Elas não apenas dizem o que você faz, mas também porque faz. Isso ajuda a criar uma conexão mais profunda com seus clientes, que muitas vezes se identificam com os mesmos valores que a sua empresa defende.

 

Um erro comum entre empreendedores é começar a planejar as ações da empresa sem antes definir claramente a Missão, Visão e Valores. Sem esses pilares, qualquer planejamento estratégico pode acabar sem um rumo claro.

 

Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho parece bom, certo?

 

Mas, no empreendedorismo, é essencial saber onde quer chegar e como quer ser reconhecido.

 

Um planejamento estratégico precisa estar alinhado com a missão da empresa. As ações devem ser coerentes com o propósito e os valores da empresa, para que cada passo realizado esteja direcionado à visão de futuro que você determinou.

 

Com a missão e a visão bem claras, o processo de definição das metas fica facilitado, além do processo de traçar o caminho para alcançá-las. Tudo que você fizer estará ligado a esses pilares, o que traz mais segurança e consistência ao seu planejamento.

 

Missão, Visão e Valores são mais do que simples palavras no papel. Elas são a essência do seu negócio e o ponto de partida para construir uma trajetória sólida e de sucesso.

 

Então, que tal começar a definir os pilares do seu negócio hoje mesmo?

 

“A opinião deste colunista não reflete, necessariamente, a opinião da RedeTV! Espírito Santo.”

É esposa, mãe e cristã. Analista de sistemas, empresária há mais de 10 anos, master business administration em garantia de qualidade de software pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com certificações internacionais e nacionais, especialista em didática no ensino superior, practitioner em PNL, empreendedora no mundo digital e comunicação há pelo menos 8 anos. Idealizadora do projeto “Ela Conecta” onde une mulheres, empresárias nos mais diversos segmentos para geração de networking, desenvolvimento pessoal, profissional, técnico, emocional e social. Escritora, palestrante, mentora, coautora do livro: “O Universo Digital para empreendedoras”. Idealizadora, gestora e apresentadora do programa “Empreender Cem Por Cento” que é veiculado pela RedeTV ES. Carioca em terras capixabas, apaixonou-se pelo potencial do empreendedorismo no Espírito Santo. Hoje fala sobre esse tema e apoia empreendedores locais no desenvolvimento de habilidades essenciais.

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