“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” – Provérbios 15:22 (Bíblia Sagrada)
Hoje vamos falar um pouco mais sobre os princípios fundamentais para empreender e desta forma adiciono mais um tema importante a nossa série especial que fala sobre os “mandamentos para empreendedores”. No terceiro artigo dessa série, vamos falar sobre um aspecto fundamental da caminhada empreendedora: Tenha mentores e conselheiros.
Empreender quase sempre pode ser solitário, e muitas vezes os desafios que se apresentam parecem insuperáveis, principalmente quando enfrentados sozinhos. Na jornada empreendedora, é essencial ter pessoas com quem conversar, pedir ajuda, conselhos e ser mentorado(a). Os mentores e conselheiros contribuem com suas experiências, ponto de vistas e sabedoria.
Ter alguém para orientar e aconselhar pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. Mentores e conselheiros trazem consigo anos de experiência, a ótica de quem já passou pelo caminho que você está trilhando e uma visão mais ampla do mercado e dos negócios. Eles podem oferecer orientações valiosas, ajudando a evitar erros que são comuns e a tomar decisões mais informadas e embasadas.
É muito importante entender e reconhecer que falhar é normal e que pedir por ajuda não é um sinal de fraqueza, mas de sabedoria, de quem quer fazer dar certo. Muitos empreendedores sentem a pressão de aparentarem detentores de todo o saber e de terem todo o controle. No entanto, essa mentalidade pode ser prejudicial.
Na jornada empreendedora, não deve haver espaço para o orgulho!
A Bíblia nos apresenta uma lição preciosa sobre a importância de buscar conselhos. Em Provérbios 11:14, está escrito:
“Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança.”
Este versículo nos traz a memória que contar com conselheiros é fundamental para evitar quedas e tropeços. Além disso, em Provérbios 15:22, lemos o seguinte:
“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.”
Aqui podemos entender que é mais provável que alcancemos o sucesso no nosso empreendimento quando buscamos e ouvimos conselhos de diversas fontes (confiáveis).
Mentores podem oferecer uma nova visão, ajudando a enxergar além do óbvio e a ponderar fatores que podem não estar claros para empreendedores menos experientes.
Podem fazer conexões que abrem portas e criam oportunidades já que muitas vezes possuem uma vasta rede de contatos e que podem ser valiosos para o crescimento do negócio.
Ter alguém para compartilhar os problemas e vitórias permite que você encontre ali um apoio emocional. Empreender é emocionalmente desgastante. Mentores podem oferecer incentivo, palavras que encorajam e manter a motivação alta.
Podem identificar e apontar áreas onde o empreendedor precisa aprimorar ou desenvolver habilidades e oferecer orientação sobre como melhorar.
Com o compartilhamento de lições aprendidas ao longo de sua própria caminhada, conselheiros podem ajudar a evitar erros comuns e que podem custar caro, evitando assim grandes prejuízos,
Ter mentores e conselheiros é um dos fundamentos do sucesso no empreendedorismo. Eles oferecem orientação, apoio e conselhos preciosos que podem fazer toda a diferença na caminhada de um(a) empreendedor(a) e seu negócio.
Não esqueça: não há espaço para o orgulho na jornada empreendedora. Ser humilde e reconhecer a importância de buscar ajuda é fundamental.