Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Comitê dos 190 anos da Ales faz primeira reunião

Foi realizada nesta quarta-feira (25) a primeira reunião do Comitê Técnico de organização das comemorações dos 190 anos da Assembleia Legislativa (Ales). O coordenador técnico do comitê, Giuliano Nader, ficou satisfeito com o encontro, que contou com a participação do coordenador de conteúdo, João Gualberto, e do ex-deputado Claudio Vereza. “A primeira reunião foi importante para a gente colocar o comitê a par de tudo que vem sendo feito, desde que foi concebido o projeto, há mais de um ano atrás”, comentou Nader.

Fotos da reunião

Ele explicou que será criado um site para receber da sociedade as propostas de atividades comemorativas, que depois serão analisadas.  O comitê irá “deliberar o que vai ser de fato inserido no calendário, o que não será inserido no calendário”, explicou o coordenador técnico.

De acordo com o que está previsto no projeto apresentado na reunião, o aniversário de 190 anos da Ales contará com um “conjunto de iniciativas históricas, culturais e de diálogo, reafirmando o compromisso da Ales com a cidadania e a construção do futuro da sociedade capixaba”.

O coordenador de conteúdo do comitê, João Gualberto, explicou qual a ideia central da celebração. “O que está concebido como comemoração dos 190 anos, antes de festejar, é a gente lembrar da importância do Poder Legislativo. Não estamos falando sobre festas, estamos falando sobre a apresentação da longa trajetória política da Assembleia e como ela expressa e representa a democracia em nosso Estado”, disse.

“E nós vamos levantar na história da Assembleia as discussões importantes que a Casa teve, tivemos discussões importantes na época da abolição da escravidão, na República, na Lei de Terra dos anos 80, enfim, há um conjunto de evidências da importância da Assembleia na política do Espírito Santo, é disso que se trata”, complementou João Gualberto.

Memória viva

Considerado peça fundamental não só no comitê, mas também na história recente da Ales e da política capixaba, o ex-deputado e ex-presidente da Casa Claudio Vereza disse que se sente muito honrado pelo convite que recebeu para participar desse momento.

“Para mim é uma honra, uma alegria, participar desse processo dos 190 anos, porque eu vivi um longo tempo aqui, foi parte da minha vida toda dedicada à causa popular, à causa legislativa, à causa do poder público estadual, a serviço da maioria da população capixaba. Então, uma alegria muito grande poder participar”, comentou o ex-deputado.

“Eu considero fundamental que haja esse processo de resgate da memória desses 190 anos de existência da Assembleia Legislativa no Estado do Espírito Santo”, afirmou. O ex-presidente da Ales falou também da importância da parte documental nesse processo de comemoração. “Então, um processo que vai exigir a elaboração de uma exposição de fotografias, a elaboração de um documentário que conte toda essa história, a publicação de livros que envolvam todos os setores da sociedade, que virão aqui para conhecer e reconhecer essa história de 190 anos”, opinou.

Vereza disse esperar que as celebrações sirvam para ampliar o reconhecimento da importância do Poder Legislativo dentro do processo democrático. “Eu acho que houve um crescimento no processo de a sociedade reconhecer o papel do Poder Legislativo dentro do Poder Público estadual, mas as comemorações dos 190 anos precisam ampliar esse reconhecimento. A legislação no Brasil ainda coloca o Poder Legislativo Estadual com um papel menor dentro da Federação Brasileira”, finalizou.

Notícias Recentes