O Espírito Santo pode receber até R$ 30 milhões do governo federal para a construção de cinco novas estações do sistema aquaviário. De acordo com o governo estadual, essas novas estações serão situadas em Vitória, Vila Velha e Cariacica, oferecendo novos pontos de embarque e desembarque.
O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (26), durante a apresentação dos novos projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções do Governo Federal. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou do evento em Brasília.
As novas estações do aquaviário serão localizadas na Rodoviária de Vitória, no Centro da cidade, perto da Praça Pio XII, e em uma área próxima ao antigo Terminal Dom Bosco. Em Vila Velha, a nova estação será situada nas proximidades do Museu da Vale. Em Cariacica, a estação será construída na orla do Porto de Santana.
Essas obras fazem parte da seleção de Mobilidade – Grandes e Médias Cidades dentro do PAC, focadas em projetos de transporte coletivo para grandes centros urbanos, visando reduzir o tempo de deslocamento e a emissão de poluentes, além de promover a mobilidade ativa.
Atualmente, o sistema aquaviário conta com três estações de embarque: uma em Porto de Santana, em Cariacica; outra na Praça do Papa, em Vitória; e uma terceira na Prainha, em Vila Velha. A localização das novas estações foi determinada com base em estudos que consideraram fatores como demanda de passageiros, conexões com linhas de ônibus e ciclovias ou ciclorrotas, e impactos socioambientais.
A tarifa do aquaviário é a mesma do sistema Transcol (R$ 4,70), e os dois sistemas são integrados. Ao iniciar a viagem em uma linha do Transcol e terminá-la no aquaviário (ou vice-versa), o usuário paga a tarifa apenas no primeiro embarque, utilizando o CartãoGV.