A coluna desta semana presta uma justa homenagem a Thomas Sean Connery, ator escocês. Nasceu em Edimburgo, Reino Unido no dia 25 de agosto de 1930, faleceu em Nassau, Bahamas, no dia 31 de outubro de 2020, aos 90 anos de idade.
Sean Connery ficou mundialmente conhecido e reconhecido como o melhor intérprete do personagem James Bond, o mais charmoso agente secreto 007 do M16 britânico nas telas de cinema. O ator protagonizou seis filmes da franquia entre 1962 e 1971 que se tornou a mais bem sucedida e longeva série cinematográfica, marcando o personagem de maneira definitiva.
O ator se destacou em outros filmes após deixar de interpretar o famoso espião 007. O Homem Que Queria Ser Rei (1975), ao lado do amigo e ator, Michael Caine. Em Nome Da Rosa e Highlander, Guerreiro Imortal (ambos em 1986). Os Intocáveis, como o policial Jim Malone (1987), atuação que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante daquele ano. Indiana Jones E A Última Cruzada (1989), apenas para citar alguns filmes mais conhecidos do grande público.
Foto Internet
No ano 2000 o ator foi sagrado Sir pela rainha Elizabeth II, a maior honraria por sua contribuição às artes cinematográfica e ao Império Britânico.
Foto Internet
Aí o leitor possa se perguntar, por que uma coluna sobre vinhos está homenageando um ator cinematográfico? Vamos esclarecer.
Na minha infância e adolescência assisti a todos os filmes de 007. Em todos os filmes havia uma cena em que o personagem James Bond, quando a mesma era ambientada em um restaurante, em um cassino ou mesmo no bar do hotel, ele sempre pedia ao maître um champanhe Dom Pérignon safra 1953, (observem o champanhe na mão do garçom).

Foto Internet
Só fui conhecer esta bebida anos mais tarde, aliás, o melhor champanhe que já tive oportunidades de degustar. Interessante que já naquela época, nos anos 1960, o cinema americano já se utilizava do merchandising, técnica de propaganda e publicidade, para lançar, anunciar, fazer propaganda de um produto nas telonas dos cinemas. No Brasil essa técnica de publicidade só veio a ser utilizada alguns anos depois.
Foto Internet
Bom, caro leitor, acredito que alguns dos senhores (as) tenham curtido muito os filmes de 007, então, um brinde ao mais charmoso, famoso intérprete desse personagem, o saudoso ator, Sean Connery.
Beba com moderação. Até a próxima semana!

