Foto Vinícola Lisini – Internet
Dissemos na coluna anterior que iríamos dedicar uma coluna para todo o vinho citado, pois bem, nas degustações pelo universo dos vinhos tenho encontrado vários rótulos que me agradaram muito e tenho dito que os vinhos europeus ainda são o que há de melhor em se tratando da bebida do deus Baco e Dionísio, e, da minha preferência pelos vinhos italianos.
Nessas degustações acabei encontrando alguns vinhos e uma região italiana com o sobrenome da minha família. Por exemplo, o vinho Angelo (dedicamos uma coluna sobre ele), D’Angelo Aglianico del Vulture e o vinho Lisini Brunello di Montalcino Ugolaia, produzido na região de Sant’Angelo in Colle. Nessa região a 320m acima do nível do mar situa-se o pedaço de terra mais quente de Montalcino, onde são produzidos brunellos concentrados, longevos e de grande complexidade quando ainda nem eram muito conhecidos, mesmo na Itália nem no mundo da viticultura. Um terroir santificado.
A Azienda Lisini é uma vinícola histórica em Montalcino, na Toscana. A propriedade possui cerca de 24 hectares de vinhedos, com uma localização privilegiada que recebe correntes marítimas da Maremma, resultando em um microclima único. Conhecida pela produção de vinhos de alta qualidade, especialmente o Brunello di Montalcino. A empresa tem origens no século XVI, produz vinhos a partir de vinhedos próprios em uma área privilegiada, combinando tradição e uma abordagem moderna para vinificação e modernização da empresa que se deu a partir da década de 1960. .
A empresa é reconhecida pela consistência e qualidade de seus vinhos e faz parte do histórico de sucesso do Brunello di Montalcino, que ganhou destaque a partir dos anos 80.
Em 1967, Elina Lisini, proprietária do vinhedo de Ugolaia, foi uma das fundadoras de um consórcio entre pequenos vitivinicultores com o intuito de regulamentar e classificar os brunellos e nessa mesma época foi criada a sigla DOCG – Denominazione di Origine Controllata e Garantita. A partir do ano de 1983 a família Lisini contratou o enólogo, Franco Bernabei, especialista em sangiovese – uva que dá origem aos vinhos brunellos –, aliás, para ser um autêntico Brunello de Montalcino, só pode ser 100% desta uva. Bernabei concentrou seus esforços no terroir de Ugolaia e produziu um vinho ícone italiano, o Lisini Brunello di Montalcino Ugolaia 1990. Hoje a empresa é administrada por Ludovica Lisini e sua família.

Foto Internet
Este vinho a exemplo de outros grandes rótulos, só é produzido em safras excepcionais. Envelhecido durante 36 meses em grandes barricas de carvalho da Eslavônia e no mínimo um ano em garrafas antes de serem comercializados.
O teor alcoólico é de 14% por volume e se harmoniza com carnes de caça, ossobuco, polpetone, massas com ragu, queijos italianos, como o pecorino e taleggio e a temperatura ideal de serviço é entre 16°C a 18°C.
Beba com moderação, mas se beber não dirija.
Até a próxima semana.

