Empreendedorismo

Será Que Você Está Usando o Tempo ao Seu Favor?

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” – Eclesiastes 3:1

A gestão do tempo é uma habilidade primordial na busca pelo equilíbrio entre todas as demandas do dia a dia, e quando não conseguimos alcançar uma organização adequada, pagamos um preço alto: percebemos a queda da nossa produtividade, nossa saúde mental é afetada, e, ao findar do dia, sentimos que não conseguimos fazer nada de maneira completa ou satisfatória.

O versículo bíblico citado nos faz recordar de uma verdade simples e importante: há um tempo para tudo em nossas vidas. Para quem empreende, essa aplicação vale tanto às atividades da empresa quanto ao tempo dedicado à família. 

Realizar uma boa gestão do tempo é a chave para manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Empurrar as tarefas com a barriga, como diz o ditado, ou deixar a vida nos levar, como canta a famosa canção, pode parecer o mais leve ou fácil a se fazer à primeira vista, mas com o passar do tempo percebemos que isso nos deixa estagnados. Ficamos sobrecarregados, as tarefas se acumulam, e a sensação de que não estamos fazendo nada direito começa a tomar conta.

Sem uma organização clara, ficamos presos em um ciclo de começar tarefas sem terminá-las ou fazê-las de qualquer jeito, apenas para tirar da frente. Isso não só prejudica a qualidade do nosso trabalho, mas também aumenta o estresse, o desânimo e a sensação de frustração.

Seja no contexto empresarial ou no tempo que dedicamos a nossa família, sem uma gestão adequada do tempo, corremos o risco de sentir que estamos em uma eterna competição contra o relógio. Consequentemente, nossa saúde mental é impactada, com aumento do estresse, ansiedade e até sensação de culpa por não dar atenção adequada ou suficiente a nenhuma área da vida.

Mas apesar de tudo isso a boa notícia é que, com algumas ações simples, é totalmente possível criar ou aprimora a gestão do tempo e, com isso ganharmos produtividade e aumento da qualidade de vida. 

Aprenda a priorizar o que é mais importante: Uma das melhores formas de gerir o tempo é aprender a priorizar. Liste todas as suas tarefas diárias e semanais e identifique aquelas que são mais importantes e urgentes. Assim você terá condições de decidir o que fazer primeiro e o que pode ser delegado ou adiado.

Defina blocos de tempo para cada atividade: Organize o seu dia em blocos de tempo dedicados a tarefas específicas. Isso ajuda a manter o foco e evita que você fique alternando de uma tarefa para outra. Essa alternância pode resultar em perda de eficiência. 

Inclua tempo para pausas e para a família: Não deixe de reservar tempo de qualidade para você e para a sua família. A boa gestão do tempo envolve equilibrar vida pessoal e profissional. 

Evite a prática multitarefa: O hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo pode até parecer ser eficiente, porém na verdade a tendencia é que diminua a produtividade. Concentre-se em uma tarefa por vez, execute-a da melhor forma possível e só então passe para a próxima.

Aprenda a dizer ‘Não’: Saber dizer “não” é uma habilidade essencial para preservar o seu tempo. Não é tudo que aparece que merece ter a sua atenção imediata. Aprenda a entender e reconhecer quando uma solicitação pode ser adiada ou até rejeitada para que você tenha condições de se concentrar naquilo que são suas prioridades.

Gerir o tempo é um dos maiores desafios para quem empreende, mas também é uma das habilidades mais importantes a serem desenvolvidas. Como nos lembra a passagem de Eclesiastes, “Tudo tem o seu tempo determinado.” Isso significa que, com organização e disciplina, há tempo para tudo — para o trabalho, para a família, e para o descanso.

Organizar o tempo nos permite ser mais produtivos, cuidar melhor de nós mesmos e daqueles que amamos, e evitar a sensação de estarmos sempre correndo atrás do prejuízo. 

Gerenciando bem o seu tempo, você está investindo não apenas no sucesso do seu negócio, mas também no seu bem-estar e na qualidade das suas relações pessoais.

E por aí, como anda a gestão do seu tempo?

“A opinião deste colunista não reflete, necessariamente, a opinião da RedeTV! Espírito Santo.”

É esposa, mãe e cristã. Analista de sistemas, empresária há mais de 10 anos, master business administration em garantia de qualidade de software pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com certificações internacionais e nacionais, especialista em didática no ensino superior, practitioner em PNL, empreendedora no mundo digital e comunicação há pelo menos 8 anos. Idealizadora do projeto “Ela Conecta” onde une mulheres, empresárias nos mais diversos segmentos para geração de networking, desenvolvimento pessoal, profissional, técnico, emocional e social. Escritora, palestrante, mentora, coautora do livro: “O Universo Digital para empreendedoras”. Idealizadora, gestora e apresentadora do programa “Empreender Cem Por Cento” que é veiculado pela RedeTV ES. Carioca em terras capixabas, apaixonou-se pelo potencial do empreendedorismo no Espírito Santo. Hoje fala sobre esse tema e apoia empreendedores locais no desenvolvimento de habilidades essenciais.

Colunas Recentes